Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Junho 12, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Celebrações do Dia Internacional dos Museus, concelho a concelho

O Dia Internacional dos Museus assinala-se esta terça-feira, dia 18 de maio, e haverá entradas gratuitas, webinares, visitas guiadas e novas exposições para conhecer em vários locais da região. Esta celebração, iniciada em 1977 por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), visa promover a reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento das sociedades.

ENTRONCAMENTO

- Publicidade -

Numa conjugação entre o Dia Internacional dos Museus e o seu sexto aniversário, o Museu Nacional Ferroviário (MNF) convida a uma visita gratuita (10h-18h) no dia em que também abre ao público uma nova loja e dois novos espaços expositivos: a “Sala dos Compressores” e a “Sala dos Simuladores”. O museu vai ainda disponibilizar online a integração do Museu Nacional Ferroviário no Google Arts & Culture, com cerca de 75 peças e uma exposição alusiva à Rotunda de Locomotivas.
No dia seguinte, 19, realiza-se às 10h e de forma virtual, um webinar sob o mote do Dia Internacional, “Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”, conduzido pelo presidente do Conselho de Administração do Museu Nacional Ferroviário, Manuel de Novas Cabral, moderado por Maria Vlachou (Acesso Cultura) e que conta com João Neto (APOM/Museu da Farmácia), Ana Marti (REMED), Sónia Lobato (UDIPSS), Carlos Costa (Universidade de Aveiro) e M. José Teixeira (FMNF) como oradores. O webinar realiza-se através da plataforma Zoom e é transmitido em direto na página de Facebook do Museu, sendo possível qualquer pessoa participar, necessitando apenas de se inscrever através do email museu@fmnf.pt.

Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento Créditos: mediotejo.net

MAÇÃO

- Publicidade -

O Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo convida, entre as 9h e as 17h, a uma visita gratuita ao museu e à descoberta da nova Experiência de Realidade Visual que conduz os visitantes a uma rocha integrante do complexo de arte rupestre do Tejo, submersa desde 1971. O convite estende-se também ao recentemente inaugurado Núcleo Museológico de Ortiga, dedicado ao rio e à cultura piscatória, com visitas gratuitas entre as 14h e as 18h.
Para finalizar o dia, pelas 21h, haverá um passeio guiado às Gravuras Rupestres de Cobragança, uma aventura noturna que inclui uma caminhada de 3 quilómetros, e que está limitada à inscrição de 20 participantes (através do email museu@cm-macao.pt ou do telefone 241 571 477).

Museu de Mação Créditos: mediotejo.net

OURÉM

O Museu Municipal promove um “Dia Aberto”, com visitas livres à Casa do Administrador (9h-13h) e um Peddy Paper matinal (10h) pela cidade de Ourém. A inscrição é gratuita mas obrigatória, através do email museu@cm.ourem.pt ou dos contactos telefónicos 249 540 900 e 919 585 003.
Também no concelho de Ourém, o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, promove gratuitamente visitas guiadas com duração de uma hora aos bastidores do museu, distribuídas em duas sessões, às 10h e 15h, limitadas a seis pessoas, sendo necessária marcação através do número de telefone 249 539 470. Ainda a propósito do Dia Internacional dos Museus e em parceria com a Liga de Amigos do Museu (LaMase), realiza-se na quinta-feira (16h30) um “Chá com Arte” online, onde se debaterá o tema do Dia Internacional deste ano “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, e onde Vânia Carvalho, coordenadora técnica do Museu de Leiria, figura como convidada. A transmissão decorre na página de Facebook do museu.

Casa do Administrador, núcleo do Museu Municipal de Ourém. Foto: CM Ourém

TOMAR

Na cidade templária, o Dia Internacional dos Museus é celebrado com a introdução de Visitas Virtuais 3D aos monumentos e núcleos museológicos. Se puder visitar Tomar neste dia, procure a sinagoga (a mais antiga de Portugal) ou aproveite o tempo primaveril para passear pela Mata dos Sete Montes, entrando por aí no Convento de Cristo, usando a belíssima Porta da Condessa, que esteve encerrada durante várias décadas.

TORRES NOVAS

O Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) associa-se a este movimento através de visitas comentadas (12h30-14h) e visitas direcionadas especialmente para os vizinhos do museu (15h30-19h). Ao longo do dia estarão em exposição trabalhos de artistas do Coletivo 249 – estrutura artística composta por jovens artistas emergentes com ligação ao concelho de Torres Novas – que contará com a presença dos artistas no local. O MMCR realiza ainda duas oficinas educativas: “O visível do invisível” (10h), mais dirigida para o pré-escolar, e “Sherlock Bones” (14h), que tem como público-alvo os alunos do ensino secundário. Na Escola Prática de Polícia de Torres Novas, e no âmbito do projeto Volver, é inaugurada às 18h30 a exposição “BOX: uma caixa de histórias, da Escola Prática de Cavalaria à Escola Prática de Polícia”.
Na manhã do dia 19 (10h30), há ainda lugar para uma conversa sob o tema “Recuperar e reimaginar os museus, mas como?”, que conta com a participação de Vânia Carvalho (Museu de Leiria), Isabel Victor (Museu do Sporting) e Andreia Conceição (Museu Marítimo de Sesimbra), e que é transmitida na página de Facebook do MMCR.
As oficinas e visitas comentadas ao museu carecem de inscrição prévia através do email museu.municipal@cm-torresnovas.pt ou do telefone 249 812 535.

Museu Municipal Carlos Reis. Foto: MMCR

Caso pretenda descobrir outros museus e ficar a conhecer um pouco mais a história e cultura da região do Médio Tejo, fizemos um artigo a pensar em si.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome