Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Dados atualizados revelam 14 óbitos por covid-19 na região (C/AUDIO)

Os 11 municípios do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo tiveram durante muito tempo um registo oficial de dois óbitos por covid-19, tendo estes números subido para seis, no sábado, e para um total de 14, no domingo. A subida abrupta de óbitos na região, onde se destacam seis mortes em Torres Novas e quatro em Tomar, não deriva de casos fatais ocorridos nestes dois dias, mas sim de um levantamento efetuado pela Delegada de Saúde do ACES Médio Tejo, no sentido de apurar os reais efeitos da doença nos últimos meses nos cerca de 225 mil habitantes dos 11 municípios do ACES Médio Tejo, conforme explicou Maria dos Anjos Esperança ao nosso jornal.

- Publicidade -

O ACES Médio Tejo apresentava no domingo, dia 14 de junho, um total acumulado de 223 pessoas infetadas, 131 recuperadas, 11 pessoas em vigilância ativa e 14 óbitos. Os 14 óbitos, num total de 223 doentes, refletem uma taxa de letalidade de 6,3%. A Lezíria do Tejo, por sua vez, apresenta ao dia de hoje 490 casos e 21 óbitos. No total, o distrito de Santarém apresenta um acumulado de 713 pessoas infetadas e 35 óbitos por covid-19.

- Publicidade -

A Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, questionada sobre a atualização dos óbitos na região, deu conta de ter conhecimento de um total acumulado de 14 óbitos, 10 dos quais nos municípios de Torres Novas (6) e de Tomar (4). Os óbitos nos outros concelhos são inferiores a três.

O distrito de Santarém soma, assim, 713 casos (490 na Lezíria do Tejo e 223 no ACES Médio Tejo), e um total de 35 óbitos (21 na Lezíria e 14 no ACES Médio Tejo).  A Lezíria do Tejo apresenta um total de 350 doentes recuperados e o ACES Médio Tejo tem 131, o que dá um total de 481 pessoas recuperadas do vírus.

Torres Novas (53), Ourém (50), Abrantes (41), Entroncamento (24), Tomar (22), Alcanena (14), Vila Nova da Barquinha (7), Mação (5), Constância (3), Ferreira do Zêzere (2) e Sardoal (2) são os dados acumulados de casos positivos referentes aos 11 municípios do ACES Médio Tejo.

O ACES Médio Tejo abrange 11 municípios e cerca de 225 mil utentes/frequentadores, sendo composto pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. Vila de Rei e Sertã pertencem à CIM Médio Tejo mas estão ligados ao ACES do Pinhal Interior Sul.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome