Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo: Dia Mundial da Dança celebrado na região até sábado

A celebração do Dia Mundial da Dança a 29 de abril foi escolhida pela UNESCO como homenagem ao nascimento do bailarino e professor de ballet francês Jean-Georges Noverre em 1727, que se tornou famoso com as suas “Letters sur la Danse”. Quase três séculos depois, o Médio Tejo assinala a data com diversas iniciativas nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Ourém e Tomar.

- Publicidade -

Ao longo do mês de abril têm sido várias as atividades realizadas por toda a região para assinalar o dia dedicado a uma das três artes cénicas da antiguidade e até ao próximo sábado, dia 30, as sugestões continuam em quatro concelhos do Médio Tejo com espetáculos, workshops e cinema, entre outras.

As iniciativas tiveram início na terça-feira, em Ourém, com o workshop de dança e teatro orientado pela coreógrafa e performer Filipa Francisco no Cine-Teatro São Pedro. A formação integra o programa da Materiais Diversos e repete-se esta quinta-feira, dia 28, às 21:00.

- Publicidade -

No dia instituído em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a dança chega primeiro ao centro histórico de Tomar.

Os transeuntes da Corredoura e da Praça da República irão cruzar-se a partir das 15h00 e das 17h00 de sexta-feira, dia 29 de abril, com os alunos da Escola Vocacional de Dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais durante um espetáculo de rua intitulado “Dança Itinerante”.

Os bailarinos serão diferentes na Flash Mob que terá lugar no Jardim Le Péssis Trévise, em Ourém, à qual se pode juntar a população pouco antes de participar nas aulas de danças afro-latinas, orientais e hip-hop na Praça D. Maria II. Ao pôr do sol, pelas 19h30, o ar livre continua a ser privilegiado e o mesmo local recebe o espetáculo “Dia Mundial da Dança”.

Uma vez chegada a noite, a partir das 21h30, a arte do movimento entra no Cineteatro S. Pedro (Abrantes) no “Dueto com Cinema” da Companhia Paulo Ribeiro em que dois dançarinos estabelecem conversa com imagens cinematográficas.

O cinema e a dança voltam a estar juntos no dia seguinte, desta vez em Ourém, com a projeção do documentário “La Danse” no Parque da Cidade António Teixeira. Nesta segunda atividade da iniciativa “Libertar pela Dança”, o olhar de Frederick Wiseman sobre o quotidiano da aclamada companhia de bailado Le Ballet de l’Opera de Paris é partilhado às 16h00 no Espaço Jovem.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome