- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
- Publicidade -

Médio Tejo | 10ª edição da Geração Depositrão volta às escolas com ‘Carga Máxima

A European Recycling Platform (ERP) Portugal, em parceria com o Programa Eco-Escolas (ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa), acaba de chegar à 10ª Edição da Geração Depositrão. Nos últimos anos, esta iniciativa envolveu cerca de setecentas escolas de todo o país, mobilizadas para a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

- Publicidade -

Este ano, a Geração Depositrão tem uma nova mascote: a “Carga Máxima”, personagem que representa as pilhas em fim de vida, que deverão ter um encaminhamento adequado para permitir o tratamento das substâncias nocivas que estão na sua composição.

A ERP Portugal e as marcas parceiras LG, Orima, Pingo Doce e Worten premiarão várias escolas ao longo de todo o ano letivo, com base no peso de resíduos recolhidos, a nível nacional e distrital.

- Publicidade -

À semelhança dos últimos anos, e aliada à componente ambiental, a campanha terá uma forte vertente social, traduzida em donativos a atribuir a instituições locais, fruto das recolhas realizadas em duas fases, 2017 e 2018.

Para além da atividade de recolha, as escolas também serão distinguidas pela elaboração de trabalhos criativos sobre o impacto da deposição incorreta de pilhas em fim de vida, nomeadamente na Floresta.

Ao completar 10 anos, a Geração Depositrão torna-se a campanha escolar de recolha de REEE e RP&A a decorrer há mais anos consecutivos, o que já permitiu o correto encaminhamento de mais de 2 mil toneladas destes resíduos.

Na última edição participaram cerca de 900 Eco-Escolas e entidades que recolheram um total de mais de 413 toneladas de REEE e RP&A, tendo participado mais de 420 mil alunos e mais de 40 mil professores.

Filipa Moita, responsável de Comunicação da ERP Portugal reforça: “A Geração Depositrão vai continuar a dar carga máxima à reciclagem de resíduos com a ajuda incansável das Eco-Escolas e entidades que participam nos diversos desafios propostos. Ao longo destes anos temos sentido a adesão crescente destes agentes do Ambiente, refletida nas toneladas de resíduos recolhidos e no envolvimento de mais escolas e entidades que se arregaçam as mangas e assinam este compromisso. Os mais novos dão o exemplo e contagiam positivamente as gerações anteriores, trazendo-as para estas boas práticas cada vez mais
frequentes.”

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome