Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Há mais festa na aldeia esta semana, saiba onde!

O mês de agosto continua e a “festa na aldeia” também por isso, à semelhança da semana passada, apresentamos diversas sugestões para que possa aproveitar ao máximo os festejos populares que pode encontrar por toda a região entre esta sexta-feira, dia 10, e o próximo domingo, dia 12. Está preparado para os bailes acompanhados por petiscos e muitas outras iniciativas? Nós estamos!

- Publicidade -

A maioria das iniciativas começa na sexta-feira e entre elas encontram-se as Festas de Carvalhal e de Casais de Revelhos e a XXVI Feira Mostra de Artesanato e Gastronomia de Mouriscas, três localidades do concelho de Abrantes. A primeira tem o verão como mote e é organizada pela Associação Cultural Desportiva e Recreativa “Os Lobos” de Carvalhal, arrancando o programa com o concerto da banda Enigma.

A Banda À-Part atua no concelho de Abrantes. Foto: Banda À-Part

- Publicidade -

No primeiro dia do fim-de-semana atuam o grupo À-Part, Sónia Mota, às20h30, e a dupla Maria Passarinho e Tiago Conceição a partir das 22h30. A música da Banda Filarmónica União Sardoalense atua depois da missa solene e da procissão seguida da atuação, marcadas para as 17h00 e, no domingo, o palco pertence aos Trap Zap. Os festejos continuam nos dias 14 e 15.

Em Casais de Revelhos, é a a SRCR – Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos que organiza as festas cujo programa termina no dia 15. Para este final de semana, as propostas musicais são a banda K Preta, às 22h30 de dia 10, Klimax Band, às 23h00 de dia 11, e animação e karaoke com o grupo HLB e teatro do grupo Reviver “Teatro – 65 anos depois em Casais de Revelhos”, às 19h00 e às 21h30 de dia 12, respetivamente.

O músico Carlos Catarino passa por Entrevinhas, no Sardoal, no dia 10. Foto: DR

A XXVI Feira Mostra de Artesanato e Gastronomia de Mouriscas dura até dia 18 no Campo das Aldeias com um cartaz musical acompanhado por outros momentos em que não são esquecidos o desporto, a tradição e a religião. Para quem gosta de bailar pode acompanhar as atuações de Farrua Brass Folks e Semáforo, às 20h00 e às 22h00 no dia 10, da banda PK7, às 22h00 no dia 11, e de Street Band, às 22h00 no dia 12.

Sexta-feira também é sinónimo de início de animação no concelho de Mação, com a localidade de Ortiga a receber os tradicionais festejos até domingo. Até lá, passam pelo palco os Troika de Vozes, às 22h00 de dia 10, Miguel Azevedo, às 22h30 de dia 11, e a banda HH, às 22h00 de dia 12. Na sexta-feira e no sábado, as noites são mais longas com os Djs MP e Muamba, a partir da 01h00 e das 02h00, respetivamente.

A banda Troika de Vozes atua nas Festas de Ortiga, Mação, no dia 10. Foto: Troika de Vozes

O mesmo espírito vive-se na “Festa da Cabra” que decorre em Entrevinhas, no concelho de Sardoal, nas mesmas datas. Os festejos começam às 17h00 de sexta-feira e o programa inclui os concertos, sempre às 22h00, de Carlos Catarino no dia 10, da banda Toc’Abrir no dia 11 e da Bucelband no dia 12. Os mais pequenos têm um momento só para eles no domingo com a tarde infantil a partir das 17h30.

No sábado, surgem três eventos nos concelhos de Abrantes, Alcanena e Vila Nova da Barquinha. No primeiro, a Associação Juvenil Recreativa e Cultural do Pego continua com os festejos que tiveram início na semana passada, no Pego, e as propostas de sábado são o concerto do grupo F&M, às 22h00, o Festival de Folclore, às 22h30, e o Dj Di Rosato, a partir das 03h00. A música regressa no último dia do programa, domingo, com a banda Remédiu Santu, pelas 22h00, e Romana, às 23h30.

Romana atua no Pego, concelho de Abrantes, no dia 12. Foto: DR

Por Alcanena, em Covão do Coelho, realizam-se as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e os primeiros dois dias dos festejos que duram até dia 14 incluem folclore e música. No sábado, o Rancho Folclórico GAU (Bajouca, Leiria) sobe ao palco às 20h00, seguindo-se o concerto dos Fora de Série, pelas 22h00, e afterhours com o Dj Claude Sillver. O domingo começa com o peditório em Vale Alto e Covão do Coelho acompanhado pela Bandinha da Moca, às 09h30, e a música continua pelas 20h00 com o grupo Fado com Alma e às 22h00 com animação assegurada pelas bandas Réplika e Pimenta Preta.

Em Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha, a festa começa às 12h00 nos dois dias do fim-de-semana. O início do 54º Festival de Folclore está marcado para as 21h00 de sábado com as atuações do grupo anfitrião Rancho Folclórico Os Pescadores de Tancos, do Rancho Folclórico de Paranhos (Porto), do Rancho Folclórico da Alegria (Enxames, Fundão) e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Arelho (Óbidos). Ainda neste dia, o palco pertence aos Guardiões do Palco a partir das 23h00. No domingo, a música é assegurada pela banda Arregaita pelas 20h00.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome