Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Fim-de-semana cultural com muitas viagens natalícias

A cultura volta a ter contornos natalícios ou será que são as artes plásticas, as atividades infantis, a música, o teatro, os ateliers e o cinema que ganham contornos culturais? Não sabemos, mas a união parece perfeita e motiva um fim-de-semana recheado.

- Publicidade -

As propostas são muitas e dava jeito pedir o trenó emprestado ao Pai Natal. Como isso não é possível, pois deve estar a ser carregado com as prendas, marque na agenda com antecedência e prepare-se para viajar pela região. Para que ganhe tempo, já dividimos as iniciativas por sábado, domingo e as que abrangem os dois dias.

- Publicidade -

 

 

 

SÁBADO 15

 

Pintura sobre cerâmica
14h30 | Sardoal (Espaço Cá da Terra)
O workshop orientado por Sofia Bento e Teresa Alves é dedicado a enfeites de Natal e os participantes terão de assegurar criatividade, levar um avental e um pano.

Atelier “Presépio Tradicional”
15h00 | Constância (Museu dos Rios e das Artes Marítimas)
O momento criativo tem lugar no jardim e foi pensado para perpetuar as tradições natalícias através da construção de um presépio, à moda antiga, com a utilização de musgo, vegetação e figuras de barro. O resultado pode ser apreciado durante a quadra festiva entre as 15h00 e as 17h30 dos dias úteis.

Pompons de Natal
15h00 | Mação (Biblioteca Municipal)
A biblioteca municipal recebe esta oficina criativa dirigida a crianças até aos 12 anos de idade, na qual se estimula a criatividade natalícia.

Presépios do Mundo – O Imaginário Africano
17h30 | Sardoal (Mercado Municipal)
A inauguração da exposição no Centro Cultural Gil Vicente começa com a concentração no Mercado Municipal, onde se encontra a decorrer o Mercado de Natal.

Concerto de Natal
21h00 | Abrantes (Alvega)
O espírito natalício vai invadir o salão paroquial da Igreja Matriz de São Pedro no espetáculo que junta em palco a Banda Filarmónica Alveguense e o Coro Polifónico de Golegã. O repertório propõe uma noite com temas tradicionais, alguns dos quais interpretados em conjunto pela banda e o coro.

Concertos de Natal da FUS
21h00 | Sertã (Casa da Cultura)
A Igreja do Seminário das Missões já recebeu o primeiro dos dois concertos natalícios da orquestra de sopros da Filarmónica União Sertaginense com direção artística de Vítor Feitor e o espírito natalício chega este sábado à Casa da Cultura.

Hino de Amor
21h30 | Entroncamento (Centro Cultural)
As propostas natalícias do concelho incluem este recital de poesia e música inspirado no poema homónimo de João de Deus, com a soprano Ana Leonor Pereira e o pianista António Ferreira.

Um Gig de Natal
22h00 | Torres Novas (Banda Operária Torrejana)
A sede da recebe este concerto organizado pela associação Paralelo 39 e que conta com as atuações de Rapaz Improvisado, Siul Sotnas e Dog’s Bollocks.

Tomar Natal
diversos horários | Tomar (diversos locais)
A iniciativa continua e as propostas desta semana concentram-se no sábado com diversas atividades na cidade. A cultura tem destaque no Cine-Teatro Paraíso, às 15h30, durante a exibição do filme “Matraquilhos” e o concerto de Natal da Banda da Nabantina, às 18h00.

 

 

 

DOMINGO 16

 

Natal no MNF
10h00 | Entroncamento (Museu Nacional Ferroviário)
Os participantes viajam até às 18h00 nas atividades para toda a família. O programa inclui ateliers de crafts de Natal, jogos tradicionais gigantes, pinturas faciais e adereços, mural de pintura e outras surpresas ao longo do dia aos quais se juntam um workshop de Pastelaria de Natal, às 15h00, e sessões de cinema com os filmes “Paddington 2” e “Polar Express”, às 11h00 e 16h00, respetivamente.

Concertos de Natal
11h00 | Vila de Rei (Igreja de Fundada)
O ciclo de concertos natalícios ao domingo tem início com o deste fim-de-semana no qual atua o Grupo Coral de Proença-a-Nova, depois da Eucaristia marcada para as 11h00. A iniciativa continua no dia 23 com a Igreja de S. João do Peso a receber, à mesma hora, o Coro Misto da Associação Canto Firme.

Dom João Real – Uma Demanda Medieval
16h00 | Alcanena (Cine-Teatro São Pedro)
O palco recebe o espetáculo de Natal produzido pelo Grupo de Teatro Boca de Cena, da Casa do Povo de Minde, com texto de Jaime Aguiar e encenação de Jaime Aguiar, Elsa Nogueira e Catarina Almeida.

Sertã, Terra do Pinheiro de Natal
16h00 | Sertã (Igreja Matriz da Sertã)
O programa natalício sugere o espetáculo musical que junta o Coro Paroquial, o Coro Infantojuvenil da Paróquia da Sertã, o Grupo de Jovens “Dar+” e o Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube.

Cantar Natal
18h00 | Tomar (Igreja de Santa Cita)
A programação proposta pela associação Canto Firme tem iniciativas previstas até 5 de janeiro e a desta semana é o concerto da Associação Canto Firme com o Coro Misto, o Coro Vozes Brancas do Conservatório de Artes e a Orquestra de Cordas.

Ciclo de Concertos de Natal
21h30 | Ourém (Igreja Matriz de Freixianda)
Este é o primeiro dos três concertos do Coro e Orquestra de Sopros da Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, com direção coral de Carla Pais e direção musical de Tiago. Os próximos estão agendados para os dias 19 e 21 de dezembro, no mesmo horário, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade e na Igreja Matriz da Caxarias, respetivamente.

 

 

 

FIM-DE-SEMANA

 

Mercado de Natal
10h30 | Sardoal (Mercado Municipal)
O concelho recebe a iniciativa da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior com o programa que inclui uma Oficina de “Enfeites de Natal em tecido”, às 16h00 de sábado, e a atuação do grupo Coral do GETAS – Associação Cultural, à mesma hora de domingo.

Mercado de Natal
14h00 | Alcanena (Minde)
A Junta de Freguesia de Minde recebe o Natal mais cedo com a realização do mercado em que os visitantes podem usufruir, até às 20h00, de muita animação musical juntamente com artesanato, doçaria e petiscos.

Boas Festas 2018
diversos horários | Abrantes (diversos locais)
As propostas continuam este sábado com o espetáculo de música infantil “Branca de Neve”, às 11h30 na Praça Raimundo Soares, e o workshop “Aromas de Natal”, às 15h00 no Espaço Jovem. No domingo, o Centro Histórico recebe os visitantes em diversos espaços onde a magia natalícia anda por perto das 11h00 às 17h30, com pausa para almoço entre as 13h00 e as 15h30.

Ourém Natal
diversos horários | Ourém (diversos locais)
O Natal anda pelo concelho e as propostas deste fim-semana são a apresentação da obra inédita do compositor Sérgio Azevedo na Igreja da Sé Colegiada (Vila Medieval de Ourém), às 15h30 de sábado. No domingo, é Sónia Araújo quem tem destaque durante o espetáculo “As aulas da Sónia”, a partir das 15h00, na Praça Mouzinho de Albuquerque.

Concertos de Natal
diversos horários | Ourém (diversos locais)
O Natal é sentido através da música na Sé Colegiada de Ourém e na Igreja Paroquial de Alqueidão da Serra, às 15h30 e 21h30 de sábado, respetivamente. Regressa no domingo durante o concerto no Centro Pastoral de Paulo VI, com participação especial da Orquestra Bomtempo sob direção do maestro Cesário Costa e início marcado para as 15h00.

Aqui Há Natal
diversos horários | Torres Novas (Praça do Peixe)
A iniciativa continua esta semana com um vasto programa que enche o fim-de-semana de magia natalícia. Entre as atividades realizadas nos dois dias encontram-se espetáculos de música e dança, videomapping, oficinas e workshops para gente de todas as idades.

Mercado de Natal
diversos horários | VN Barquinha (Largo de Santo António)
A iniciativa chega ao último fim-de-semana e o largo junto da Igreja Matriz da vila recebe atividades a partir das 14h00 de sábado e as 11h00 de domingo. O programa da primeira data inclui os Cavaquinhos da Universidade Sénior (FOS), às 16h00, e as Danças de Salão do Clube União e Recreios, às 18h00. Para a segunda data está reservada “animação surpresa”. O mercado “fecha portas” às 20h00 nos dois dias.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome