Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Novo TAC entrou em funcionamento no hospital de Tomar

O equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) instalado na Unidade Hospitalar de Tomar encontra-se já em funcionamento, anunciou hoje a administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), relativamente a um investimento que rondou os 250 mil euros.

- Publicidade -

- Publicidade -

É o primeiro TAC que é propriedade do CHMT, sendo que o mesmo apresenta alterações significativas em termos de diagnóstico em relação ao aparelho de Abrantes. O investimento rondou os cerca de 250 mil euros, estando prevista a sua aquisição desde o primeiro trimestre de 2015.

O aparelho, instalado no 2.º Piso do Hospital de Tomar Nossa Sra. da Graça, vem aumentar a capacidade de realização de exames de TAC no CHMT, permitindo fazer toda a atividade na área de TAC exceto na Cardiologia, devido à velocidade do tempo de rotação mínimo, explicou Isidoro Costa, diretor de Serviço de Imagiologia do CHMT.

- Publicidade -

Depois das parametrizações do equipamento e da formação aos profissionais que operam diretamente com este novo equipamento, estão já definidos os circuitos e procedimentos a adotar pelos profissionais do CHMT, EPE, na utilização do TAC, na Unidade Hospitalar de Tomar, a partir de hoje, dia 1 de outubro, pode ler-se em nota de imprensa.

A apresentação do novo TAC foi feita no dia 10 de abril, visita que o mediotejo.net acompanhou. Foto: mediotejo.net

Este equipamento de TAC fará ainda exames de Tomografia Axial Computorizada prescritos pelo ACES Médio Tejo, reforçando assim os mecanismos de articulação entre os cuidados de Saúde Primários e os cuidados de Saúde Hospitalares, dando expressão à integração de cuidados por parte das instituições do Serviço Nacional de Saúde.

Em circular distribuída pelos Serviços do CHMT, EPE, foi anunciado que a partir de 1 de outubro todos os pedidos de TAC, provenientes das Unidades Hospitalares de Torres Novas e de Tomar deverão ser encaminhadas para as instalações do Serviço de Imagiologia (TAC) em Tomar.

Na nota de imprensa, o CHMT refere que a instalação da Tomografia Axial Computorizada (TAC) na Unidade Hospitalar de Tomar “decorreu do esforço que o Conselho de Administração tem efetuado no sentido de, por um lado, valorizar a atividade clínica, e, por outro lado, diversificar essa mesma atividade clínica nas três unidades hospitalares” do CHMT.

“É neste âmbito que se compreende a instalação do TAC na Unidade hospitalar de Tomar, reforçando os serviços prestados aos cidadãos da região abrangida por todo o CHMT, sendo este o primeiro equipamento de TAC, propriedade do CHMT, EPE, ao serviço da população que abrange toda a Região do Médio Tejo, destaca a mesma nota.

O presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, citado na nota informativa, considera “fundamental que o CHMT tenha meios próprios para a realização de exames de Tomografia Axial Computorizada, pois esta é a melhor forma de robustecer o Centro Hospitalar do Médio Tejo, dotando-o de mais e melhores equipamentos, mais modernos e inovadores e capazes de atrair jovens médicos”, tendo acrescentado ser “este um equipamento que já deveria estar em funcionamento no CHMT há muitos anos atrás”.

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Carlos Andrade. Foto: mediotejo.net

Na altura da apresentação deste equipamento, no dia 10 de abril, o diretor do Serviço de Imagiologia, Isidoro Costa, sublinhava “o reforço muito importante para o Serviço de Imagiologia e a comodidade para os doentes que não terão de se deslocar para efetuar este exame e a motivação que representa para os recursos humanos internos”.

Isidoro Costa manifestou, ainda, “a mais-valia de ter mais uma modalidade de diagnóstico própria do Serviço, dependente apenas de nós” fazendo votos que “este novo TAC possa, igualmente, servir para atrair mais médicos radiologistas para o CHMT”.

O custo total da instalação do equipamento de TAC na Unidade Hospitalar de Tomar ultrapassou os 250 mil euros, tendo em conta que para além do equipamento foi necessário proceder à requalificação das infraestruturas do espaço onde o TAC está instalado, bem como todo o complexo processo de formação dos profissionais.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome