Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Contributos da população ajudam a criar ‘Plano para a Igualdade e Não Discriminação’

Com o objetivo de implementar um Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação nos municípios do Médio Tejo, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e os 13 concelhos que a compõe apelam à participação da população através do preenchimento de um questionário. O projeto em causa, “Médio Tejo em Igualdade” é o mais recente dentro do âmbito social e resulta de uma candidatura aprovada em dezembro do ano passado, no âmbito do Programa POISE, pelo organismo intermédio CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

- Publicidade -

O referido questionário, que pode ser realizado aqui, pretende diagnosticar a realidade social da população de cada município, o qual deverá “identificar e priorizar as necessidades da população, do território e suas organizações em matérias alinhadas com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação”, lê-se em comunicado da CIMT.

Nomeadamente, pretende-se conhecer os hábitos de vida (desporto, cultura, saúde, ambiente e mobilidade) da população, conciliação entre a vida profissional e vida pessoal/familiar, assim como, as perceções de (in)segurança nos concelhos e casos de violência em contexto escolar, público e privado, de modo a que as políticas municipais que se pretendem desenvolver em matéria de Igualdade e Não Discriminação vão ao encontro das necessidades efetivas das populações.

- Publicidade -

Posteriormente serão elaborados e implementados os referidos Planos para a Igualdade e não Discriminação nos respetivos 13 concelhos do Médio Tejo, bem como será feita a sua divulgação e a partilha das experiências desenvolvidas ao longo de todo o processo.

Dentro desta matéria, os municípios que integram a CIM do Médio Tejo, assinaram já em 2019 o “Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação – Nova Geração”, com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome