Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | Agenda 8 a 14 de outubro

Ainda tem dias de férias para tirar? Então aconselhamos que o faça pois as iniciativas a decorrer no Médio Tejo até ao próximo domingo justificam dias inteiros dedicados à cultura. O número de propostas diárias adensa-se ao longo da semana e culmina nos últimos dias de forma plena.

- Publicidade -

O dom da ubiquidade dava jeito para conseguir estar presente nos espetáculos de teatro, dança, circo contemporâneo, marionetas e forma animadas, e música. Se conseguir clonar-se talvez seja possível, mas terá de ser muitas vezes pois também tem sessões de cinema, exposições de artes plásticas, apresentações de livros, sessões de leitura, folclore…

O melhor é ficar a conhecer a agenda cultural da região e escolher. Divirta-se!

- Publicidade -

 INFANTOJUVENIL

Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
sábado 13 | 10h00 | Biblioteca Municipal António Botto
O espetáculo “Lobo Mau”, da Red Cloud Teatro de Marionetas faz parte do programa da segunda edição do festival e é apresentado neste concelho no dia 18 de outubro, às 10h00, na Sociedade Artística Tramagalense. No entanto, as crianças entre os 6 e os 12 anos começam a ser envolvidos pelo universo da peça numa oficina em que têm contacto com a técnica de animação por recortes e são convidados a criar uma pequena animação. A iniciativa exige inscrição.

 CINEMA

Johnny English Volta a Atacar
até dia 10 | 21h30 | Cinema Millenium
Filme de comédia e ação realizado por David Kerr sobre o regresso do agente secreto, que entretanto se tornou professor de geografia, com a missão de salvar a agência depois desta ter sido alvo de um ataque cibernético e das identidades dos agentes no ativo terem sido reveladas. Com Rowan Atkinson, Olga Kurylenko, Emma Thompson e Jake Lacy.

Smallfoot: Uma Aventura Gelada
até dia 10 | 18h00 | Cinema Millenium
Filme de animação e aventura realizado por Karey Kirkpatrick e Jason Reisig inspirado na lenda do “Pé Grande” e apresenta Migo, o ieti que vive num dos pontos mais altos dos Himalais e acredita ter encontrado um “smallfoot”, ou seja, um humano. Gozado pelos que o rodeiam decide descer a montanha para encontrar a estranha criatura que muitos dizem ser perigosa e acaba por ter sucesso quando se cruza com Percy.

 LIVROS

Abrantes a Ler: Leitura, Identidade e Cidadania
terça 9 | diversos horários | Biblioteca Municipal António Botto
As atividades de outubro na biblioteca municipal começaram com duas das três sessões previstas em que se aborda o tema “Ler para conhecer: Património e Identidade” nos passados dias 2 e 4. esta semana realiza-se a terceira sessão e os participantes podem optar entre o horário das 10h30 e das 14h00.

 MÚSICA

Recital de Saxofone
sábado 13 | 21h30 | Junta de Freguesia do Pego
O programa municipal de itinerância cultural “Art’andante” continua a percorrer as freguesias do concelho e esta semana propõe um recital de saxofone com José Miguel Rodrigues, acompanhado ao piano por Helena Vasques de Carvalho e participação especial de Liliana Pessoa.

 TEATRO

XII Mostra de Teatro
sábado 13 | 10h00 | Sede do Grupo de Teatro Palha de Abrantes
A iniciativa organizada pelo Grupo de Teatro Palha de Abrantes inclui o I Fórum de Teatro de Amadores do Médio Tejo, até às 19h00, com diversas apresentações durante a amanhã e um momento de discussão entre os grupos de teatro participantes, seguida pela apresentação das conclusões, durante a tarde. Igualmente prevista no programa está a estreia da peça “A Voz Humana”, de Jean Cocteau, às 18h00.

 TEATRO

Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
domingo 14 | 16h00 | Grupo Desportivo da Graça, Bugalhos
O festival passa pelo concelho esta semana com as marionetas de grande dimensão de “EntreMundos”, da companhia PIA – Projetos de Intervenção Artística, que dão a conhecer o mundo através das perspetivas, formas e dimensões da visão das crianças através de técnicas de construção e manipulação. O espetáculo foi apresentado em Tomar e em Abrantes a 14 e 28 de setembro, respetivamente.

 DIVERSOS

Costura e Bordados da Academia Sénior
segunda 8 | horário de funcionamento | Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira
Os trabalhos realizados na disciplina de Costura e os Bordados da Academia Sénior de Alcanena são partilhados com o público na exposição que integra o programa de abertura do ano letivo 2018/19. A mostra pode ser visitada até 5 de novembro, entre as 10h00 e as 18h00 dos dias úteis, com encerramento para almoço entre as 13h00 e as 14h00.

 ARTES PLÁSTICAS

IntegrArte
quarta 10 | 11h00 | Câmara Municipal de Constância
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) assinala o Dia Mundial da Saúde Mental com a exposição que reúne os trabalhos de pintura e poesia dos utentes do Serviço de Psiquiatria. A mostra criada com o com o objetivo de minimizar o estigma associado às pessoas com perturbação mental fica patente até 18 de outubro. Nesta data, os utentes do Hospital de Dia de Psiquiatria realizam uma visita ao Centro de Ciência Viva de Constância.

We are all Family
sábado 13 | 17h00 | Antiga Cadeia
A exposição com os trabalhos de pintura de Massimo Esposito é inaugurada no início do fim-de-semana e fica patente ao público até 11 de novembro, partilhando a perspetiva do pintor italiano sobre a importância da união dos elementos da mesma família, a raça humana, cujas diferenças individuais devem contribuir para a riqueza do todo. A reflexão artística pode ser visitada entre as 14h00 e as 17h00, exceto às segundas-feiras.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 14 | diversos horários e locais
A iniciativa organizada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo leva à cidade ferroviária o Bestiário à Solta nos três dias com a apresentação de “Deixem-nos Ser”, a 12, no Parque Verde do Bonito e no Jardim Afonso Serrão Lopes, local que recebe, a 13, “Tenho um Bicho cá por dentro” e, a 14, “Curo-vos de todos os males”. O programa inclui passagem pelo Centro Cultural no concerto de Lisboa String Trio, a 12, e na performance de dança e teatro de Rua “Yann Lleureux”, da companhia Flagrant Délire, a 13. As mesmas áreas artísticas juntam-se na performance “Mulier”, da companhia Maduixa, no Complexo Desportivo, a 14.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 e 13 | diversos horários e locais
A edição de 2018 do terceiro momento do ano em que o projeto Caminhos anda pela região faz paragem no concelho com o teatro de rua do Bestiário à Solta, Histórias do Bestiário Tradicional Português no Centro Escolar de Areias a 12 e na Biblioteca Municipal Dr. António Baião a 13. O teatro volta a estar presente no programa de dia 13 com a apresentação do espetáculo “Crassh Babies 2.0”, do projeto CRASSH no Centro Cultural.

 MÚSICA

Quintais nas Praças do Pinhal
domingo 14 | diversos horários | Mação
A cultura junta-se aos produtos regionais e ao artesanato presentes entre as 09h00 e as 18h00, com a “Funfarra” da SFUM, que anima os visitantes às 10h00 e às 15h00. O programa inclui ainda o workshop “Alimentação dos Quintais – Comer Bio, Comer Bem”, promovido pela Associação de Pais de Mação, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de outubro.

 INFANTOJUVENIL

Uma Caixa, Muitas Histórias
terça 9 | 10h30 | Biblioteca Municipal de Ourém
As terças-feiras de outubro são dia da hora do conto em que Sílvia Rodrigues parte do livro “A Caixa”, de Min Flyte, e diverte as crianças até aos 6 anos de idade. A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia.

Avós
sábado 13 | 11h00 | Biblioteca Municipal de Ourém
Helena Caetano e Marta Presume dinamizam este teatro musicado dirigido a crianças com mais de 18 meses de idade e que se inspira na obra literária “Avós”, com autoria de Chema Heras e ilustração de Rosa Osuna. A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia.

Danças com a Família
domingo 14 | 15h00 | Casa do Administrador – Museu Municipal de Ourém
A iniciativa em que as famílias se juntam para dançar é orientada por Dulce Maurício e tem como objetivos desenvolver a coordenação motora, consciência rítmica, criatividade, socialização e memória, trabalhar o movimento no tempo e no espaço e explorar o movimento de forma livre, divertida e descontraída.

 CINEMA

O Processo
quarta 10 | 21h30 | Centro Cultural Gil Vicente
Documentário realizado por Maria Augusta Ramos sobre o processo judicial que levou à destituição de Dilma Rousseff, no qual acompanhou a equipa de defesa da ex-presidente brasileira e apresenta os bastidores do Senado e do Congresso.

 MÚSICA

Encontro de Bandas Filarmónicas
sábado 13 | 15h30 | Centro Cultural Gil Vicente
A décima primeira da iniciativa organizada pela Filarmónica União Sardoalense começa com a concentração da banda anfitriã e das convidadas (Sociedade Recreativa e Musical Alegretense e a Sociedade Filarmónica Maceirense) na Praça da República, de onde seguem para o centro cultural para atuar a partir das 16h30.

 DIVERSOS

Caminhos da Pedra
12 a 14 | diversos horários e locais
Os caminhos da cultura voltam a ser trilhados no concelho e o primeiro fim-de-semana da iniciativa inclui a apresentação do espetáculo de teatro “Catabrisa”, da Companhia Instável nos dias 12 e 13 no quartel dos Bombeiros Municipais e o percurso artístico “Pedra a Pedra”, criado por Ana Bento, nos três dias, com partida no Largo do Pelourinho.

 CINEMA

A Turma da Noite
sexta 12 | 21h30 | Cineteatro Tasso do Clube da Sertã
Filme de comédia realizado por Malcolm D. Lee sobre Teddy Walker que se inscreve no ensino noturno para conseguir concluir o secundário. As aulas começam, trazendo novos colegas com o mesmo desejo de terem uma vida nova e com eles também surge uma professora mais exigente do que qualquer um gostava de ter. Com Kevin Hart, Tiffany Haddish e Anne Winters.

California Typewriter
sábado 13 | 21h30 | Cineteatro Tasso do Clube da Sertã
Documentário realizado por Doug Nichol sobre aqueles que têm a vida ligada às máquinas de escrever, seja na carreira profissional, na vertente de colecionador ou pelo simples gosto que muitas vezes se transforma em obsessão. A exibição deste filme com a participação de Silvi Alcivar, Ken Alexander e Tom Hanks é acompanhada por algumas curtas-metragens e integra o programa da inauguração da exposição “Máquinas de escrever literatura” na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes nesta data (17h00).

Snow: O Espelho da Rainha
domingo 14 | 15h00 / 17h00 | Cineteatro Tasso do Clube da Sertã
Filme de animação realizado por Aleksey Tsitsilin sobre a nova aventura de Kiara que, acompanhada pelo troll Orm, volta a confrontar-se com a Rainha da Neve um ano depois de ter derrotado e se depara agora com com um novo poder maléfico: um espelho que reflete o pior de cada pessoa e permite que a rainha controle quem quiser.

 DIVERSOS

Máquinas de escrever literatura
sábado 13 | 17h00 | Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes
A exposição dá a conhecer máquinas de escrever de nomes incontornáveis da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill, Fernando Assis Pacheco, Fernando Namora, José Cardoso Pires, Margarida Vale de Gato, Maria Gabriela Llansol, Almeida Faria, Ruben A., Manuel António Pina, Hélia Correia e Jaime Rocha até dia 30 de novembro. A inauguração inclui um concerto de cravo com Joana Bagulho, acompanhada por uma orquestra de máquinas de escrever.

 CINEMA

Aparição
terça 9 | 19h00 | Cine-Teatro Paraíso
Filme de romance e drama realizado por Fernando Vendrell a partir do livro homónimo de Vergílio Ferreira que conta a história de Alberto Soares, um jovem professor colocado em Évora, onde encontra um amigo do falecido pai, o Dr. Moura, que lhe apresenta as três filhas. As suas reflexões são partilhadas com os seus alunos do liceu e decide escrever um romance sobre a morte no qual é protagonista. Com Jaime Freitas, Victória Guerra, Rita Martins e Rui Morisson.

 LIVROS

Intervenção Psicológica com Jovens Agressores
terça 9 | 21h00 | Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca
A obra literária de Paula Vagos, Diana Ribeiro da Silva e Nélio Brazão e Daniel Rijo é apresentado pelo último autor, partilhando as ideias principais do guia criado com a finalidade de auxiliar psicólogos, pais e professores e lidam com jovens agressores.

 TEATRO

Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
terça 9 | 11h00 | Complexo Cultural da Levada
A Fértil Associação Cultural explica no auditório porque “Eu é Que Conto” no espetáculo teatral em que o público é surpreendido pela criatividade da uma senhora, muito distraída, que coleciona livros. Ela também é uma contadora de histórias e não vai esquecer os contos dos Irmãos Grimm, nem os que fazem parte da tradição portuguesa.

 DIVERSOS

Feira de Santa Iria
12 a 14 | diversos horários | Mercado Municipal de Tomar
O evento anual está de regresso à cidade templária e uma vez inaugurada a feira, às 17h00 de sexta-feira, só se despede no dia 21, arrancando o programa cultural às 21h00 deste dia com a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. No sábado atuam o Rancho Folclórico São Miguel de Carregueiros (20h30), o Rancho Folclórico “Os Canteiros” da Pedreira (21h30) e a Banda Payalvense Manoel de Mattos (22h30). No domingo chega a vez do Rancho Folclórico de Linhaceira (16h00), do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho (17h00) e da Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira (18h30).

Caminhos da Pedra
12 a 14 | diversos horários e locais
O programa inclui o percurso artístico “Iria”, criado por Tiago Correia, na Mata dos Sete Montes e com ponto de partida no Posto de Turismo nos três dias. O teatro de rua do Bestiário à Solta, Histórias do Bestiário Tradicional Português anda pelo Parque Infantil a 12 e 13, passando na última data também pelo Complexo Cultural da Levada e a 14 pelo Jardim do Mouchão. A música de Lula Pena sobe ao palco no Complexo Cultural da Levada a 12 e a de Marta Pereira da Costa ao do Cine-Teatro Paraíso a 14. Pelo meio surge o teatro de rua da companhia Madiuxa, que apresenta “Mulier” na Praça da República a 13.

 CINEMA

Johnny English Volta a Atacar
até dia 10 | 13h05 / 15h05 / 17h05 / 19h05 / 21h05 | Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping
Filme de comédia e ação realizado por David Kerr sobre o regresso do agente secreto, que entretanto se tornou professor de geografia, com a missão de salvar a agência depois desta ter sido alvo de um ataque cibernético e das identidades dos agentes no ativo terem sido reveladas. Com Rowan Atkinson, Olga Kurylenko, Emma Thompson e Jake Lacy.

Peppermint
até dia 10 | 21h15 | Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping
Filme de ação, drama e thriller realizado por Pierre Morel sobre Riley North que recupera depois de assistir ao assassinato do marido e da filha. Quando a justiça falha em castigar os culpados, Riley decide fazê-la pelas próprias mãos e no quinto aniversário da tragédia começa a colocar em prática o seu plano de vingança. Com Jennifer Garner, Michael Mosley e John Gallagher Jr..

Smallfoot: Uma Aventura Gelada
até dia 10 | 15h30 / 18h15 | Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping
Filme de animação e aventura realizado por Karey Kirkpatrick e Jason Reisig inspirado na lenda do “Pé Grande” e apresenta Migo, o ieti que vive num dos pontos mais altos dos Himalais e acredita ter encontrado um “smallfoot”, ou seja, um humano. Gozado pelos que o rodeiam decide descer a montanha para encontrar a estranha criatura que muitos dizem ser perigosa e acaba por ter sucesso quando se cruza com Percy.

Venom
até dia 10 |13h10 / 15h25 / 18h10 / 21h10 | Cinemas Castello Lopes – C.C. TorreShopping
Filme de ação, terror e ficção científica realizado por Ruben Fleischer sobre o jornalista Eddie Brock que acaba por se transformar numa cobaia científica quando investiga a empresa de genética Life Foundation. O corpo de Ruben passa a ser usado por um ser alienígena, transformando-o em Venon e levando-o a matar de forma descontrolada. Com Tom Hardy, Michelle Williams e Woody Harrelson.

 LIVROS

Meridiano 28
segunda 8 | 21h30 | Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes
A obra literária lançada este ano pelo romancista e colunista Joel Neto é apresentada ao público em geral à noite, depois da primeira sessão dirigida para alunos do ensino secundário ao início da tarde. O romance editado com a chancela da Cultura Editora também é partilhado com alguns amigos de infância na segunda sessão uma vez que chegou a morar no concelho quando era criança.

Falar de Barriga Cheia
sexta 12 | 16h00 | Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes
A sessão de leitura para grávidas é a primeira das que passam a realizar-se regularmente na biblioteca municipal, sempre no no último dia da semana, retomando a iniciativa que já conta três anos de existência. Os pais também podem participar nas leituras para os seus bebés e as próximas sessões têm previstas oficinas de diversas áreas, como yoga ou alimentação para bebés.

 MÚSICA

Viviane
sábado 13 | 21h30 | Teatro Virgínia
A voz da cantora portuguesa ganha o sotaque de Edith Piaf num concerto que também a leva às origens, com terra natal no Sul de França. O ambiente parisiense de meados do século passado envolve o público com temas como “La vie en rose“, “Padam Padam“, “Non rien de rien”, “Sous le ciel de Paris”, “Milord” ou “Mon Dieu”, presentes no CD dedicado à diva francesa, recentemente lançado.

Encontro de Bandas Filarmónicas
domingo 14 | 15h00 | Praça 5 de Outubro
A Banda Operária Torrejana, o Centro Recreativo e Musical do Outeiro Grande, a Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense, a Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense, a Sociedade Filarmónica União Matense, a Sociedade Filarmónica União Pedroguense, a Sociedade Musical União e Trabalho e a Sociedade Velha Filarmónica Riachense juntam-se nesta iniciativa. Os concertos marcados para o início da tarde são antecedidos por uma arruada às 11h30.

 TEATRO

Aulas de teatro da UDRZA
terça 9 | 18h30 | UDRZA – União Desportiva e Recreativa da Zona Alta
A iniciativa é orientada por Eduardo Dias e dirigida a crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos, que, após efetuarem a respetiva inscrição, começam a explorar as artes performativas e passam a partilhar as instalações da instituição com mais de 30 anos, igualmente dedicada às áreas do atletismo, basquetebol, ginástica, karaté, tiro com arco, xadrez e yoga.

 MÚSICA

Tunicoto – Encontro de Tunas de Vila de Rei
12 e 13 | diversos horários e locais
A vigésima edição do evento organizado pela Villa d’el Rei Tuna começa com a Noite de Serenatas no Largo do Mercado Municipal de Vila de Rei e, no sábado, as tunas participantes realizam o tradicional Passa Calles ao longo da tarde. Nesta data, as atuações no Auditório Municipal de Vila de Rei começam às 21h15 com um espetáculo que conta com a participação do Coro da Universidade Sénior de Vila de Rei na abertura. As despedidas fazem-se depois, no convívio junto às tasquinhas do Parque de Feiras.

 MÚSICA

Concerto Gospel
sexta 12 | 21h00 | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
O concerto organizado pela Associação Cultural “Cantar Nosso” em parceria com a autarquia junta em palco as vozes da Voices – Associazione Culturale (Itália), com direção artística de Nicole Riggi, e do Grupo Coral de Tancos.

Gala do Fado
sábado 13 | 21h30 | Clube União de Recreios
O cenário prometido pelo CIR Ex-Tuna pretende honrar os bombeiros nesta noite dedicada ao Fado. Uma homenagem abrilhantada pelas vozes dos fadistas José da Câmara, Andreia Matias, Tânia Oleiro e Cristiano de Sousa, acompanhadas pelo contrabaixo de Paulo Paz, a guitarra de Luís Pontes e viola de fado de Henrique Leitão.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome