Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Médio Tejo: 1 de junho, um dia em grande para os mais pequenos

O Dia Mundial da Criança é celebrado no Médio Tejo esta quarta-feira, dia 1, com um sem fim de iniciativas dedicadas aos habitantes mais novos da região. Serão, sobretudo, os alunos dos Jardins de Infância e do primeiro ciclo do Ensino Básico a usufruir das atividades lúdico-pedagógicas, mas existem exceções. Uma coisa é certa, a brincadeira está garantida.

- Publicidade -

- Publicidade -

A maioria dos “medio-tejanos” mais pequenos pode preparar-se para um dia de escola muito diferente do habitual no Dia Mundial da Criança, que se celebra amanhã. A manhã será o período mais recheado com a primeira iniciativa agendada para as 08h15, em Constância, e a última com início marcado para as 20h30 no Entroncamento. Neste município e no de Vila Nova da Barquinha as iniciativas dirigem-se ao público em geral, além das idealizadas para os alunos mais novos dos agrupamentos escolares.

As comemorações do dia assinalado mundialmente pela primeira vez em 1950 são dominadas pelas atividades desportivas e de expressão plástica, a par das pinturas faciais e dos insufláveis. No entanto, vamos focar-nos nas novidades que variam de concelho para concelho e começar pelas iniciativas que anteciparam o dia 1 de junho em Vila Nova da Barquinha, Abrantes e Ourém.

- Publicidade -

Os kuri, extraterrestres responsáveis pelos sonhos dos humanos, aterraram no Parque de Escultura Contemporânea Almourol (VN Barquinha) no dia 28 e criaram um festival com mais de 20 espaços diferentes que podem ser explorados entre as 11h00 e as 20h00, com paragem para almoço das 13h00 às 14h00. Por lá continuaram no dia 29 e por lá andarão esta quarta-feira e durante o próximo fim-de-semana.

Em Abrantes foram os papagaios de papel a dominar os céus do Castelo durante o Festival de Papagaios do dia 29, um dia antes de ser inaugurada a Festa da Criança na vila oureense, que termina esta quarta-feira. A iniciativa de três dias inclui teatro e atividades de prevenção segurança e ambiente em três locais diferentes (Centro de Negócios, Parque da Cidade António Teixeira e Cine-Teatro Municipal).

Chegado o Dia Mundial da Criança, as comemorações arrancam no Centro de Ciência Viva, em Constância. O espaço abre as portas bem cedo e recebe todos os alunos do Agrupamento de Escolas para a segunda edição do Express’Artes durante o qual poderão fazer escalada, percursos de orientação, olaria e dança.

A folia infantil começa pelas 09h00 nos concelhos de Alcanena, Sertã e Vila de Rei. O Jardim da República (Alcanena) terá à espera dos mais pequenos jogos didáticos e tradicionais, bicicletas e quadriciclos, cães pisteiros e cavalaria da GNR, uma biblioteca/ ludoteca e as viaturas dos bombeiros municipais numa festa que se prolonga atá quinta-feira, dia 2.

Entre as novidades da Alameda da Carvalha (Sertã) encontram-se a música, um atelier de reciclagem e balões e para as crianças de Vila de Rei estão prometidos uma gincana, jogos tradicionais e uma ida à piscina.

Às 9h30 começam as atividades no Entroncamento e em Tomar, ambas com jogos tradicionais. Na zona adjacente ao Pavilhão Desportivo Municipal da cidade ferroviária haverá momentos de dança e no estádio, pavilhão e biblioteca da cidade templária serão realizadas visitas guiadas e momentos de magia. As comemorações entroncamentenses passam para o interior do Pavilhão Desportivo Municipal (Sala da Cultura) ao início da noite (20h30) com o espetáculo musical “Por este país”, criado no âmbito das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular.

O dia continua e os alunos dos Jardins de Infância e do primeiro ciclo do Ensino Básico vão divertir-se em Ferreira do Zêzere e em Torres Novas com as atividades organizadas nas escolas e centros escolares. No primeiro concelho estão incluídas atividades de animação e no segundo a entrega de garrafas de água personalizadas pela Águas do Ribatejo.

As iniciativas realizadas em Mação distribuem-se pela Escola Fixa de Trânsito, o Campo Municipal Agostinho Pereira Carreira e a Escola Sede do Agrupamento, nesta com o espetáculo do Grupo Lanterna Mágica, e no Sardoal pelo Centro Cultural Gil Vicente e em Valhascos.

Um dia com muitas brincadeiras criado com a missão séria de sensibilizar e defender os direitos fundamentais das crianças. A data surgiu na Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança realizada em Genebra (Suíça) no ano de 1925, sendo reconhecida pela ONU – Organização das Nações Unidas 34 anos depois, aquando da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

A validação ocorreu a 20 de novembro, uma data igualmente associada à Convenção sobre os Direitos da Criança, que as Nações Unidas adotaram por unanimidade em 1989. As celebrações ocorrem em muitos países do mundo neste dia e o facto de coincidir com um domingo em 2016 constitui um bom motivo para voltar dar toda a atenção aos mais novos num programa que também pode ser pensado em família. Sim, porque o mimo é um direito e eles não o esquecem!

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here