Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo: CHMT lidera rácios de primeiras consultas externas

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) está em primeiro lugar a nível nacional no grupo C na Percentagem de Primeiras Consultas Externas no total de Consultas Externas e no Rácio de Consultas Subsequentes por Primeiras Consultas, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde e comparando com hospitais comparáveis entre si, pela dimensão, número de utentes e profissionais, actividade clínica, entre outros factores.

- Publicidade -

Na análise é ainda referenciado o Centro Hospitalar de Leiria (em 7º lugar, com 33,9%), e o hospital de Santarém (12º lugar, com 28,3%), de um total de 16 instituições hospitalares.

Em declarações ao mediotejo.net, o presidente do Conselho de Administração do CHMT disse que estes números “são resultado de duas variáveis”, tendo destacado, por um lado, “a melhoria de organização interna, que tem sido implementada nos últimos tempos pelo atual Conselho de Administração” e, por outro lado, “o empenho e esforço dos profissionais de saúde (em particular os médicos) para responder de forma mais eficaz e célere às necessidades da população”.

- Publicidade -

“Isto significa que os nossos médicos estão a fazer mais consultas, sejam primeiras consultas, sejam consultas subsequentes, logo estão a prestar um atendimento mais célere aos cidadãos que servem, reduzindo tempos de espera para consultas”, sublinhou Carlos Andrade.

CHMT_3_Unidades_2015
O Centro Hospitalar do Médio Tejo é composto pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas. Foto: DR

Na Percentagem de Primeiras Consultas Externas no total de Consultas Externas, o CHMT lidera o ranking dos dados acumulados de janeiro a junho de 2016 no seu grupo (Grupo C) com 40,1%, seguido pela ULS do B. Alentejo e Centro Hospitalar do Vouga, ambos com 38,4%. No último lugar dos 16 grupos hospitalares analisados deste Grupo surge o Centro Hospitalar do Barreiro, com 24,1%.

Os dados reportados por cada instituição no Sistema de Informação para Contratualização e Acompanhamento (SICA) revelam ainda que o CHMT lidera o Rácio de Consultas Subsequentes por Primeiras Consultas com 1,5%, seguido da ULS do B. Alentejo e Centro Hpsitalar do Vouga com 1,6%. Na cauda da tabela está o CH do Barreiro com 3,2%.

Segundo o SICA, os dados referentes ao Total de Consultas Externas por região incluem os hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais), PPP (Parcerias Público-Privadas), SPA (Setor Público Administrativo) e Hospital da Prelada.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 quilómetros, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 260 mil habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, no distrito de Santarém, Vila de Rei, de castelo Branco, e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos de Portalegre.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here