Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Alojamento Local não para de aumentar. Já são 483 unidades na região

Numa altura em que entra em vigor a nova legislação do Alojamento Local fomos tomar o pulso à realidade desta oferta hoteleira na nossa região. Um dos dados que salta à vista é o aumento imparável do número de unidades. Só nos 13 concelhos da região do Médio Tejo estão registadas 483 unidades de Alojamento Local, sendo Ourém o concelho com maior número, 192 registos, facto que se explica pelo fenómeno de Fátima.

- Publicidade -

O segundo Concelho da região com maior oferta de Alojamento Local é Tomar, com um total de 120 unidades.  São poucas as ruas do Centro Histórico que não tenham pelo menos um alojamento. Os números falam por si quando se analisa este boom de oferta hoteleira. No concelho de Tomar, desde o início do ano e até 22 de outubro, foram registadas 42 unidades, mais uma do que no ano todo de 2017.

Nos dias anteriores à entrada em vigor da nova legislação verificou-se um aumento significativo do registo de negócios deste género. Tudo para conseguir escapar às novas exigências da lei, mais onerosas e mais restritivas.

- Publicidade -

Autarquias e condóminos passam a ter uma palavra a dizer nesta oferta hoteleira. As Câmaras podem definir áreas de contenção onde o registo do alojamento local é suspenso por um ano. As assembleias de condóminos passam a poder opor-se, se existirem queixas reiteradas, à afetação de uma fração a essa atividade. Além disso, podem aprovar valores superiores de condomínio aos proprietários das frações com alojamento local, que são obrigados a ter um seguro multirrisco.

Para a ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, este tipo de estadia no turismo nacional oferece uma experiência turística diferente – alojamento em apartamentos, moradias, hostels e quartos – e é vista como um complemento à hotelaria tradicional.

Unidades de Alojamento Local*

Abrantes – 37

Alcanena – 11

Constância – 14

Entroncamento – 2

Ferreira do Zêzere – 43

Mação – 14

Ourém – 192

Sardoal – 6

Sertã – 19

Tomar – 120

Torres Novas – 15

Vila de Rei – 5

Vila Nova da Barquinha – 5

Outros concelhos:

Chamusca – 9

Golegã – 14

Gavião – 6

Santarém- 59

Distritos

Distrito de Santarém – 654

Distrito de Castelo Branco – 350

Distrito de Portalegre – 271

* Unidades registadas até 22 de outubro 2018                    

Fonte: https://rnt.turismodeportugal.pt

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome