- Publicidade -
Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Médio Tejo | “O Impacto Social depois do Covid-19” com edição online pela Fundação das Nações Unidas

Sob o lema “O Impacto Social depois do Covid-19”, o evento conta com a intervenção de diversos decisores políticos, personalidades de relevo, empreendedores, ativistas e humoristas. Vai decorrer esta quarta-feira, 29 de abril, entre as 10h00 e as 18h00, num livestream na página da rede social Facebook da Casa do Impacto, dividido em sete painéis de 45 minutos, cada um direcionado para um dos sete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, mais afetados pela atual crise.

- Publicidade -

O Social Good Summit, evento da Fundação das Nações Unidas, vai ter a primeira edição no dia 29 de abril entre as 10h00 e as 18h00 sob o lema ‘O Impacto Social depois do Covid-19’. Entre os oradores estão Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Graça Fonseca, Ministra da Cultura, Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, Carlos Moedas Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, empreendedores do ecossistema de impacto, ativistas e a Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA Catarina Furtado. O Social Good Summit Lisbon, vai ser emitido em livestream na página de Facebook da Casa do Impacto.

O Social Good Summit vai dividir-se em sete painéis de discussão, de 45 minutos cada um, à volta de sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, ameaçados pelo surgimento da covid-19: ODS 1 – Erradicar a Pobreza; ODS 3 – Saúde de Qualidade; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Género; ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e o ODS 13 – Ação Climática.

- Publicidade -

A primeira edição do Social Good Summit em Portugal já estava marcada para este ano, sob a temática das Alterações Climáticas, mas a conjuntura atual provocada pela pandemia da covid-19 levou a uma reestruturação da conferência que se centra agora no impacto da covid-19 no presente e futuro da economia social. Dada a urgência do tema, a organização decidiu acelerar a sua realização e alterar o formato para o online.

Com organização e curadoria em Portugal pela It’s About Impact, apoiada pela Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pelo Banco Montepio.

“Não tenho dúvidas que a Economia Social terá um papel fundamental na redução das desigualdades numa crise que já se faz sentir, especialmente junto das camadas da sociedade como os idosos, populações desfavorecidas e nos setores mais afetados como a educação e o acesso ao trabalho em geral, onde as soluções existentes são agora insuficientes” refere Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

Na Casa do Impacto “acreditamos que esta é a Era da Inovação Social e a covid-19 veio acelerar a criação de centenas de iniciativas sociais e de impacto, provindas da sociedade civil, comunidade empreendedora e de domínio público, que se propõem a combater os efeitos colaterais do vírus, a nível social e económico e vão continuar a surgir enquanto a urgência se verificar. A colaboração entre os inovadores e as organizações do terreno, a partilha de conhecimento e a nossa capacidade de promover estes encontros ditaram a forma como vamos ultrapassar este período conturbado” acrescenta.

A pandemia de covid 19 “veio lembrar-nos que estamos todos ligados e que temos todos que fazer parte da solução. É urgente começar a pensar o futuro pós covid e é isso que vamos fazer na quarta-feira. A edição online vem permitir não só a transmissão em canal aberto, como também que os conteúdos fiquem depois disponíveis para que todos os interessados possam disfrutar deles, aproveitar as ideias e sentir-se inspirados a agir.” esclarece Jwana Godinho, fundadora da It’s About Impact.

O Social Good Summit já acontece há 10 anos em diversos países do mundo. Reúne líderes globais de hoje e os inovadores e ativistas “de amanhã” para partilharem ideias e iniciativas que contribuam para um Mundo mais justo e mais digno para todos. Em Portugal, o Social Good Summit foi trazido pela It’s About Impact, uma nonprofit para eventos e conteúdos de Impacto Social, com o apoio da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação das Nações Unidas.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome