Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo | agenda 10 a 16 de julho

O tempo não lhe vai chegar para tanta iniciativa no Médio Tejo. O arranque da semana é suave, mas com a aproximação do final o número de sugestões dispara e não deixa de fora qualquer área artística.

- Publicidade -

Posto isto, deixamos um conselho de amigo: durma muito nos primeiros dias porque a partir de meio da semana são poucas as horas livres para passar com os lençóis.

ABRANTES

- Publicidade -

ARTES PLÁSTICAS

O Tempo Inscrito – Memória e Projeção
sábado 15 | 16h30 | Galeria Municipal QuARTel
A exposição com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues passa a ter patente um conjunto de trabalhos realizados por diversos artistas portugueses inspirados na ideia de tempo e nas formas que este pode adquirir. A mostra com obras integrantes da Coleção Figueiredo Ribeiro pode ser visitada atá 29 de setembro.

CINEMA

Gru: O Maldisposto 3
até dia 12 | 18h00 | Cinema Millenium
Filme de animação e comédia de Kyle Balda, Pierre Coffin e Eric Guillon que marca o regresso de Gru, entretanto despedido da Liga Antivilões e a sentir-se pior do que o habitual. No meio da má-disposição surge Dru, o irmão gémeo que desconhecia e é o seu oposto exceto na vontade de ser vilão. O desafio para formarem uma parceria é feito. Conseguirá o Gru, agora pai de família, resistir?

Overdrive: Os profissionais
até dia 12 | 21h30 | Cinema Millenium
Filme de ação e thriller de Antonio Negret sobre os irmãos Andrew e Garrett Foster, dois assaltantes de carros de luxo que são contratados para roubar um valioso Bugatti de 1937 e que acabam por ser capturados pelo dono do carro, Jacomo Morier. As suas vidas serão poupadas se conseguirem o carro de estimação do maior inimigo de Morier, um Ferrari 250 GTO de 1962. Com Ana de Armas, Scott Eastwood e Gaia Weiss.

MÚSICA

Dj Peixinho
sexta 14 | diversos horários | Complexo Municipal de Piscinas de Abrantes
O Dj abrantino dinamiza o workshop “Sou Dj” no âmbito da iniciativa “Aprender com os nossos” a partir das 11h00 e assegura a animação da piscina ao ar livre a partir das 14h00.

LIVROS

BIAgens com livros
13 e 14 | diversos horários e locais
A BIA (Biblioteca Itinerante de Abrantes) percorre o concelhos nos meses de julho e agosto com diversas atividades e ateliers de promoção da leitura. Os pontos de paragem desta semana são a Aldeia do Mato (dia 13, às 10h30), Souto (dia 14, às 15h30) e Fontes (dia 14, às 17h30).

DIVERSOS

Caminhos da Água
13 a 16 | diversos horários e locais
O concelho volta a fazer parte do itinerário da rede de itinerância cultural “Caminhos” e neste segundo momento de programação é visitado pela dança de Vincent Glowinski no espetáculo “Human Brush” (dia 13, 22h00, Praça José Raimundo Soares, a peça teatral “Olo – um solo sem S” da companhia Teatro de Ferro (15 e 16 de julho, 17h30, Cineteatro São Pedro) e o teatro de rua “Carripana” da companhia LAMA (dia 13, às 11h00 na Praça Barão da Batalha e às 17h30 na Piscina Municipal. Entre os dias 13 e 15 é possível percorrer o percurso artístico “Catálogo poético de produtos “únicos”, e outras curiosidades, do comércio tradicional de Abrantes!”, de Marina Palácio, com partida às 11h00 na Praça Raimundo Soares.

ALCANENA

INFANTOJUVENIL

Animação de Verão
terça 6 | 15h00 / 18h30 | Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira
As sugestões da biblioteca municipal no mês de julho continuam com dois workshops de barro dinamizados por António Lino Aguiar. O primeiro dirige-se a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade e o segundo a adultos.

DIVERSOS

Caminhos da Água
13 a 16 | diversos horários e locais
A música, o novo circo, o teatro de rua e a dança fluem nos Caminhos da Água. A primeira com o as “Contatinas” de Luís Carmelo e Nuno Mourão (dia 16, 10h30, Museu de Aguarela Roque Gameiro), o segundo com “1,5ºC” da companhia Erva Daninha (dia 14, 11h00, Praia fluvial dos Olhos d’Água), o terceiro com a “Carripana” da companhia LAMA (dia 15, 11h00, Praça 11 de Maio) e a quarta com o “Baile dos Candeeiros” da companhia Radar 360º (dia 15, 22h00 Jardim das Lagoas). Ao longo dos quatro dias é possível percorrer o percurso artístico “Catálaga”, de Susana Domingos Gaspar, com partida às 16h00 na nascente do rio Alviela.

CONSTÂNCIA

INFANTOJUVENIL

Viajando com a BMAO – Ler aqui, ali e por aí…
quarta 12 | 09h00 | Parque Ambiental de Santa Margarida
A história “A Horta do Senhor Lobo”, de Claire Bouiller e Quentin Gréban, continua a inspirar os alunos do Jardim-de-infância e 1º ciclo no segundo de três momentos de leitura realizados em diversos locais do concelho.

DIVERSOS

Caminhos da Água
13 a 16 | diversos horários e locais
O itinerário dos Caminhos da Água passa pelo concelho com a música do Teatro do Frio no “Concerto para Estrelas” (dia 14, 22h00, Centro Ciência Viva), e de Batida (dia 16, 22h00, Anfiteatro dos Rios). O teatro de rua surge com a “Carripana” da companhia LAMA (dia 16, 11h00, Parque Ambiental de Santa Margarida) e a dança com Vincent Glowinski no espetáculo “Human Brush” (dia 15, 22h00, Quinta Dona Maria). Ao longo dos quatro dias é possível percorrer o percurso artístico “Ãncia”, de Ana Trincão, com partida às 17h00 no Posto de Turismo.

ENTRONCAMENTO

INFANTOJUVENIL

Atividades na Biblioteca Municipal
12 e 14 | s/ info | Biblioteca Municipal
As crianças entre os 4 e os 12 anos continuam a poder ocupar os tempos livres das férias de verão com atividades junto dos livros e esta semana têm à sua espera “Contos Tradicionais da Europa” na quarta-feira e “O Mundo Encantado de H.C Anderson” na sexta-feira.

FERREIRA DO ZÊZERE

ARTES PLÁSTICAS

Water Music
sexta 14 | 18h00 | Posto de Turismo de Dornes
A inauguração desta exposição da Create Portugal inclui trabalhos de três artistas internacionais que escolheram Portugal para viver e marca o arranque do festival ZêzereArts 2017. A mostra pode ser visitada diariamente até dia 1 de setembro entre as 09h00 e as 18h00, com encerramento para almoço entre as 13h00 e as 14h00.

DIVERSOS

Caminhos da Água
12 a 16 | diversos horários e locais
O itinerário dos Caminhos da Água é inaugurado no concelho com o concerto de Drama&Beiço na Praia fluvial da Castanheira/Lago Azul (16h00) e continua pelo concelho com a música de Birds Are Indie (dia 14, 21h30, Dornes) e Lavoisier (dia 15, 17h30, Gruta de Avecasta). O teatro de rua surge com a “Carripana” da companhia LAMA (dia 16, 17h00, Praia Fluvial da Castanheira/Lago Azul) e entre 13 e 16 é possível percorrer o percurso artístico “AudioWalk”, de Tiago Correia, com partida às 10h00 e 16h00 no Posto de Turismo de Dornes.

MAÇÃO

DIVERSOS

Caminhos da Água
13 a 16 | diversos horários e locais
O concelho volta a fazer parte dos “Caminhos” que promovem a cultura no Médio Tejo com um programa que integra música, novo circo, teatro de rua e dança. A primeira é trazida por Luís Carmelo e Nuno Mourão e as suas “Contatinas” (dia 15, 18h30, Praça dos Combatentes), o segundo com o espetáculo “1,5ºC” da companhia Erva Daninha (dia 13, 18h30, praia fluvial do Carvoeiro), o terceiro vem na “Carripana” da companhia LAMA (dia 15, 17h30, praia fluvial de Ortiga) e a quarta surge no “Baile dos Candeeiros” da companhia Radar 360º (dia 14, 22h30, Praça dos Combatentes). Entre os dias 13 e 15 é possível percorrer o percurso artístico “Outra Viagem à Roda de Mação”, de Luís Carmelo, com partida às 10h00 na Capela do Calvário.

OURÉM

ARTES PLÁSTICAS

Cores de Fado
sábado 15 | 18h00 | Galeria da Vila Medieval de Ourém
Os trabalhos de pintura de Celeste Rodrigues espelham um dos princípios pelos quais norteia o dia-a-dia: “A vida todos os dias e uma aventura!”. A fadista mostra o seu lado artístico nas obras patentes ao público até 27 de agosto, nas quais é possível encontrar “São árvores, rios, horizontes e sobretudo cores!”.

INFANTOJUVENIL

Férias com… Histórias!
quarta 12 | s/ info | Biblioteca Municipal
A hora do conto criada a pensar nas crianças entre os 3 e os 11 anos de idade dura até dia 24 de agosto e tem como ponto de partida o livro “O lobo que estava farto de andar”, de Orianne Lellemand.

MÚSICA

Westminster Boys’ Choir
quinta 13 | 15h30 | Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
O coro londrino termina a sua digressão em Portugal com este concerto em que o repertório que abrange quatro séculos de música sacra é interpretado sob orientação do diretor Jeremy Walker. O grupo será acompanhado pela organista Alexander Aitken e o grupo residente da Basílica, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

Noite Branca
sexta 14 | noite | Aeródromo da Giesteira (Fátima)
Iniciativa organizada pela Associação Centro de Dia da Freguesia de Fátima (ACDFF) com o objetivo de recolher fundos para a aquisição de uma carrinha de transporte de passageiros. O branco do dress code vai misturar-se com as cores dos holofotes no palco que recebe grandes êxitos dos anos 70, 80 e 90, os Djs Paulo Granada, Miguel Chagas e Luís Sousinha, o projeto Amnésia, a estação de rádio 94 FM, e a banda Farratuga.

SARDOAL

CINEMA

O Ornitólogo
quarta 12 | 21h30 | Centro Cultural Gil Vicente
Filme de drama de João Pedro Rodrigues sobre Fernando, o ornitólogo solitário que decide partir em busca das raras cegonhas pretas que apenas se podem encontrar em regiões inóspitas e pouco visitadas. O passeio no caiaque torna-se numa viagem ao seu íntimo quando é surpreendido pelos rápidos e se vê forçado a lutar para sobreviver. Com João Pedro Rodrigues, Paul Hamy e Chan Suan.

SERTÃ

MÚSICA

Festival de Gastronomia do Maranho
13 a 16 | diversos horários | Alameda da Carvalha
Entre as atividades do programa da sétima edição encontra-se o arranque da animação musical no primeiro dia com a Arruada dos Bombos de Casal da Madalena (18h00), Filarmónica Aurora Pedroguense (19h30), Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim (21h00), Grupo de Animação Seca Adegas (21h45), Grupo de Concertinas da Sertã (23h15), Filarmónica União Sertaginense (23h15) e Dj Sergy (01h00). No dia 14 atuam os Red (21h00), os À Toa (23h15) e o Dj Hugo Rafael (00h30). No sábado, chegam José Cláudio & Catarina Brilha e os seus alunos (15h00), o Grupo de cantares de Música Popular da Freguesia do Castelo (16h00), a Filarmónica Aurora Pedroguense (20h30), os Popxula (21h30), UHF (23h20) e os DjsMiguel Chagas & Paulo Granada (01h00). O local recebe no domingo o Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim (12h15), o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim (14h05), o Rancho Folclórico do Clube Bonjardim (15h00), o Grupo de Concertinas da Sertã (16h00), o Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno (17h00), o Grupo Instrumental do CCD (21h30) e a Orquestra Big Gang (22h30).

DIVERSOS

Caminhos da Água
13 a 16 | diversos horários e locais
O itinerário do segundo momento de programação da rede de itinerância cultural da CIM do Médio Tejo leva música ao concelho nos concertos de Drama&Beiço (dia 13, 18h30, Alameda da Carvalha), Lavoisier (dia 14, 18h30, Cineteatro Tasso) e o projeto “Mão Verde” que junta Capicua e Pedro Geraldes (dia 15, 17h30, Casa da Cultura). O teatro de rua surge com a “Carripana” da companhia LAMA (dia 14, 10h00, Mercado Municipal) e ao longo dos quatro dias é possível percorrer o percurso artístico “Coração Grande”, de Paulo Condessa, com partida às 10h00 na Casa da Cultura.

TOMAR

CINEMA

La La Land
quarta 12 | 21h30 | Piscina Municipal Vasco Jacob
Filme musical de comédia e drama de Damien Chazelle sobre o encontro do pianista de jazz Sebastian e a atriz principiante Mia em Los Angeles. Os dois apaixonam-se e passam a viver juntos na cidade, procurando emprego e manter o relacionamento. Com Ryan Gosling, Emma Stone e Rosemarie DeWitt.

Virgin Mountain (O Grande Fúsi)
terça 11 | 19h00 | Tomar (Cine-Teatro Paraíso)
Filme de drama de Dagur Kari sobre Fúsi, o quarentão que continua sem querer entrar na vida adulta e cuja rotina que partilha com a mãe é abalada quando conhece uma mulher cheia de ritmo e e uma menina de oito anos anos. Com Gunnar Jónsson, Ilmur Kristjánsdóttir, Arnar Jónsson e Margrét Helga Jóhannsdóttir.

INFANTOJUVENIL

Filminhos infantis à solta pelo país
sábado 15 | 11h00 | Cine-Teatro Paraíso
As personagens das curtas metragens dirigidas aos mais novos fazem companhia na manhã de sábado e inspiram as famílias para o resto do fim-de-semana.

A Canção do Mar
sábado 15 | 15h30 | Cine-Teatro Paraíso
Filme de animação de Tomm Moore sobre Ben e Saoirse, as duas crianças que vivem com o pai num farol desde a morte da mãe. Ben descobre que a irmã é uma fada e se pode transformar em foca. Os dois vão embarcar numa aventura para libertar os seres mágicos que ficaram aprisionados numa maldição com a ajuda da flauta que era da mãe.

MÚSICA

Quinta do Bill – 30 Anos
sexta 14 | 22h00 | Praça da República
A banda criada por Carlos Moisés e Paulo Bizarro manteve-se genuína nos sons do folk-rock desde o primeiro álbum “Sem Rumo” até aos dias de hoje através de temas que, certamente, fazem parte do alinhamento deste concerto comemorativo do trigésimo aniversário.

TORRES NOVAS

CINEMA

A Múmia
até dia 12 | 18h20 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de fantasia, aventura e terror de Alex Kurtzman sobre Ahmanet, mumificada e aprisionada dentro de uma tumba quando se preparava para evocar Set, o deus da morte, e que desperta quando o local é descoberto por Nick Morton, Chris Vail e Jenny Halsey, elegendo o corpo de Nick para trazer Set de volta. Com Tom Cruise, Jake Johnson, Sofia Boutella e Annabelle Wallis.

Capitão Cuecas: O Filme
até dia 12 | 13h10 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de animação, ação e comédia de David Soren sobre os amigos George Beard e Harold Hutchins que gostam de imaginar histórias e partidas até ao dia em que hipnotizam o diretor da escola e este acredita que é o super-herói Capitão Cuecas. Os três acabam por se juntar para salvar a escola do novo professor, um cientista maluco.

Gru: O Maldisposto 3
até dia 12 | 13h00 / 15h05 / 17h10 / 19h15 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de animação e comédia de Kyle Balda, Pierre Coffin e Eric Guillon que marca o regresso de Gru, entretanto despedido da Liga Antivilões e a sentir-se pior do que o habitual. No meio da má-disposição surge Dru, o irmão gémeo que desconhecia e é o seu oposto exceto na vontade de ser vilão. O desafio para formarem uma parceria é feito. Conseguirá o Gru, agora pai de família, resistir?

Homem-Aranha: Regresso a Casa
até dia 12 | 12h50 / 15h40 / 18h30 / 21h20 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de aventura de Jon Watts sobre o regresso a casa de Peter Parker depois das aventuras na com os Vingadores. O super-herói tem alguma dificuldade em regressar ao seu dia a dia de luta contra o pequeno crime até se deparar com Vulture, um vilão que se revela na oportunidade do Homem-Aranha provar a Tony Stark que merece regressar à equipa de Vingadores. Com Tom Holland, Chris Evans, Robert Downey Jr., Zendaya e Marisa Tomei.

Piratas das Caraíbas: Homens Mortos não Contam Histórias
até dia 12 | 21h15 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de comédia, ação e aventura de Joachim Rønning e Espen Sandberg sobre mais um capítulo da história do Capitão Jack Sparrow, cuja maré de azar piora quando os fantasmas dos marinheiros mortos, liderados pelo Capitão Salazar, escapam do Triângulo do Diabo e decidem matar todos os piratas, incluindo ele. Com Johnny Depp, Geoffrey Rush e Javier Bardem.

Transformers: O Último Cavaleiro
até dia 12 | 15h15 / 21h10 | Cinemas Castello Lopes – C. C. TorreShopping
Filme de ação e aventura de Michael Bay sobre a viagem de Optimus Prime em busca dos Quintessons, supostos criadores dos Transformers, e da guerra entre humanos e Transformers que acaba por gerar uma aliança entre Cade Yeager, o lorde inglês Bumblebee e uma professora de Oxford. Com Mark Wahlberg, Isabela Moner, Anthony Hopkins e Laura Haddock.

VILA DE REI

DIVERSOS

Caminhos da Água
13 a 16 | diversos horários e locais
O concelho recebe o segundo momento de programação da rede de itinerância cultural “Caminhos” com um programa que inclui a música do “Concerto para Estrelas” da companhia Teatro do Frio (dia 13, 22h00, Centro Geodésico de Portugal) e dos Drama&Beiço (dia 16, 18h30, praia fluvial do Bostelim). O teatro de rua faz parte da bagagem da “Carripana” da companhia LAMA (dia 14, 18h30, praia fluvial do Penedo Furado) e entre os dias 13 e 15 é possível percorrer o percurso artístico “Sonoscopia”, de Gustavo Costa, com partida às 11h00 na Igreja da Misericórdia.

VILA NOVA DA BARQUINHA

ARTES PLÁSTICAS

Assembleias Comunitárias ARTEJO
11 e 12 | 18h00 / 21h30 | diversos locais
Vhils, Manuel João Vieira, Carlos Vicente e Violant apresentam algumas das 10 criações artísticas previstas na iniciativa artística promovida pelo município e a Fundação EDP. As assembleias de terça-feira têm lugar no Albergue da Juventude de Tancos e, mais tarde, no Centro Comunitário da Atalaia e as de quarta-feira realizam-se no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha à tarde e na Junta de Freguesia da Praia do Ribatejo à noite.

TEATRO

Tanegashima
14 a 16 | 21h21 | Tancos e Arripiado
A peça teatral levada a cena pelo Grupo de Teatro Fatias de Cá a partir das obras “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, e “Teppo-Ki”, de Nampo Bunshi, marca o arranque da temporada que leva o teatro às margens do rio Tejo. A proposta do mês de agosto é o regresso de “Viriato” ao Castelo de Almourol, todos os sábados às 19h19.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome