Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo: Nove médicos reforçam unidades do Centro Hospitalar

Dois médicos de Medicina Interna, um de Pediatria, um de Psiquiatria, um de Oftalmologia e dois de Patologia Clínica vão reforçar o quadro médico do Centro Hospitalar do Médio Tejo, composto pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, anunciou a instituição.

- Publicidade -

A par destas novas contratações o CHMT vai integrar mais dois médicos aposentados, num total de nove profissionais de saúde que, segundo o Conselho de Administração, “vão permitir continuar a melhorar a prestação de cuidados de saúde à população abrangida pelo CHMT”, pode ler-se, em nota de imprensa.

O esforço para contratação de mais profissionais de saúde tem sido uma prioridade nos últimos dois anos. E, por isso, Cristina Gonçalves, diretora clínica, citada na mesma nota, ressalva a importância da chegada destes novos profissionais: “Numa casa muito carente de médicos todas as pessoas que vêm de novo são essenciais e importantes”.

- Publicidade -

destaca a Medicina Interna como uma das áreas onde este reforço é mais importante, por ser “uma área de base de qualquer hospital, que tem uma abrangência de Patologia muito grande e onde os médicos são sempre muito solicitados, não só no trabalho de enfermaria, como no apoio às outras especialidades, como ao Serviço de Urgência. A vinda destes dois novos elementos é muito importante”.

A nível da Pediatria a entrada de mais um médico “vai permitir, para além do atendimento normal das crianças, avançarmos com o Centro de Desenvolvimento, em Tomar, que é um desejo da direção do Serviço”, acrescentou Cristina Gonçalves.

Também o reforço do serviço da Psiquiatria vai viabilizar mais apoio à Psiquiatria da Comunidade que é, igualmente, uma necessidade e um desejo do Serviço.

Segundo Cristina Gonçalves, “a vinda de dois médicos para a Patologia Clínica vai-nos permitir fazer mais consultas de Hipo coagulados, abrindo a referenciação desta consulta ao exterior, aos Centros de Saúde”.

Com o crescente aumento de pedidos de consultas para a Oftalmologia, a chegada de um novo médico “vai possibilitar uma ainda maior resposta às muitas solicitações”.

O regresso de dois médicos aposentados, o Dr. José Armando Barbosa, otorrino, e a Dra. Maria João Carvalho, cardiologista, será uma ajuda importante nos dois serviços. “O Dr. Barbosa é muito querido na região, os utentes conhecem-no bem e, apesar de vir fazer poucas horas, o tempo em que estiver a operar é um reforço importante porque liberta um dos colegas para fazer mais consultas”, explica a Diretora Clínica, que em relação ao regresso da Dra. Maria João Carvalho diz ser “uma médica que deu muitos anos ao CHMT e a sua vinda vai permitir recuperar os seus doentes e acompanhar novos doentes”.

Cristina Gonçalves conclui que “estes reforços vão consolidar os últimos resultados que tem colocado o CHMT numa posição mais confortável nos indicadores do Serviço Nacional de Saúde. A minha expectativa é que se façam mais consultas, que o tempo de espera diminua, que a qualidade de resposta seja acrescida, tornando o CHMT cada vez mais eficiente”.

Carlos Andrade, presidente do Conselho de Administração do CHMT, por sua vez, refere em nota de imprensa  ser “este apenas mais um passo na estratégia estrutural deste Conselho de Administração, com o empenhado apoio da tutela, no sentido da recapitalização dos quadros médicos do Centro Hospitalar do Médio Tejo”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome