- Publicidade -

Sábado, Janeiro 22, 2022
- Publicidade -

Médio Tejo | agenda 18 a 24 de setembro

Pois é, o verão vai mesmo terminar e esta semana o azul dá lugar ao castanho. Não fique triste pois avançamos a nova coleção cultural outono-inverno do Médio Tejo e asseguramos que está repleta de cores vibrantes que não deixam o calor ir embora.

- Publicidade -

As propostas desta semana têm os tons que surgem nas obras plásticas, nas telas de cinema, nas capas dos livros, nas marionetas, nos holofotes que iluminam artistas de diversas áreas, na ementa que une cultura e iguarias locais, nas cores dos trajes populares e muito mais… É uma coleção a pensar em todos!

- Publicidade -

 CINEMA

Clash
quarta 20 | 21h30 | Sr. Chiado
Filme de drama realizado por Mohamed Diab sobre um grupo de manifestantes com convicções políticas e religiosas divergentes que a polícia junta numa carrinha durante os protestos que surgiram após a destituição do presidente islamita Morsi. Com Nelly Karim, Hani Adel e Ahmed Malek.

- Publicidade -

IT
até dia 20 | 21h30 | Cinema Millenium
Filme de terror realizado por Andy Muschietti sobre o grupo de pré-adolescentes que se depara com os seus maiores medos quando decidem confrontar Pennywise, o palhaço responsável por crimes e violência ao longo dos séculos, após o desaparecimento de crianças na cidade de Derry, Maine. Com Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher e Finn Wolfhard.

SOS Tejo
quarta 20 | 19h00 | ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Estreia da coprodução ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (IPT – Instituto Politécnico de Tomar) e mediotejo.net sobre o rio reconhecido em 2016 como Reserva da Biosfera pela UNESCO. Um documentário em que é colocada a questão se “haverá capacidade para inverter o curso da poluição e da má gestão dos caudais de forma a salvar o maior rio ibérico de uma morte que hoje parece quase certa”.

 DIVERSAS ÁREAS ARTÍSTICAS

Materiais Diversos
até dia 23 | diversos horários e locais
O festival dedicado às artes performativas continua esta semana em que o teatro chega ao concelho com “Romance” de Lígia Soares no Cine-Teatro Rogério Venâncio (Minde) no dia 21 às 22h00 e a dança surge no espetáculo “Brother” com Marco da Silva Ferreira no Cine-Teatro São Pedro (Alcanena), no dia 23 às 22h00. A música também integra as propostas do último dia com o rock alternativo do “Osso Vaidoso”, projeto de Ana Deus e Alexandre Soares, no Museu de Aguarela Roque Gameiro (Minde) às 18h30 e as “Noites Longas” realizadas no Cine-Teatro São Pedro que encerra esta edição ao som da Dj Cláudia Duarte a partir da meia-noite.

DIVERSAS ÁREAS ARTÍSTICAS

Poesia e Música à Mesa
sexta 22 | 20h00 | Bar Nateiro – esplanada
A música volta a encontrar-se com as palavras dos poetas que o concelho mais admira na próxima sessão desta iniciativa. A última oportunidade de saborear a cultura nos restaurantes locais tem como convidados Paula Malheiro e Guilherme Malheiro.

 s/ informação

 DANÇA

XVII Encontro de Folclore
domingo 24 | 16h30 | Bêco
O evento organizadp pelo Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro junta no palco o grupo anfitrião, o Rancho Folclórico S. Salvador de Macieira da Maia (Vila do Conde), o Rancho Folclórico As Salineiras de Lavos (Figueira da Foz) e o Rancho Típico de Vila Nova (Cernache, Coimbra).

DIVERSAS ÁREAS ARTÍSTICAS

Semana da Freguesia de Ferreira do Zêzere
22 e 23 | diversos horários e locais
As comemorações decorrem entre 3 de setembro e 1 de outubro, estando entre as propostas desta semana um workshop de costura às 18h00 de sexta-feira na sede da Junta de Freguesia e um concurso de talentos “Ferreira tem Talento” às 15h30 de sábado no Centro Cultural.

 s/ informação

 INFANTOJUVENIL

Música para Bebés
domingo 24 | 11h00 / 11h30 | Espaço Jovem – Parque da Cidade António Teixeira
As sessões infantis já regressaram das férias de agosto e continuam até dezembro com um primeiro momento dirigido a bebés até um ano e um segundo desde essa idade até aos três anos.

DIVERSAS ÁREAS ARTÍSTICAS

Festas do Concelho
20 a 24 | diversos horários e locais
As Festas do Concelho regressam com uma programa recheado no qual se incluem o espetáculo de teatro “Daqui Fala o Morto”, do GETAS, no dia 20, e os concertos “Os de Cá”(fados) no dia 21, de Samuel Úria no dia 22, Miguel Araújo no dia 23 e Led On – Tributo a Led Zeppelin no dia 24. A Capela de Nossa Senhora do Carmo recebe entre 21 e 24 uma recebe uma exposição alusiva à candidatura da Semana Santa a Património Cultural Imaterial Nacional e ao futuro Centro de Interpretação que será criado no local.

 LIVROS

Voltar aos Clássicos
terça 19 | 21h30 | Centro Cultural Gil Vicente
Os momentos de reflexão literária entram na nova temporada e o arranque é assinalado com a presença da escritora Júlia Nery, autora do livro “O Cônsul” que tem destaque nesta sessão com apresentação de Aida Batista.

 CINEMA

Carros 3
domingo 24 | 16h00 / 18h00 | Cineteatro Tasso do Clube da Sertã
Filme de animação realizado por Brian Fee que traz de volta Faísca McQueen e a competição pela Taça Pistão depois de ser afastado do mundo das corridas. Para reconquistar o seu lugar no topo terá a ajuda da jovem treinadora Cruz Ramirez e do mítico Hudson Hornet.

O Guarda-Costas e o Assassino
22 e 23 | 21h30 | Cineteatro Tasso do Clube da Sertã
Filme de comédia realizado por Patrick Hughes sobre Michael Bryce, um agente de proteção de executivos de primeira categoria, e o seu novo cliente Darius Kincaid, um assassino a soldo de alto gabarito que, depois de anos a cometer homicídios a mando de um perigoso criminoso, resolveu testemunhar contra ele no Tribunal Internacional de Justiça em Haia (Holanda). Com Ryan Reynolds, Samuel L. Jackson e Salma Hayek.

 MÚSICA

Voz Contra Baixo
sábado 23 | 21h30 | Casa da Cultura da Sertã
Miguel Calhaz apresenta o seu segundo disco a solo no qual revela a cumplicidade com o contrabaixo num diálogo que gera consensos improváveis e surpreendentes entre a voz do músico natural do concelho e o instrumento. O trabalho discográfico integra a carreira artística que inclui a banda de rock alternativo Popxula, projectos musicais nas áreas do jazz,word music e música portuguesa e a direção musical da Big Band da Filarmónica União Sertaginense.

 CINEMA

Sonhos Cor-de-Rosa
terça 19 | 19h00 | Cine-Teatro Paraíso
Filme de drama e romance realizado por Marco Bellocchio inspirado no livro “Tem Bons Sonhos”, de Massimo Gramellini, sobre o jornalista italiano Massimo que começa a ter ataques de pânico depois de um trabalho sobre a Guerra na Bósnia. O estado de saúde piora ao tratar da venda da casa de família e recorre a Elisa, uma profissional que o ajudará a superar o trauma relacionado com a morte da mãe. Com Bérénice Bejo, Valerio Mastandrea e Fabrizio Gifuni.

DIVERSAS ÁREAS ARTÍSTICAS

Ceyceyra Medieval – III Feira Medieval
23 e 24 | diversos horários | Asseiceira
A iniciativa organizada pelo Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Asseiceira e a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Asseiceira tem como tema “A Doação de D. Pedro Alvito – Mestre dos Templários” e o programa inclui recriações históricas, animação de rua, danças medievais, tascas, artesanato e oficinas.

MANOBRAS – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
domingo 24 | 16h00 | Cineteatro Paraíso
O espetáculo “Tutu da companhia holandesa Lichtbende integra a programação da primeira edição do festival com um conto cheio de ritmo em que a dança de uma menina e a projeção de lanternas mágicas num écran gigante nos levam até ao período entre as duas Grandes Guerras.

 MÚSICA

Compasso – Ciclo de Bandas Filarmónicas
domingo 24 | 17h00 | Jardim da Várzea Pequena
As bandas filarmónicas da Sociedade Filarmónica Alcanedense, da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira juntam-se no coreto para proporcionar uma tarde de música ao ar livre.

 CINEMA

Assassino Americano
até dia 20 | 13h00 / 15h30 / 18h10 / 21h20 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de ação e thriller realizado por Michael Cuesta sobre Mitch Rapp, recruta de operações secretas da CIA que perde a namorada num ataque terrorista e passa a ser treinado pelo agente Stan Hurley para uma missão com um agente turco que tem como objetivo travar o início de uma Guerra Mundial no Oriente. Com Michael Keaton, Dylan O’Brien e Taylor Kitsch.

Barry Seal: Traficante Americano
até dia 20 | 21h10 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de ação e comédia realizado por Doug Liman sobre Barry Seal, um piloto de aviões recrutado pela CIA, depois de preso e condenado, para participar numa missão secreta que envolve o mundo do narcotráfico de Pablo Escobar. Com Tom Cruise, Domhnall Gleeson, Caleb Landry Jones e Sarah Wright.

Emoji: O Filme
até dia 20 | 13h00 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de animação e comédia realizado por Tony Leondis sobre Gene, o emoji que deseja ser usado como código de emoções humanas e vive em Textopolis, uma cidade situada dentro do smartphone de Alex. Gene não consegue controlar as suas expressões e inicia uma viagem até à “cloud” para encontrar o código da expressão do ícone “meh”, durante a qual se cruza com o ícone Hi-5 e a emoji Rebelde. A vontade de Alex formatar o telemóvel porque suspeita que está infetado com um vírus coloca em risco as suas vidas e Textopolis.

Sorte à Logan
até dia 20 | 15h20 / 18h20 | TCinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de drama e comédia realizado por Steven Soderbergh sobre Jimmy e Clyde Logan, dois irmãos que anseiam ficar ricos através do assalto à pista de corrida de Charlotte Motor Speedway, onde se realizam eventos da NASCAR. O plano inclui a contratação do especialista em demolições Joe Bang, que conseguem tirar da cadeia, e corre bem, mas a celebração do sucesso é interrompida pela chegada da agente do FBI Sarah Grayson. Com Katherine Waterston, Daniel Craig, Channing Tatum e Sebastian Stan.

 INFANTOJUVENIL

Bianca Branca
sábado 23 | 11h00 | Teatro Virgínia
Um espetáculo de dança em que Leonor Keil se inspirou no conto “Bianca”, de Fausto Gilberti Branco, e apresenta a história de Bianca e a sua predileção pelo branco, que dá cor aos seus sonhos, desejos, anseios e medos. No entanto, por vezes o mundo fica de pernas para o ar quando somos surpreendidos por um sentimento muito forte que o acaba por o tornar mais humano e colorido.

 MÚSICA

Dia do Concelho
terça 19 | diversos horários e locais
A data em que se comemoram os 732 anos da taribuição do Foral por D. Dinis é assinalada com diversas iniciativas e a cultura marca presença através da música com a presença do Grupo de Cantares “A Bela Serrana” e a Villa d’el Rei Tuna no içar das bandeiras, às 11h00 nos Paços do Concelho, e a atuação do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei durante o “Almoço Comunitário” no Parque de Feiras.

 STAND-UP COMEDY

João Seabra e Fernando Rocha
sábado 23 | 22h00 | Centro Cultural e Desportivo Limeirense
Os dois humoristas que o país bem conhece chegam às Limeiras, freguesia de Praia do Ribatejo, numa noite dedicada à boa disposição e ao convívio. Quem pretender assistir a este espetáculo em que João Seabra é o primeiro a subir ao palco, seguido por Fernando Rocha, deve reservar lugar antecipadamente.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome