- Publicidade -
Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Médio Tejo | CIM anuncia escolas vencedoras do concurso sobre alterações climáticas

Já são conhecidas as turmas vencedoras do Concurso de Ideias sobre riscos associados às Alterações Climáticas, que a CIM do Médio Tejo promoveu nas últimas semanas, em parceria com os Agrupamentos de Escolas da região.

- Publicidade -

O projeto vencedor na Categoria 2, destinada aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, incidiu sobre o ‘Combate biológico de pragas…um combate sustentável’, apresentado pela turma E do 8º ano do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento. O 2º lugar foi para a Turma E do 9º ano do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (Tomar), com o tema ‘Dia Mundial da Água’.

No ensino secundário, o 1º lugar foi para a Turma B1 do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Alcanena com o tema ‘Sumos a Granel’.

- Publicidade -

Para a CIM do Médio Tejo, este concurso revestiu-se de grande importância uma vez que colocou os alunos a debaterem e a trabalharem um assunto de grande importância e atualidade. Os prémios a atribuir às escolas serão computadores portáteis para os 1º lugares e um tablet ao 2º lugar.

Recorde-se que o concurso visou promover a sustentabilidade e a diminuição ou completa erradicação dos efeitos decorrentes das Alterações Climáticas através do envolvimento dos alunos na discussão sobre o tema, incentivando-os a refletir e criar soluções para problemáticas globais e/ou locais identificadas.

O concurso destinou-se a todos os alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário inscritos em escolas do Médio Tejo.

Não foram apresentadas candidaturas à categoria 1 destinada ao ensino básico. No que diz respeito à categoria 2, para alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico chegaram um conjunto de candidaturas interessantes e diferenciadoras, e, por esse motivo, e porque não foram apresentadas candidaturas na categoria 1, a CIM decidiu atribuir um 1º e 2º lugar à categoria 2. E, por último, na categoria 3 para alunos do ensino secundário, foi apresentada uma única candidatura.

Os resultados foram os seguintes:

Categoria 2 – alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico:

1º lugar – 8º ano Turma E, do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, da Escola Secundária c/3º ciclo do Entroncamento, com o tema: Combate biológico de pragas…um combate sustentável.

2 º lugar – 9 º ano Turma E, do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (Tomar), da Escola Secundária Santa Maria do Olival, com o tema: Dia Mundial da Água.

Categoria 3 – para alunos do ensino secundário:

1º lugar – 12º ano Turma B1, do Agrupamento de Escolas de Alcanena, da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Alcanena, com o tema:  Sumos a Granel.

O Médio Tejo Adapta-(se) enquadra-se na candidatura ao aviso PO SEUR – 08-2017-20 “Ações imateriais – Produção de informação e conhecimento (cartografia) e ações de comunicação e sensibilização sobre riscos associados às Alterações Climáticas”, eixo prioritário 2 “Promover a adaptação às Alterações Climáticas e a prevenção e gestão de riscos” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Este projeto compreende um investimento total de cerca de 375 mil euros e conta com 281 mil euros de apoio do Fundo de Coesão.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome