Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Fim-de-semana com concertos de Reis em seis concelhos

Este sábado, dia 6, e domingo, dia 7 de janeiro, serão dias dignos da realeza com as diversas iniciativas musicais de que Baltazar, Melchior e Gaspar iriam certamente gostar se a estrela os guiasse até ao Médio Tejo. Os concertos e encontros inspirados no Dia de Reis juntam músicos e reiseiros durante o fim-de-semana nos concelhos de Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Sertã, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

- Publicidade -

As primeiras atividades Reais têm lugar na vila de Sardoal, onde os produtos locais do “Mercadinho dos Reis” ganham mais sabor e valor acompanhados pela música que é partilhada no Mercado Municipal com os visitantes pelo Grupo de Cantares dos Reis de Valhascos, às 15h00, e nas atuações do Coro do GETAS, do Coro Infantil “Vive a Música” e da turma de música da Universidade Sénior do Sardoal, às 15h30.

O concelho de Tomar conhece o último momento do “Cantar Natal”, organizado pela Canto Firme, meia-hora mais tarde. O programa começou no passado dia 7 de dezembro e espalhou o espírito natalício pela sede da associação, o Cine-Teatro Paraíso e as igrejas de Santa Maria dos Olivais, Santa Cita e da Misericórdia.

- Publicidade -

Este sábado, é a Igreja de São João Baptista que o recebe a partir das 16h00 com o Concerto de Reis do Coro Misto da Canto Firme. As propostas continuam à noite em Vila Nova da Barquinha e na localidade de Paio Mendes, concelho de Ferreira do Zêzere.

A Igreja de São João Baptista (Tomar) recebe o Coro Misto da Canto Firme no sábado. Foto: DR

No Centro Cultural barquinhense cantam-se os reis a partir das 21h00 na primeira edição da iniciativa organizada pela Associação Barquinha Saudosa, que junta no palco o Grupo Barquinha Saudosa, a Tuna do Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Montemor, o Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro” e o Grupo de Cantares de Montalvo.

Meia-hora depois, os grupos de reiseiros locais voltam a encontrar-se a convite da Associação Cultural de Melhoramentos Desportiva e Vem Estar Social de Paio Mendes para cumprir a tradição de cantar porta a porta.

Os reis magos pernoitam na região e no domingo têm três concertos durante a tarde em templos religiosos da Sertã, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, às 16h00, 16h30 e 17h00, respetivamente. O primeiro encerra o programa da iniciativa “Sertã, Terra do Pinheiro de Natal – Floresta da Esperança” e conta com as atuações do Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube e os coros infantojuvenil e adulto da Paróquia da Sertã na Igreja Matriz da Sertã.

O Grupo Coral de Tancos atua na Igreja Matriz de Tancos (Vila Nova da Barquinha) no domingo. Foto: mediotejo.net

A paragem no segundo concelho é na Igreja Matriz de Tancos (Vila Nova da Barquinha), onde se realiza o espetáculo do Grupo Coral de Tancos sob a batuta do maestro Miguel Diniz. A despedida do Médio Tejo faz-se na Igreja da Sagrada Família (Entroncamento) ao som da música do Orfeão do Entroncamento.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome