O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou na última reunião o contrato de comodato que permite a disponibilização de máquinas e veículos pesados para as brigadas de sapadores florestais. Este reforço surge no âmbito da candidatura apresentada pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.
Segundo Miguel Pombeiro, esta medida é “fundamental para aumentar a rentabilidade” das duas equipas de sapadores desta comunidade intermunicipal. A primeira brigada já foi constituída e a segunda está em fase de operacionalização, representando um total de seis equipas com 30 elementos, 29 técnicos operacionais e um técnico superior.
O Secretário Executivo da CIM do Médio Tejo destaca que algumas máquinas, como tratores pneumáticos, ficarão sob gestão da CIM do Médio Tejo e que outros veículos pesados, como as máquinas de rasto, serão utilizados consoante a requisição desta comunidade intermunicipal ao ICNF.
As expetativas são de que “alguma desta maquinaria já possa estar a ser disponibilizada às comunidades intermunicipais” no mês de junho, acrescenta.
Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.