Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Julho 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo: Fim-de-semana com muita folia carnavalesca

O Entrudo aproxima-se a passos largos e por todo o lado encontram-se máscaras, confetis e serpentinas para ajudar a tornar a próxima terça-feira, dia 9, um dia com muita folia. Os cartazes de bailes e desfiles estão espalhados pelo Médio Tejo e a festa começa na manhã do dia 5, com os desfiles das escolas em todos os concelhos. No fim-de-semana os mais velhos também terão muitas oportunidades para se divertir.

- Publicidade -

- Publicidade -

Os municípios de Abrantes e Alcanena inauguraram os festejos carnavalescos no passado dia 1, segunda-feira. A História deste dia pode ser conhecida na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, onde estará patente até ao próximo dia 24 de março a exposição temática “A Origem do Carnaval”. Na mesma data estava agendada a iniciativa “Amor&Humor em Abrantes” que desafia todas as pessoas que passarem no centro histórico da cidade a tirar fotografias nas diversas molduras espalhadas e a partilhá-las nas redes sociais com a hashtag #Amor&HumorEmAbrantes. Se ainda não as encontrou, não desanime, serão colocadas muito em breve e por lá ficarão até dia 19 deste mês.

A manhã do dia 5 é dedicada às brincadeiras dos mais novos de todas as escolas do Médio Tejo com desfiles escolares a partir das 9h30 e a folia continua em Tomar com uma festa na Praça da República, às 11h30. No Entroncamento também os utentes do programa Reviver (seniores) desfilarão com os seus disfarces junto à Câmara Municipal a partir das 15h00, pouco antes de seguirem para a festa no Centro Cultural onde haverá concurso de mascarados. A noite ficará marcada pelo ritmo dos Remédiu Santo no Aquaclub, em Abrantes, às 22h00, e pelo kizomba de Nuno Ricky no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, meia hora depois.

- Publicidade -

O fim-de-semana de Carnaval começa logo na manhã de sábado, dia 6, no concelho do Entroncamento com o “Viver o Comércio – Especial de Carnaval”, que engloba uma Mostra de Artesanato a partir das 9h30, seguida por um Atelier Infantil de Carnaval e brincadeiras no Insuflável desde as 10h30, na Praça Salgueiro Maia. À tarde, pelas 14h00, é Mação que entra na festa com a Tarde de Carnaval na Escola Fixa de Trânsito e o desfile em Ortiga com concentração na Junta de Freguesia a partir das 15h00.

A noite promete muito ritmo e começa logo a seguir ao jantar, às 20h30, com o Zumba Carnaval no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova da Barquinha. Depois do desporto vem a diversão e os bailes começam na Carnaval Party do Parque Urbano de São Lourenço (Abrantes) onde pode dançar ao som dos Djs Slowmotion e Peixinho a partir das 21h00. Se estiver por Malpique (Constância) pode optar pela música de Elísio Nunes na União Jazz Malpiquense e, pelas 21h30, o Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena assegura a diversão com o duo Arnaldo Marques e Inês Ferreira.

Este último concelho é também um dos três no Médio Tejo com festas marcadas para as 22h00. A Casa do Povo de Malhou (Alcanena) traz David C., a animação no recinto das festas de Outeiro da Lagoa e Casais Unidos (Sertã) está a cargo dos Inovação e a Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira (Tomar) recebe os PA.3 para fazerem a festa. Uma hora depois será a vez da música dos À Part criar o ambiente carnavalesco no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar. À meia-noite dance com os Djs Marco e CC no Aquaclub, em Abrantes, e quem sabe se não vence o concurso de mascarados.

Neste dia, o Parque de Feiras de Vila de Rei também recebe o baile organizado pela Casa dos Amigos do Pisão e as festas multiplicam-se pelo concelho de Abrantes. Marco Morgado atua no Tubaral (União de Freguesias de Alvega e Concavada), Diego Miguellis anima a noite na Concavada e na Bemposta pode animar os presentes com o karaoke.

Domingo, dia 7, é o dia dos corsos carnavalescos, mas só a partir da tarde para que os foliões possam recuperar dos bailes do dia anterior e as famílias almocem calmamente. A Sertã dá início aos desfiles com a concentração dos mascarados no recinto das festas de São Miguel (Calvo). Às 15h00 partem desfiles em quatro concelhos. Em Vila de Rei as serpentinas começam a ser lançadas junto ao Centro de Atividades Ocupacionais e em Queixoperra (Mação) voarão os primeiros confetis no Centro Recreativo e Cultural. No concelho de Constância os mascarados têm ponto de encontro marcado na sede da União Jazz Malpiquense, ao mesmo tempo que começam a encher-se as ruas da Linhaceira (Tomar) com partida no campo da bola. O último corso parte às 15h30 da Quinta Dona Maria, em Montalvo (Constância).

Para terminar o fim-de-semana carnavalesco da melhor maneira pode optar pelos bailes vespertinos logo às 16h00 no Aquaclub (Abrantes) com os Semáforo e na Sertã, onde haverá animação dos Inovação e entrega de prémios aos melhores mascarados no recinto de festas S. Lucas, em Outeiro da Lagoa (17h30). Se ainda tiver fôlego, siga para a Linhaceira (Tomar) para se divertir ao som dos ED+, a partir das 22h00.

Enquanto decide o seu “programa das festas” deste fim-de-semana carnavalesco no Médio Tejo aproveitamos para partilhar uma curiosidade. Sabia que “Entrudo” deriva do latim e tem origem etimológica na palavra “introitus”, ou seja, “entrada”? O Dia de Carnaval vem de uma celebração antiga e representava a entrada na Quaresma que, este ano, começa no próximo dia 10, Quarta-Feira de Cinzas. Faça a sua entrada em grande e divirta-se!

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome