- Publicidade -

- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

- Publicidade -

Médio Tejo | Concurso de ideias desafia empreendedores de Vila de Rei, Mação e Sertã

Decorreu na manhã desta terça-feira, na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, a sessão de lançamento da 3ª edição do Concurso de ideias de negócio “Moovideias”, através da Pinhal Maior. Esta iniciativa marcou o arranque de mais uma Semana de Empreendedorismo no Centro de Portugal, dinamizado pela equipa de CLDS 3G em parceria com o município e outras entidades. A terceira edição do Moovideias abre candidaturas para os concelhos de Sertã, Vila de Rei e Mação até 28 de novembro.

- Publicidade -

Na sessão, Rita Silva, técnica superior do CLDS 3G, explicou que esta Semana de Empreendedorismo se foca em três públicos distintos, sendo esta ação dirigida a desempregados.

“Conhecemos as pessoas, estamos numa relação de proximidade, precisamente pelas caraterísticas e dimensão do próprio concelho”, explicou, acrescentando “normalmente focamo-nos nas pessoas que sabemos que têm ideias de negócio e vamos tentando dar um apoio e aconselhamento direto, junto dessas pessoas, que têm possibilidade ou vontade de avançar com uma ideia de negócio”, disse.

- Publicidade -

Por sua vez, Cláudia Antunes, técnica do município e em representação do GIP (Gabinete de Inserção Profissional) e GDAE (Gabinete de Dinamização da Atividade Económica), reconheceu que é necessária “uma mexida na economia local”, entendendo que este tipo de iniciativa é pertinente nesse aspeto, agitando a comunidade em torno da imaginação e criação de uma ideia de negócio viável.

A Semana de Empreendedorismo é direcionada ainda aos alunos, quer de primeiro ciclo, quer de Ensino secundário e pré-licenciados, não descurando o importante papel dos empresários no mundo empreendedor, sendo que sexta-feira terá lugar o primeiro Encontro entre Empresários, que num jantar-debate, a decorrer no Hotel de Vila de Rei, irão discutir as potencialidades e as oportunidades de investimento no concelho de Vila de Rei, esperando-se já 80 pessoas inscritas.

“Temos tentado todos os anos fazer coisas diferentes, também trazendo cá entidades que possam ser importantes no apoio à dinamização e desenvolvimento económico do concelho”, terminou Rita Silva.

Desta feita, a Pinhal Maior deu a conhecer esta nova edição do projeto, que terá início na Sertã, espera-se, em dezembro. O concurso “Moovideias” é um concurso de ideias que se encontra associado a um programa de aceleração, cujo objetivo é selecionar cerca de 25 projetos para integrarem um programa composto por 5 sessões dedicadas aos temas Atitude empreendedora; Modelo de negócio; Validação do modelo de negócio – MPV; Relação com o cliente e a preparação para o investimento; e Plano de negócios e Pitch final.

A sessão foi dirigida a um público específico, assinalado pela equipa de CLDS 3G e pelo GIP e GDAE, da CM Vila de Rei, procurando incentivar o espírito empreendedor dos desempregados do concelho. Foto: mediotejo.net

As metodologias que serão aplicadas combinam instrumentos
utilizados em programas de aceleração de referência internacional, com metodologias e ferramentas focadas na partilha de conhecimento de forma estruturada, conduzindo os empreendedores a explorarem ideias e novos modelos de negócio, validando a viabilidade dos mesmos. Assim, minimiza-se o risco de apostas em projetos não sustentáveis, fomentando a criação de empresas sustentáveis e competitivas que contribuam para estimular a economia regional.

No fim do programa de aceleração, os projetos que evoluíram, a partir de ideias, serão apresentados a um júri, premiando-se as três ideias de negócio com melhor classificação.

O lançamento desta iniciativa iniciou-se pela CIMT, sendo que a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior encontra-se de momento a realizar as sessões temáticas. Em dezembro, a Pinhal Maior – espera arrancar com o programa de aceleração desta terceira edição do concurso “Moovideias”. E será encerrada com a 4.ª edição organizada pela ADIRN no seu território.

Esta iniciativa insere-se no projeto “Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo” e é desenvolvida através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Para submeter ideias de negócio e obter mais informações, os
interessados deverão consultar o site www.pinhalmaior.pt e preencher a ficha de candidatura, num formulário online disponibilizado para o efeito.

Esta quarta-feira, pelas 9h30, decorrerá a sessão de lançamento em Mação, no Centro Cultural Elvino Pereira.

 

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome