Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Autores da região partem à conquista da Feira do Livro de Lisboa

Quatro autores da região partem à conquista da 88ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorre no Parque Eduardo VII entre os dias 25 de maio e 13 de junho. O maior evento literário do país recebe Evelina Gaspar e Elsa Ribeiro Gonçalves no dia 26 de maio, António Lúcio Vieira no dia 2 de junho e Vera Dias António no dia 9 do mesmo mês, cujas obras literárias têm a chancela da Médio Tejo Edições.

- Publicidade -

O primeiro sábado é dia de lançamentos literários. Evelina Gaspar que conhece bem o mundo dos livros pela profissão ligada à Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha lança “Na Massa do Sangue”, o romance vencedor do Prémio Literário Médio Tejo Edições 2017 às 16h00 na Praça Amarela, com apresentação da escritora e autora do prefácio Patrícia Reis.

Duas horas depois, na Praça Verde, a jornalista tomarense Elsa Ribeiro Gonçalves partilha com os visitantes da Feira do Livro os pormenores da obra com que se estreia na palavra transformada em livro. O lançamento de “Singularidades de uma mulher de 40” conta com a presença da jornalista e responsável da Médio Tejo Edições Patrícia Fonseca.

- Publicidade -

Capas dos livros “Na Massa do Sangue” e “Singularidades de uma mulher de 40”. Fotos: DR

No segundo sábado é a poesia da região que se mete a caminho da capital, depois de ter sido dada a conhecer na região, e chega através dos “25 Poemas de Dores e Amores” escritos pelo poeta torrejano António Lúcio Vieira. A apresentação da obra do vencedor do Prémio Médio Tejo Edições 2017 na categoria de poesia está marcada para as 15h00 na Praça Verde e inclui a leitura de alguns poemas pela atriz e encenadora Ana Paula Eusébio.

O último fim-de-semana fica reservado para os costumes e tradições de Mação e as memórias imortalizadas pela socióloga Vera Dias António no livro “Mação, Retrato Falado”. A autora, natural deste concelho, terá a seu lado o presidente da autarquia maçaense, Vasco Estrela, e a editora Patrícia Fonseca durante a apresentação marcada para as 15h00 na Praça Verde.

Capas dos livros “25 Poemas de Dores e Amores” e “Mação, Retrato Falado”. Fotos: DR

Além dos quatro autores da região, a Médio Tejo Edições faz o lançamento de outra obra durante o evento, da escritora Ana Paula Costa. “O Azulador de Hortênsias”, o quarto livro da autora, é apresentado às 14h00 de dia 2 de junho na Praça Verde pelo jurista e escritor Álvaro Laborinho Lúcio. O momento será marcado pela leitura de excertos do texto pela atriz e encenadora Ana Paula Eusébio, adaptados pelo grupo TrêsMaisUm.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome