- Publicidade -

Terça-feira, Janeiro 18, 2022
- Publicidade -

Médio Tejo | agenda 9 a 15 de outubro

Prepare-se pois a semana vai ser intensa. Passa-se mesmo muita coisa no Médio Tejo e o grande problema é que não conseguirá acompanhar todas as iniciativas culturais agendadas até domingo.

- Publicidade -

Acredite, as propostas da região ultrapassam a centena e não há área artística, nem faixa etária que fiquem fora do “programa”. Conheça as nossas sugestões e comece a organizar a agenda já hoje.

- Publicidade -

 CINEMA

Al Berto: Amar sem Medo
até dia 11 | 21h30 | Cinema Millenium
Filme de drama realizado por Vicente Alves do Ó sobre Al Berto no vigésimo aniversário da morte do poeta que tem como cenário Sines na época da revolução. Al Berto e os seus amigos personalizam a liberdade de amar sem medo, mas nem todos aqueles com quem partilham o quotidiano estão preparados para a mudança. Com Ricardo Teixeira, José Pimentão, Ana Vilela da Costa, João Villas-Boas e José Condessa.

- Publicidade -

Lego Ninjago: O Filme
até dia 11 | 15h30 | Cinema Millenium
Filme de animação e aventura realizado por Charlie Bean e Paul Fisher sobre a luta entre Lloyd, o Ninja verde, e os seus amigos guerreiros contra o senhor da guerra Garmadon que, além de maquiavélico é o pai de Lloyd. Nesta batalha para salvar a cidade de Ninjago os ninjas modernos e indisciplinados são ajudados pelo mestre Wu, perito em kung fu.

 DANÇA

Baile com… F&M
terça 10 | 15h00 | Centro Cívico de Alferrarede Velha
A iniciativa “A Menina Dança?” continua com mais um momento de convívio dedicado ao público sénior, promovendo o encontro de gerações na pista de dança ao som da banda F&M.

 MÚSICA

Recital de Saxofone e Piano
sábado 14 | 21h30 | Sociedade Recreativa de Bemposta
O saxofone de José Miguel Rodrigues e o piano de Nádia Roseiro juntam-se para proporcionar uma noite cultural nesta sessão do programa municipal “Art’andante”.

 OUTROS

MANOBRAS – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
sábado 14 | diversos horários | Cineteatro S. Pedro
As propostas desta semana incluem dois espetáculos da Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora no cineteatro municipal. O programa começa de manhã (10h30) com D. Quixote em “Queixa-te” e envolve o público no Teatro de Papel à tarde (15h00) com “Caixa das Histórias Ensarilhadas”. Ambos mantêm-se pela região e são apresentados em Alcanena (Cine-Teatro São Pedro) nos dias 21 e 22 de outubro, respetivamente.

 FOTOGRAFIA

Gravidade Zero
sábado 14 | 17h00 | Centro Ciência Viva do Alviela
A exposição de Cristiana Gomes tem como elemento comum as gotas de água com que apresenta diversas perspetivas. Os trabalhos da docente de Educação Visual e Tecnológica e apaixonada pela fotografia desde o curso de Técnico de Artes Gráficas ficam patentes até 30 de dezembro.

 LIVROS

O Programa Segue Dentro de Momentos
sábado 14 | 16h00 | Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira
A biblioteca municipal recebe a apresentação do livro autobiográfico de Júlio Isidro, conhecido por diversas gerações pela ligação de décadas à rádio e à televisão.

 MÚSICA

Noite de Fados
sábado 14 | 21h30 | Salão Paroquial Ana Sonça
A iniciativa inserida na Festa em Honra de São Sebastião e Santo António propõe que se faça silêncio para ouvir os fadistas Manuel João Ferreira, Teresa Tapadas e Nani Nadais acompanhados pela guitarra portuguesa de Luís Ribeiro e a viola de Pedro Pinha.

 OUTROS

MANOBRAS – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
13 e 14 | diversos horários | Cine-Teatro São Pedro – Café Concerto
O festival continua com o espetáculo “Museu da Existência”, da Companhia Amarelo Silvestre. Ao abrir as portas de casa ao Sr. Melo, cada pessoa partilhou um pouco de si através dos objetos doados e emprestados para o museu que este colecionador construiu e apresenta em palco às 14h30 e 21h30 de sexta-feira e às 16h00 e 21h30 de sábado.

 s/ informação

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 15 | diversos horários e locais
Os caminhantes vão cruzar-se com a música dos Desbundixie (18h00) a 12 e o novo circo do “Circo à Mostra” de Erva Daninha (17h00) a 13. A 14 chega o teatro de rua “Fita Cola” do Projeto EZ (12h00 e 16) e o projeto comunitário “Andar” de Aldara Bizarro. Leonor Keil traz a dança com “Bianca Branca” (11h00 e 15h00) a 15 e a peça teatral “Viajantes Solitários” do Teatro do Vestido andam pelo concelho nos dias 12, 13 e 15 (21h30).

 INFANTOJUVENIL

Atividades na biblioteca
10 a 13 | s/ info | Biblioteca Municipal do Entroncamento
As atividades lúdico-educativas dirigidas às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico continuam esta semana com o desafio “À Descoberta da Roda dos Alimentos”, que também se realiza no dia 17.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 15 | diversos horários e locais
Os caminhantes vão cruzar-se a 12 com o novo circo “Espera” da companhia espanhola Circo EIA (21h30) e a 13 com o teatro de rua “Velocipédia” do Projeto EZ (10h00 e 16h00). O teatro chega a 14 com o sotaque italiano da companhia Teatro Necessario na peça “Nuova Barberia Carloni” (21h30). O teatro de rua regressa a 15 com “Chez Jopie” do holandês Delinus (15h00) e a música marca presença com os Desbundixie (16h00).

 MÚSICA

Projeto Recordar e Cantar
9 a 13 | 14h30 | diversos locais
A professora Elisabete Loureiro orienta esta iniciativa do Clube Sénior que passa pela antiga junta de freguesia do Penhascoso a 9, a antiga escola primária de Rosmaninhal a 10, na associação de Chão de Lopes a 11, no salão paroquial de Queixoperra a 12 e pela junta de freguesia de Ortiga a 13. A atividade exige inscrição prévia.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 15 | diversos horários e locais
Os caminhantes vão cruzar-se a 13 com o projeto comunitário “Andar” de Aldara Bizarro (18h00) e a música dos Danças Ocultas (21h30). O novo circo do “Circo à Mostra” de Erva Daninha anda pelo concelho a 12 e a 14, sempre às 11h30, e os Desbundixie tocam no dia 14 (18h00). A 15 chegam a narração de histórias de Luís Correia Carmelo e a concertina de Nuno Morão no projeto “Contatinas” (16h00) e a guitarra clássica de “Filho da Mãe” (18h00). Ao longo dos quatro dias é possível descobrir o percurso artístico “O Caminho dos Mistérios?” de Marina Palácio com ponto de encontro na Antiga Colegiada / Igreja Matriz (10h30).

 INFANTOJUVENIL

Mini Yoga entre Livros
sábado 14 | diversos horários | Biblioteca Municipal de Ourém
As crianças entre os 2 e os 6 anos de idade têm à sua espera novas aulas de yoga dinamizadas pela instrutora Cristina Santos. Os mais pequenos (2 – 3 anos) começam às 10h00 e os mais velhos (4 – 6 anos) às 10h45. A atividade exige inscrição prévia.

 LIVROS

A 13 de Maio na Cova da Iria: Uma Visão Antropológica das Aparições de Fátima
sábado 14 | 17h30 | Biblioteca Municipal de Ourém
Apresentação da obra literária de Aurélio Rosa Lopes, antropólogo e estudioso do fenómeno fatimita, na qual é apresentada uma análise social e antropológica das Aparições de Fátima em 1917 e as suas consequências até ao presente.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 15 | diversos horários e locais
Os caminhantes vão cruzar-se com a música dos Desbundixie a 13 e o teatro de rua “Hotel la Rue” da companhia espanhola Teatro Totonco a 14, sempre às 18h00. A Orquestra Caminhos”, projeto comunitário desenvolvido por António Serginho, surge pela primeira vez em palco a 15 (16h00). Ao longo dos quatro dias é possível descobrir o percurso artístico “Phonambient” de Gustavo Costa com ponto de encontro na Praça da República (14h30).

 CINEMA

Bigfoot Júnior
domingo 15 | 15h00 / 17h00 | Cineteatro Tasso do Clube da Sertã
Filme de animação realizado por Jeremy Degruson e Ben Stassen sobre Adam, o adolescente que acaba por perceber a razão de ser diferente ao descobrir que o pai desaparecido há anos vive numa floresta e é… o Bigfoot. Parte numa aventura e o reencontro permite-lhe saber que o pai se escondeu da poderosa HairCo. para proteger o seu ADN. No entanto, a aventura torna-se maior quando pai e filho percebem que a multinacional seguiu Adam…

IT
13 e 15 | 21h30 | Cineteatro Tasso do Clube da Sertã
Filme de terror realizado por Andy Muschietti sobre o grupo de pré-adolescentes que se depara com os seus maiores medos quando decidem confrontar Pennywise, o palhaço responsável por crimes e violência ao longo dos séculos, após o desaparecimento de crianças na cidade de Derry, Maine. Com Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher e Finn Wolfhard.

 CINEMA

3 Novas Curtas Portuguesas
terça 10 | 19h00 | Cine-Teatro Paraíso
A sessão desta semana inclui a exibição de três curtas-metragens de realizadores portugueses. “Cidade Pequena”, de Diogo Costa Amarante, venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2017, “Farpões Baldios”, de Marta Mateus, recebeu o Prémio da Competição Internacional do Curtas de Vila do Conde e estreou na Quinzena dos Realizadores em Cannes, e “Coelho Mau”, de Carlos Conceição participou na Semana da Crítica em Cannes.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 15 | diversos horários e locais
Os caminhantes vão cruzar-se duas vezes com o teatro de rua “Chez Jopie” do holandês Delinus a 12 (15h00 e 21h30) e o teatro chega a 13 com o sotaque italiano da companhia Teatro Necessario na peça “Nuova Barberia Carloni” (17h30). A 14 é a vez da narração de histórias de Luís Correia Carmelo e a concertina de Nuno Morão no projeto “Contatinas” (21h30). O teatro de rua regressa a 15 com “Velocipédia” do Projeto EZ (15h00 e 18h00) e a música reafirma-se pela voz da moçambicana Selma Uamusse (21h30).

Feira de Santa Iria
13 a 15 | diversos horários | Várzea Grande
O evento emblemático dura até dia 22 e as propostas culturais desta semana incluem a música da Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira a 13 (21h00) e da Banda Filarmónica Gualdim Pais a 14 (22h30). A dança marca presença com as atuações dos Ranchos Folclóricos de S. Miguel de Carregueiros (20h30) e “Os Camponeses” de Peralva (21h30) a 14 no domingo com o Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira (16h00) e os Ranchos Folclóricos “Os Canteiros” de Pedreira (17h00) e de Linhaceira (18h00).

 INFANTOJUVENIL

Sábados à Grande
sábado 14 | 10h00 | Centro Ambiental (Mata dos Sete Montes)
As atividades dedicadas aos mais novos, com idades entre os seis e os dez anos de idade, continuam no primeiro dia do fim-de-semana com um toque ambiental no atelier criativo em que têm a oportunidade de criar molduras naturais. Atividade com inscrições obrigatórias até dia 12.

 LIVROS

Fragmentos de mim
sábado 14 | 16h00 | Complexo Cultural da Levada
A autora Graça Costa partilha as suas palavras com o público nesta obra literária, que junta às do blog “Fragmentos de mim e dos meus outros eus”.

 MÚSICA

Surma
sábado 14 | 22h00 | Cem Soldos
O auditório do Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS) recebe a artista no dia seguinte ao lançamento do álbum de estreia “Antwerpen”, depois da sua passagem pela aldeia durante o Festival Por Estas Bandas em 2015 e na edição deste ano do Festival Bons Sons. Débora Umbelino já levou a exploração de novos ambientes sonoros a sete países com mais de 150 concertos e neste trabalho discográfico trabalhou com os elementos dos First Breath After Coma, que integram a Casota Collective.

 OUTROS

Vultos 2: Escape-Game de Terror
13 e 14 | 20h00 | Antigo Colégio
Os participantes são desafiados pela Mysterio Tomar a percorrer as salas escuras e corredores tenebrosos do Antigo Colégio nas sextas-feiras e sábados até 30 de dezembro, vestindo a pele de um jornalista de investigação que tem de resolver enigmas e encontrar a saída no prazo de uma hora. Não basta seguir as pistas, também é necessário conseguir escapar aos imprevistos e aos encontros inesperados…

 CINEMA

Blade Runner 2049
até dia 11 | 15h10 / 17h30 / 21h10 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de ficção científica e thriller realizado por Denis Villeneuve em que o caçador de andróides “K” decide procurar Rick Deckard, um ex-caçador desaparecido há 30 anos, depois de descobrir um segredo com o potencial de destruir o que resta da sociedade. Com Harrison Ford, Ryan Gosling, Ana de Armas e Jared Leto.

Kingsman: O Círculo Dourado
até dia 11 | 18h10 / 21h15 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de ação, aventura e comédia realizado por Matthew Vaughn sobre a união entre os Kingsman, cuja base é destruída, e a Statesman, outra organização secreta de espionagem americana desconhecida até à data. Os agentes de ambos vão ter que trabalhar juntos para derrotar um inimigo comum implacável para salvar o mundo. Com Taron Egerton, Colin Firth e Mark Strong.

Lego Ninjago: O Filme
até dia 11 | 13h10 / 15h15 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de animação e aventura realizado por Charlie Bean e Paul Fisher sobre a luta entre Lloyd, o Ninja verde, e os seus amigos guerreiros contra o senhor da guerra Garmadon que, além de maquiavélico é o pai de Lloyd. Nesta batalha para salvar a cidade de Ninjago os ninjas modernos e indisciplinados são ajudados pelo mestre Wu, perito em kung fu.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 15 | diversos horários e locais
Os caminhantes vão cruzar-se com o teatro de rua “Passagem” da companhia PIA a 12 e 13 (21h30) e “Chez Jopie” do holandês Delinus a 14 (15h00 e 23h00). A 13 chegam a narração de histórias de Luís Correia Carmelo e a concertina de Nuno Morão no projeto “Contatinas” (11h00) e o novo circo da companhia Erva Daninha surge a 14 e 15 com o espetáculo “E-nxada” (18h00). Ao longo dos quatro dias é possível descobrir o percurso artístico “Passos possíveis para «caminhares» mais sensíveis” de Yola Pinto com ponto de encontro no Jardim da Liberdade, em frente ao Convento do Carmo (16h00).

 MÚSICA

Menina
sábado 14 | 21h30 | Teatro Virgínia
Cristina Branco alia as raízes conservadoras e tradicionalistas do fado a novas abordagens no mais recente trabalho discográfico que inclui temas originais de autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes. O álbum recebeu o Prémio de Melhor Disco de 2016 pela Sociedade Portuguesa de Autores no passado mês de março e valeu-lhe a nomeação para os Globos de Ouro como Melhor Intérprete Individual em 2016. No palco é acompanhada pela guitarra portuguesa de Bernardo Couto, o contrabaixo de Bernardo Moreira e o piano de Victor Zamora.

 MÚSICA

19º Tunicoto – Encontro de Tunas de Vila de Rei
sábado 14 | 21h15 | Auditório Municipal de Vila de Rei
A Villa D’el Rei Tuna – Tuna Académica do Concelho de Vila de Rei organiza mais uma edição da iniciativa na qual se junta à EST’eS la Tuna Masculina – Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, à Tuna Feminina de Medicina do Porto e à Tuna Académica do IADE – Instituto Superior de Artes Visuais, Design e Marketing de Lisboa. A noite fica completa com um Arraial Popular junto às tasquinhas do Parque de Feiras.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 15 | diversos horários e locais
Os caminhantes vão cruzar-se duas vezes a 12 com o teatro de rua “Fita Cola” do Projeto EZ (11h00 e 18h30) e uma a 13 com o novo circo “Espera” da companhia espanhola Circo EIA (21h30). A 14 chegam a narração de histórias de Luís Correia Carmelo e a concertina de Nuno Morão no projeto “Contatinas” (11h00) e a música de Criatura (22h00). A 15 é a vez do teatro com sotaque italiano da companhia Teatro Necessario na peça “Nuova Barberia Carloni” (17h00). Ao longo dos quatro dias é possível descobrir o percurso artístico “Quem foi? – Policiários de uma antiga Vila Nova” de Luís Correia Carmelo com ponto de encontro no Centro Cultural (12 a 14 às 14h00 e dia 15 às 11h00).

 INFANTOJUVENIL

Big Weekend
14 e 15 | 15h00 | Parque Ribeirinho
O fim de semana é para ser gozado em grande nesta iniciativa em que os participantes podem usufruir de duas tardes com ateliers infantis, insufláveis, slide, tenda com Djs, slackline e bola insuflável aquática. As atividades terminam às 19h00.

 MÚSICA

Jazz & Blues
sexta 13 | 22h00 | CIR Ex-Tuna
A noite de sexta-feira 13 em Moita do Norte é de sorte para quem assisitir a mais um momento de “Jazz&Blues”. A próxima sessão junta Jorge Esperança e Alexandre Bento no palco do Clube Instrução e Recreio.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome