Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Novembro 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Dia em que as crianças são super-heróis comemorado por toda a região

O Dia Mundial da Criança assinala-se desde 1950, quando as Nações Unidas aceitaram a proposta da Federação Democrática Internacional das Mulheres para a criação de uma data dedicada a todas as crianças em prol dos seus direitos. A Declaração Universal dos Direitos da Criança, proclamada nove anos depois, estabeleceu 10 princípios fundamentais, encontrando-se o lazer entre eles e marca presença na região com as atividades dirigidas a alunos e famílias que damos a conhecer.

- Publicidade -

As primeiras iniciativas associadas ao dia em que as crianças são super-heróis começaram esta segunda-feira, dia 28, no concelho de Ourém e duram até dia 30 divertindo os alunos que frequentam o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo com o mote “Alegria e Diversão”. Insufláveis, hora do conto, planetário, discoteca, carrinhos a pedais, jogos tradicionais e coreografias de grupos, entre outras, distribuem-se pelo Centro de Negócios, o Mercado Municipal, o Parque António Teixeira, a Biblioteca Municipal e o Museu Municipal, sempre a partir das 10h00.

No dia 31, quinta-feira, as atividades infantis continuam em Vila Nova da Barquinha com o arranque de mais uma edição do “Kuri Kuri”, que transforma o parque ribeirinho no lugar “onde a magia acontece” até domingo. O festival para pais e filhos propõe insufláveis para crianças e adultos, pinturas faciais, slide, parede de escalada, canoagem, waterball, ateliers, entre outras, das 11h00 às 13h00 (exceto no dia 31) e das 14h00 às 20h00.

- Publicidade -

O Kuri Kuri regressa ao parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha. Foto: mediotejo.net

O Dia Mundial da Criança, 1 de junho, começa cedo, pelas 09h00, em Mação com a partida dos alunos dos jardins-de-infância e do primeiro ciclo do ensino básico para a Praia Fluvial de Carvoeiro, onde se diveretm a partir das 10h30. No regresso levam uma lembrança da autarquia e memórias dos jogos ao ar livre e dos insufláveis entre o lanche e o churrasco oferecidos pela Junta de Freguesia de Carvoeiro e a Associação de Pais, respetivamente. Também às 09h00, por Tomar, a entrada na Mata Nacional dos Sete Montes fica reservada para o mesmo público escolar deste concelho que explora “Tomar Terra Templária” até às 15h00.

No Sardoal, a pequenada já se prepara para a manhã no parque desportivo e entre as diversas iniciativas, que começam às 09h30, encontram-se jogos tradicionais, pinturas faciais, atividades desportivas e insufláveis. A elas junta-se, a partir das 10h00, o projeto “Bora Lá Meninas, Vamos Jogar à Bola”, promovido pela Associação de Futebol de Santarém. Também às 09h30, as crianças podem pular nos insufláveis “Super Dance Kids” e “Um Abraço Verde”, junto ao Pavilhão Desportivo Municipal do Entroncamento.

Em Mação, os alunos brincam na Praia Fluvial de Carvoeiro. Foto: mediotejo.net

À mesma hora, a Alameda da Carvalha, no concelho da Sertã, recebe as atividades para os mais novos no primeiro dia do programa da Feira de Celinda, que ali se realiza até 3 de junho. A viagem ao tempo dos romanos inclui escola de gladiadores, visita ao acampamento árabe e animais, atividades em grupo, jogos de época, kit arqueologia, passeios de burro, demonstração de falcoaria, recriação da lenda de Celinda, música e animação de rua com andas e malabares.

Outra viagem no tempo realiza-se em Torres Novas durante o programa da Feira de Época “Memórias da História”, que este ano têm como tema “A Salvação do Corpo – Mestre António, físico-mor de D. João II”. Além das atividades infantis que se realizam entre os dias 30 de maio e 3 de junho nos espaços Jardim dos Infantes, Praça, Lugar do Petiz e Paço dos Robertos, no dia 1 está previsto o cortejo “Alvíssaras aos Petizes”, pelas 10h00, e a Praça recebe o Baile dos Petizes, às 21h00.

Uma das viagens no tempo realiza-se durante a Feira de Época de Torres Novas. Foto: DR

Após o baile, os “petizes” podem dormir descansados e acordar cheios de energia para as iniciativas do fim-de-semana, começando no sábado, dia 2, no Entroncamento com o insuflável e o atelier “Casinhas em Madeira com Massa Foam” a partir das 09h30 na Praça Salgueiro Maia. As crianças continuam a divertir-se no concelho e, às 11h30, podem praticar yoga na Biblioteca Municipal.

As com idades entre os 6 e os 10 anos rumam ao Centro Cultural do Entroncamento, às 16h00, para participar no workshop “Pintura em T-shirt”, cujas inscrições terminam a 30 de maio. O Museu Nacional Ferroviário também tem atividades programadas para este dia, começando com o workshop de Canto para Famílias com Juliana Mauger, às 10h30, seguido das visitas temáticas “A Bordo”, às 11h30 e às 14h30, e exibição do filme “Paddington 2” na carruagem auditório, a partir das 16h00.

Algumas das atividades no concelho do Entroncamento realizam-se no Museu Nacional Ferroviário. Foto: mediotejo.net

Em Abrantes, as comemorações começam uma hora antes, às 15h00, na Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto com insufláveis, modelagem de balões e um workshop de hip-hop. O entretenimento infantil continua na sede do Grupo de Teatro Palha de Abrantes às 16h30 com a subida ao palco da peça “O Fio da linha do Horizonte”, pelo Te-Ato – Grupo de Teatro de Leiria, e jogos a partir das 17h30. As duas iniciativas abrantinas incluem ainda lanches e pinturas faciais.

No concelho de Ferreira do Zêzere, a data comemorada a 1 de junho é assinalada no dia seguinte com uma oficina de trabalhos manuais dinamizada por Lucy Jackson, artista plástica do Crocodilo Amarelo, para as crianças com idades entre os 3 e os 10 anos e respetivas famílias que se inscrevam até 31 de maio. O desafio proposto pela Biblioteca Municipal Dr. António Baião é a criação de faróis, sereias, piratas e criaturas marinhas com materiais recicláveis a partir das 15h30.

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em Ferreira do Zêzere, desafia as famílias com um atelier criativo. Foto: mediotejo.net

A festa infantil continua no dia 3, com o Festival de Papagaios e batismos de balão de ar quente no Castelo / Fortaleza de Abrantes marcado para as 10h00. À tarde, a pequenada voa até Tomar, onde o programa do último dia da Mostra de Teatro de Cem Soldos sugere insufláveis a partir das 15h00 no Largo do Rossio e palhaçadas dos “Os Trabucas” pelas 16h30. A esta hora, o “Capitão Miau Miau” aparece no Centro Cultural do Entroncamento para cantar durante a peça de teatro apresentada pela companhia Teatroesfera.

As últimas iniciativas do Dia Mundial da Criança surgem no início da próxima semana, nos dias 4 e 5, quando o Jardim da República, em Alcanena, recebe as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico entre as 09h00 e as 14h00. A zona desportiva transforma-se em parque infantil com diversos jogos e atividades nas quais o Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, a Operação Nariz Vermelho, os cães pisteiros e cavalaria da GNR e as viaturas dos Bombeiros Municipais de Alcanena também marcam presença.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome