- Publicidade -
Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Médio Tejo | Hoje é dia de reflexão e ação para se decidir a deixar de fumar – ACES (C/VIDEO)

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro. A data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. Segundo Vanda Sousa, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Médio Tejo, este um dia de reflexão mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.

- Publicidade -

- Publicidade -

Rastreios gratuitos e ações de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.

Neste dia pode desafiar-se a deixar de fumar. Também pode desafiar um amigo a deixar de fumar consigo. Quem fumar menos por dia e for o primeiro a deixar de fumar ganha.

- Publicidade -

O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cérebro-vascular, por exemplo.

Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos fatores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.

A Comissão de Trabalho de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia refere que 75% dos jovens portugueses não fumam.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome