Médio Tejo | Cinco bandeiras azuis na região e obrigação de cumprir medidas de prevenção

A praia fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes. Créditos: mediotejo.net

São cinco as praias fluviais no Médio Tejo que vão hastear este ano a Bandeira Azul, galardão máximo que simboliza a qualidade das suas águas e outros fatores de relevo: Fontes e Aldeia do Mato (Abrantes), Agroal (Ourém), Bostelim (Vila de Rei) e Carvoeiro (Mação). As praias fluviais ficam no entanto obrigadas a implementar fortes medidas de prevenção do vírus. Devido à pandemia da covid-19, o tema deste ano é: “De volta ao mar, com a atitude de mudar”.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) acrescentou aos seus critérios para 2020 a obrigatoriedade da entidade responsável pela praia de cumprir as diretivas do governo relativas à prevenção do novo coronavírus. Neste sentido, terão que ser implementadas medidas de distanciamento físico, higienização de espaços e equipamentos e sensibilização dos utentes das zonas balneares para o comportamento adequado à situação.

A conferência de imprensa de anúncio dos galardoados com a Bandeira Azul em 2020 decorreu esta quarta-feira, 20 de maio, no Aquário Vasco da Gama, em Lisboa. O presidente da ABAE, Cláudio Nóbrega, salientou uma “época extraordinária, com medidas extraordinárias”, onde terá que se apelar ao bom comportamento individual e coletivo nestas zonas balneares.

PUB

Neste sentido, explicou, a ABAE fez um esforço para se adaptar às novas condições, aplicando um critério, específico para 2020, em que imputa às entidades responsáveis pelas praias de fazerem cumprir as normas nacionais de prevenção do vírus, com higienização de espaços, distanciamento físico e sensibilização de banhistas, etc.

“É saudável ir à praia, mas com os cuidados necessários”, frisou, referindo-se à decisão de manter o hastear das bandeiras azuis, um momento fortemente simbólico.

Questionado sobre a obrigatoriedade de haver zonas de isolamentos para casos suspeitos de Covid-19, o responsável referiu que tal não vai existir nas praias, considerando que não será necessário.

Na zona do Tejo há 57 praias com bandeira azul, mais três que em 2019 (Caxias, Paço de Arcos e Foz do Lizendro), ao longo de 16 concelhos. O Médio Tejo mantém as mesmas cinco do ano passado.

O hastear da Bandeira Azul na Praia Fluvial do Carvoeiro, em Mação, é um hábito há 14 anos, sendo a praia fluvial mais antiga da região a receber o galardão (Foto: CMMação)

A jovem praia fluvial de Fontes (Abrantes), na albufeira de Castelo do Bode, recebe a bandeira azul pela segunda vez consecutiva (estreou-se em 2019) e a de Carvoeiro (Mação) hasteia a bandeira pela 14ª vez. A Aldeia do Mato (Abrantes) conta a sua 10ª bandeira, o Bostelim (Vila de Rei) a quinta e o Agroal (Ourém) a quarta. Portugal vai ter 360 praias com bandeira azul, mais oito face a 2019.

As nossas praias fluviais

Aldeia do Mato no concelho de Abrantes Foto: mediotejo.net

Praia Fluvial de Aldeia do Mato, que se encontra na margem esquerda do Rio Zêzere, em plena Albufeira de Castelo do Bode, no concelho de Abrantes, recebe pela 10ª vez a Bandeira Azul, depois de ter sido hasteada em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017, 2018 e 2019.

Praia do Carvoeiro no concelho de Mação Foto: D.R.

Já a praia fluvial de Carvoeiro, no concelho de Mação, recebe esta distinção pela 14ª vez consecutiva, desde 2007. A estrutura é constituída por um paredão para contenção do caudal da ribeira, que resulta num enorme espelho de água que contempla também uma piscina para crianças.

Dispõe ainda de equipamentos complementares como os balneários públicos, um bar, Posto de Primeiros Socorros e uma zona coberta para refeições equipada com assadores.

Praia Fluvial do Bostelim em Vila de Rei Foto: mediotejo.net

A praia de Bostelim, em Vila de Rei, repete pela quinta vez o galardão, que conquistara pela primeira vez em 2016. Situada perto da ponte sobre a ribeira do Bostelim, esta praia desenvolve-se em zona florestal montanhosa próxima da povoação de Cabeça do Poço, nas margens da Ribeira da Isna.

Praia fluvial do Agroal, Ourém. Foto: mediotejo.net

A praia fluvial do Agroal conquista a Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo. O Agroal, situado na freguesia de Formigais, concelho de Ourém, é um espaço privilegiado no troço médio do Rio Nabão, marcado pela paisagem natural e pela nascente que corre com abundância durante todo o ano, permitindo ao rio manter um caudal razoável até à sua foz no Rio Zêzere, afluente do Tejo.

As águas do Agroal são ainda bastante conhecidas pelas suas capacidades terapêuticas para problemas de pele. Conquista a Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo.

Praia fluvial de Fontes em Abrantes Foto: mediotejo.net

praia fluvial de Fontes, no concelho de Abrantes, recebe pelo segundo ano a distinção, depois de em 2019 ter conquistado pela primeira vez o galardão.

Fontes hasteou a bandeira azul pela primeira vez em 2019 Foto: mediotejo.net

Inserida num dos belíssimos recantos da albufeira de Castelo de Bode, a praia fluvial de Fontes é motivo de orgulho pela infraestrutura ali criada em 2018 e que, agora concessionada a uma empresa local, apresenta diversos equipamentos de lazer e recreio, e uma zona de bar com vista para a piscina flutuante e para as águas límpidas e floresta verdejante.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here