Médio Tejo | O que vai fazer este fim-de-semana?

Este fim-de-semana aconselhamos o líquido mais precioso do planeta trazido pelas iniciativas culturais que marcam a agenda do Médio Tejo. Não só nos Caminhos da Água que levam espetáculos e percursos artísticos a sete concelhos, mas também no teatro que transforma as margens ribeirinhas do Tejo numa ilha japonesa e ajuda a descobrir um caminho marítimo. As garrafas de água também se devem ter cheias e frescas enquanto se ouvem os primeiros sons do festival Zêzere Arts na região, apreciam as artes plásticas que refletem novas perspectivas do Tempo e do Fado e junto da embalagem das pipocas do cinema que têm tendência a dar sede. Temos mais sugestões que tornam os próximos dias ainda mais quentes, por isso, o ideal é mesmo hidratar o corpo e a alma com cultura. Aproveite!

PUB

O Tempo Inscrito – Memória e Projeção
sábado 15 | 16h30 | Abrantes (Galeria Municipal QuARTel)
A exposição com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues passa a ter patente um conjunto de trabalhos realizados por diversos artistas portugueses inspirados na ideia de tempo e nas formas que este pode adquirir. A mostra com obras integrantes da Coleção Figueiredo Ribeiro pode ser visitada até 29 de setembro.

Cores de Fado
sábado 15 | 18h00 | Ourém (Galeria da Vila Medieval de Ourém)
Os trabalhos de pintura de Celeste Rodrigues espelham um dos princípios pelos quais norteia o dia-a-dia: “A vida todos os dias e uma aventura!”. A fadista mostra o seu lado artístico nas obras patentes ao público até 27 de agosto, nas quais é possível encontrar “São árvores, rios, horizontes e sobretudo cores!”.

Caminhos da Água
fim-de-semana | diversos horários e locais
Os percursos artísticos aguardam novos caminhantes. Sábado é a última oportunidade para conhecer o “Catálogo poético de produtos “únicos”, e outras curiosidades, do comércio tradicional de Abrantes!” de Marina Palácio e “OUTRA Viagem à Roda de Mação” de Luís Carmelo. Até domingo, Ana Trincão guia os visitantes em Constância no percurso “Ância”, Gustavo Costa propõe “Sonoscopia” em Vila de Rei, Paulo Condessa partilha um “Coração Grande” na Sertã, Susana Domingos Gaspar mostra “Catálaga” a Alcanena e Tiago Correia caminha com a sua “AudioWalk” em Ferreira do Zêzere.

Caminhos da Água
fim-de-semana | diversos horários e locais
A dança continua a ter momentos reservados no programa com os espetáculos “Human Brush” de Vincent Glowinski e o “Baile dos Candeeiros” da Radar 360º. No sábado, o artista que o mundo conhece como Bonom faz paragem em Constância (Quinta Dona Maria) e a companhia do Porto regressa ao Médio Tejo com os seus cinco candeeiros humanos para dançar em Alcanena (Jardim das Lagoas).

PUB

Festival de Gastronomia do Maranho
domingo 16 | diversos horários | Sertã (Alameda da Carvalha)
O último dia do festival propõe um programa em que a tradição dança ao longo da tarde com o Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, o Rancho Folclórico do Clube Bonjardim e o Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno.

Festival de Gastronomia do Maranho
fim-de-semana | diversos horários | Sertã (Alameda da Carvalha)
A sétima edição continua durante o fim-de-semana com animação musical no primeiro dia com o Grupo de cantares de Música Popular da Freguesia do Castelo, a Filarmónica Aurora Pedroguense, Popxula, UHF e os DjsMiguel Chagas & Paulo Granada. No domingo sobem ao palco o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim, o Grupo de Concertinas da Sertã, o Grupo Instrumental do CCD e a Orquestra Big Gang.

Caminhos da Água
fim-de-semana | diversos horários e locais
Os caminhos de julho continuam com ritmos diferentes e no sábado o de Lavoisier chega à Gruta de Avecasta (Ferreira do Zêzere) e o de Capicua/Pedro Geraldes com o projeto “Mão Verde” à Casa da Cultura da Sertã. Luís Carmelo e Nuno Mourão levam as suas “Contatinas” à Praça dos Combatentes, em Mação, pelas 18h30 de dia 15 e seguem caminho até ao Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Alcanena, onde partilham narrações e o som da concertina a partir das 10h30 de dia 16. No domingo, a fanfarra dos Drama&Beiço ouve-se em Vila de Rei (praia fluvial do Bostelim) e a batida de Batida em Constância (Anfiteatro dos Rios).

ZêzereArts 2017
domingo 16 | 20h00 | Tomar (Biblioteca Municipal António Cartaxo Fonseca)
O programa musical da edição de 2017 volta a ter a região como palco privilegiado e inclui concertos nos concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar e Vila Nova da Barquinha. O primeiro dos muitos previstos até ao final do mês é o “Música de Câmara para Cordas e Ensemble Vocal” pelos estudantes dos Masterclasses do Ilya Grubert com o ZêzereArts Coro de Câmera.

Caminho Marítimo para a Desgraça
sábado 15 | 21h00 | Mação (Largo dos Combatentes)
O espetáculo do grupo DRA/MAT (Trincheira Teatro) aborda de forma cómica os Descobrimentos Portugueses através da história de dois bandidos que no final do século XV aceitam trocar a forca por uma viagem com Vasco da Gama até à Índia. Uma escolha que depressa se revela uma aventura.

Caminhos da Água
fim-de-semana | diversos horários e locais
Neste segundo momento de programação do Caminhos o teatro surge dentro e fora de portas. A companhia Teatro de Ferro apresenta “Olo – Um solo sem S” em Abrantes (Cineteatro São Pedro) nos dois dias e a vertente de teatro de rua é trazida na “Carripana” da companhia LAMA (Laboratório de Artes e Media do Algarve), que estaciona no sábado em Alcanena (Praça 8 de Maio) e Mação (praia fluvial de Ortiga)e no domingo em Constância (Parque Ambiental de Santa Margarida) e Ferreira do Zêzere (praia Fluvial da Castanheira / Lago Azul).

Tanegashima
fim-de-semana | 21h21 | Vila Nova da Barquinha (Tancos) e Chamusca (Arripiado)
A peça teatral levada a cena pelo Grupo de Teatro Fatias de Cá a partir das obras “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, e “Teppo-Ki”, de Nampo Bunshi, marca o arranque da temporada que leva o teatro às margens do rio Tejo. A proposta de julho é este espetáculo que pode assistir em ambos os dias do fim-de-semana e a no mês de agosto “Viriato” regressa ao Castelo de Almourol todos os sábados às 19h19.

A Canção do Mar
sábado 15 | 15h30 | Tomar (Cine-Teatro Paraíso)
Filme de animação de Tomm Moore sobre Ben e Saoirse, as duas crianças que vivem com o pai num farol desde a morte da mãe. Ben descobre que a irmã é uma fada e se pode transformar em foca. Os dois vão embarcar numa aventura para libertar os seres mágicos que ficaram aprisionados numa maldição com a ajuda da flauta que era da mãe.

Capitão Cuecas: O Filme
fim-de-semana | 11h00 (dom) / 13h10 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de animação, ação e comédia de David Soren sobre os amigos George Beard e Harold Hutchins que gostam de imaginar histórias e partidas até ao dia em que hipnotizam o diretor da escola e este acredita que é o super-herói Capitão Cuecas. Os três acabam por se juntar para salvar a escola do novo professor, um cientista maluco.

Filminhos infantis à solta pelo país
sábado 15 | 11h00 | Cine-Teatro Paraíso
As curtas-metragens para os mais novos continuam à solta e nesta sessão trazem a pequena Mia e o “pequeníssimo” rapaz que tenta tirar as nódoas do sol, os pombos ladrões do parque e o, noutro parque, o piquenique da Miriam, as estrelas observadas pelo Manchas e o Manchinhas, trapezistas, a amizade entre um cão e um gato e fábulas delirantes com três animais da floresta.

Gru: O Maldisposto 3
fim-de-semana | 18h00 | Abrantes (Cinema Millenium)
fim-de-semana | 11h00 (dom) / 13h00 / 15h05 / 17h10 / 19h15 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de animação e comédia de Kyle Balda, Pierre Coffin e Eric Guillon que marca o regresso de Gru, entretanto despedido da Liga Antivilões e a sentir-se pior do que o habitual. No meio da má-disposição surge Dru, o irmão gémeo que desconhecia e é o seu oposto exceto na vontade de ser vilão. O desafio para formarem uma parceria é feito. Conseguirá o Gru, agora pai de família, resistir?

Homem-Aranha: Regresso a Casa
fim-de-semana | 15h20 / 18h10 / 21h10 / 23h50 (sáb) | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de aventura de Jon Watts sobre o regresso a casa de Peter Parker depois das aventuras na com os Vingadores. O super-herói tem alguma dificuldade em regressar ao seu dia a dia de luta contra o pequeno crime até se deparar com Vulture, um vilão que se revela na oportunidade do Homem-Aranha provar a Tony Stark que merece regressar à equipa de Vingadores. Com Tom Holland, Chris Evans, Robert Downey Jr., Zendaya e Marisa Tomei.

O Portal do Guerreiro
fim-de-semana | 21h30 | Abrantes (Cinema Millenium)
Filme de ação e aventura de Matthias Hoene, com produção de Luc Besson, sobre o adolescente norte-americano que é levado para um império antigo através de um portal. As artes marciais, em especial o kung-fu que aprendeu nos videojogos, serão a sua salvação neste local desconhecido. Com Uriah Shelton , Mark Chao, Ni Ni e Dave Bautista.

Piratas das Caraíbas: Homens Mortos não Contam Histórias
fim-de-semana | 21h15 / 00h10 (sáb) | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de comédia, ação e aventura de Joachim Rønning e Espen Sandberg sobre mais um capítulo da história do Capitão Jack Sparrow, cuja maré de azar piora quando os fantasmas dos marinheiros mortos, liderados pelo Capitão Salazar, escapam do Triângulo do Diabo e decidem matar todos os piratas, incluindo ele. Com Johnny Depp, Geoffrey Rush e Javier Bardem.

Planeta dos Macacos: A Guerra
fim-de-semana | 12h50 / 5h40 / 18h30 / 21h20 / 23h55 (6ª e sáb) | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de aventura de Matt Reeves com o terceiro capítulo da história no qual César e os companheiros se confrontam com um exército de humanos, sofrendo uma pesada derrota que irá motivá-lo a vingar a espécie e definir um rumo para o planeta. Com Judy Greer, Woody Harrelson e Andy Serkis.

The Boss Baby
domingo 16 | 10h45 | Torres Novas (Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping)
Filme de animação e comédia e Tom McGrath sobre a chegada do elemento mais novo da família pela perspetiva de Tim, uma criança de sete anos. O novo bebé não surge de fraldas ou chucha, mas de fato e gravata e o “gú gú dá dá” é afinal um discurso sagaz disfarçado. Com vozes de Jimmy Kimmel, Lisa Kudrow e Alec Baldwin na versão original.

APOIE O NOSSO JORNAL, TORNE-SE UM LEITOR BENEMÉRITO

Se lê regularmente as nossas notícias torne-se um leitor benemérito fazendo contribuições a partir de 10€/mês, ou doando valores iguais ou superiores a 100€. Esses leitores passam a constar da ficha-técnica como apoiantes deste projeto independente de jornalismo. Pode também fazer uma contribuição pontual (5€, 10€, 20€, o que puder e quiser).

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here