Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Municípios assinam protocolo para dar “Saúde Oral para Todos”

A 18 de setembro, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolheu a cerimónia de assinatura dos protocolos que visam implementar o programa “Saúde Oral para Todos” em 65 concelhos do país, entre eles os do Médio Tejo.

- Publicidade -

- Publicidade -

Os acordos, entre várias dezenas de municípios e as cinco administrações regionais de saúde, foram assinados na cerimónia “Saúde Oral para Todos” e inserem-se no projeto de ter médicos dentistas nos centros de saúde.

A experiência piloto começou em 2016 em 13 centros de saúde e foi alargada até aos atuais 63 gabinetes de saúde oral nos cuidados de saúde primários, em todo o país.

- Publicidade -

Na cerimónia, que contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, foi anunciada a nova “ambição do Governo” na área da saúde oral.

A intenção do Governo é criar pelo menos um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros de saúde até final da legislatura, diz-se no comunicado, no qual se acrescenta que “fruto do sucesso das experiências-piloto”, o Ministério “decidiu ir mais longe e renovou a sua ambição, tendo em vista a promoção da equidade e da proximidade e o aumento e a melhoria da cobertura dos cuidados de saúde oral ao nível dos cuidados de saúde primários”.

A decisão do Governo merece o aplauso da Ordem dos Médicos Dentistas. O bastonário, Orlando Monteiro da Silva, disse que o envolvimento dos municípios na questão da saúde oral é uma aspiração antiga da Ordem.

“Hoje as autarquias já veem este tipo de envolvimento como fundamental, hoje isso é valorizado pelas populações”, disse o bastonário a jornalistas no âmbito de uma visita a uma unidade de medicina dentária em Lisboa na segunda-feira.

Na presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, foram assinados protocolos entre 65 municípios e as cinco Administrações Regionais de Saúde, que aconteceram na sequência do sucesso do projecto-piloto iniciado pelo Governo em 2016 em 13 centros de saúde. O objetivo é chegar a todos os concelhos até 2020.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome