Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Fórum Ribatejo defende “identidade ribatejana” em caso de reforma político-administrativa

O Fórum Ribatejo apresentou um manifesto esta terça-feira, dia 4, em que defende a preservação da “identidade ribatejana” caso tenha lugar uma reforma político-administrativa do país.

- Publicidade -

A defesa da “unidade formada pelos municípios do antigo distrito de Santarém” foi um dos pontos discutidos na sessão da Assembleia realizada em Riachos, Torres Novas, no passado dia 18 de junho, data em que a moção foi aprovada por unanimidade e aclamada.

No documento enviado para as redações é sublinhado que “o sentimento de pertença ao Ribatejo e o Ribatejo como elemento identitário são, a nosso ver, demasiado fortes e importantes, incompatíveis portanto com a repartição dos ribatejanos por diferentes entidades administrativas”.

- Publicidade -

Uma tomada de posição que não afasta a hipótese de se juntarem “outros territórios de margem que assim o entenderem” para integrar “uma eventual região político-administrativa e ser considerada, dela, uma subunidade, preservando esta identidade sob a designação Ribatejo”.

Os elementos desta plataforma informal de reflexão e ação sobre o Ribatejo destacam a “construção e a definição de uma identidade ribatejana” ao longo dos tempos, alicerçada em “diferentes matizes e gradações, entre as populações que, grosso modo, integram os municípios do antigo distrito de Santarém” aos quais se juntou um “conjunto mais pequeno de municípios”.

No entanto, apontam, “a delimitação enquanto região cultural e unidade administrativa e a definição da sua identidade nunca foi possível em concreto no âmbito dos processos político-administrativos que, ao longo da história mais recente, o país conheceu”.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here