Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo: Dia Internacional dos Museus é celebrado hoje por toda a região

Os concelhos do Médio Tejo aderiram à iniciativa que celebra anualmente os museus por todo o mundo e assinalam o seu Dia Internacional esta quarta-feira, dia 18. Exposições, tertúlias, ateliers, visitas guiadas e gratuitas, entre outras atividades, prometem mostrar perspetivas diferentes dos diversos espaços museológicos na região.

- Publicidade -

- Publicidade -

O Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo da UNESCO, tem como tema deste ano “Museus e Paisagens Culturais” e começa a ser celebrado logo pela manhã em Vila de Rei com a abertura do Museu Municipal às 9h00, onde estará patente a exposição “A família, os Museus e as Paisagens Culturais”. Os trabalhos de pintura dos alunos do concelho e dos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação João e Fernanda Garcia podem ser visitados até às 13h00 e à tarde entre as 14h00 e as 17h00.

Pela mesma hora (9h00) a Casa do Administrador do Museu Municipal de Ourém abre portas com visitas livres e gratuitas que se estenderão até às 18h00, interrompidas na pausa para almoço entre as 13h00 e as 14h00. Meia-hora depois, pelas 9h30, é a vez do Posto de Turismo do Entroncamento disponibilizar Mandalas alusivas ao património cultural do concelho até às 13h00. Se não tiver oportunidade de colorir estas imagens durante a manhã pode fazê-lo à tarde, das 14h00 às 17h30.

- Publicidade -

Às 10h00 são três os municípios com sugestões para comemorar esta data. Os abrantinos com idades entre os 10 e os 14 anos podem descobrir o passado, o presente e o futuro do Museu D. Lopo de Almeida na “Gazeta dos Museus” enquanto os mais velhos usufruem de visitas guiadas durante o horário de funcionamento (10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00). Os tomarenses, por seu lado, podem descobrir o Núcleo de Arte Contemporânea na iniciativa “Eu sei tudo sobre… o NAC”.

Crianças e adultos também têm propostas à mesma hora no concelho de Ourém. Os primeiros podem participar nas oficinas pedagógicas “Feijão Saltitão, a Ervilha Catita e a Fava que sonhava” (3 aos 6 anos) e “Grão a Grão” (6 aos 12 anos) e os segundos serão acompanhados enquanto exploram as paisagens culturais dos diferentes continentes retratados nas exposições do Consolata Museu de Arte  Sacra  e  Etnologia, em Fátima, até às 17h00. Os mais novos podem repetir a experiência às 14h30.

Torres Novas fecha o programa da manhã do Dia Internacional dos Museus com a visita orientada ao Museu Municipal Carlos Reis pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira. A atividade repete-se durante a tarde, pelas 14h30, com a vereadora do pelouro da Cultura, Elvira Sequeira.

A partir das 14h00 pode ir até ao Cineteatro Municipal de Constância e descobrir a Escola Primária “Mixta” do concelho na exposição que assinala o centenário desta instituição com trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas e dos utentes da Santa Casa da Misericórdia. O espaço está aberto até às 17h30 e a mostra temática fica patente até ao final do mês.

Se estiver mais perto de Mação por volta da mesma hora (14h00) aceite a sugestão do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo e faça uma visita ao Castelo Velho da Zimbreira, que pode complementar mais tarde, pelas 18h00, com as apresentações de Rita Anastácio e Sérgio Rodrigues na conferência “Story Maps e Paisagens Culturais”.

A música também se associa à iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus nos concelhos de Tomar e Ourém, com a atuação do Ensemble de Guitarras, Quarteto Saxofones e Coro de Câmara da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais no Museu dos Fósforos (Tomar), pelas 16h30, e o mini-concerto de guitarra da Ourearte no Museu Municipal de Ourém às 19h00.

As comemorações do Dia Internacional dos Museus terminam com duas iniciativas noturnas marcadas para as 21h00. O Consolata Museu de Arte  Sacra  e  Etnologia (Fátima, Ourém) oferece “Chá com Arte” numa tertúlia com o pintor moçambicano Roberto Chichorro e o Museu Municipal de Vila de Rei exibe “Divertidamente”, um filme de animação e comédia realizado por Pete Docter.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here