Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mário Machado candidata-se a presidente da União Distrital das IPSS de Santarém

Mário Miguel Machado é candidato à presidência da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Santarém, instituição que vai novamente a votos no dia 18 de setembro, poucos meses depois de Sónia Lobato, que também concorre, ter sido eleita presidente para um mandato de quatro anos (2021-2024).

- Publicidade -

Mário Machado, presidente da Assembleia Geral duma IPSS de Malaqueijo (Rio Maior) e que concorre “Por um Novo Foco para UDIPSS de Santarém”, deu conta ao mediotejo.net dos motivos da sua candidatura nestas eleições antecipadas, e apresentou as propostas que se propõe realizar no setor social caso seja eleito no sábado, dia 18 de setembro.

“A motivação desta equipa para a candidatura preconizada foi, infelizmente, pelos motivos que são do domínio público, ou seja, em virtude da instabilidade e turbulência da governança da União, mas não só estes. Poder-se-iam adicionar outros menos conhecidos que nos foram transmitidos por parte de fontes fidedignas e que se focaram em especial num posicionamento ou numa abordagem adotada demasiado acutilante por parte da liderança da União. Ainda que a assertividade possa ser positiva, deve ser fundamentada em modelos de análise e apresentar algo de construtivo, de propostas que contribuam para decisões, nem sempre de rutura e crítica. Contudo, desde a primeira hora, afirmamos relevar para segundo plano essas circunstâncias, não vale a pena adiantarmo-nos em muitos pormenores, porque é passado e agora é olhar para o futuro, procurar transmitir estabilidade para as Associadas e amenizar os relacionamentos com as estruturas de cúpula e outros parceiros, públicos e privados, devolvendo-o ao verdadeiro papel da União”, disse Mário Machado.

- Publicidade -

Segundo o candidato à liderança da UDIPSS, “este projeto e a capacidade de concretização do mesmo só existe porque um conjunto de pessoas formidáveis, uma verdadeira equipa, o abraçou desde primeiro dia. Por isso afirmamo-lo “Por um Novo Foco para UDIPSS de Santarém”, pelo que realmente é relevante, que atribuí sentido à viva-voz das instituições de Santarém, todas, não apenas as associadas ou às da lista A, esta Lista Alternativa, mas sim a todas as IPSS do Distrito, porque vamos reunir o que esta jornada desuniu e não devia acontecer. Do programa desta Equipa, faz parte um memorando de recolha de preocupações e expectativas das Instituições, que pretendemos convictamente levar como contributo e desígnio para Estruturas de Cúpula e com assento na concertação social”, propostas que “têm origem em sessões online”, e que têm contado com “dezenas de participantes”. 

Para Mário Miguel Machado, “otimizar, revitalizar social e económico-financeiramente, é possível”. Assim, defende, “neste Setor, ainda que Social, a necessidade de gerar excedentes deve ser uma condição, criar riqueza, mais valias, o valor acrescentado, o resultado positivo, deve fazer parte dos objetivos de gestão dos Dirigentes das IPSS; a diferença é que esse excedente, não é distribuído, esse dividendo é reinvestido na atividade e resposta sociais. Esta prática demonstra competência, é ser-se socialmente responsável, perceber o mercado, como o Setor está a evoluir, o digital, a inteligência artificial, ao serviço das respostas sociais, da humanização do utente, da socialização dos serviços, dos novos serviços, complementares, novas respostas a novas necessidades e, muito importante, da exigência da prestação de contas ao Estado, à Comunidade, potenciando novos Investidores Sociais, novos financiadores. Importa, no Setor, replicar as boas práticas, partilhar “benchmark”, este é um papel de comunicação da UDIPSSS, de descentralizar informação, identificar oportunidades, desafios e facultar acesso a fontes de financiamento, a projetos, de promover a continuidade da profissionalização, de proporcionar a capacitação, conhecendo o seu papel, como parte e não como destaque, complementando e não desfragmentando posições, inovando, recriando, mas ensaiando; projetando, não destruindo, reconstruindo, reconvertendo, aperfeiçoando e sendo realista. Um homem ou mulher não muda o mundo, mas um coletivo faz a diferença, é muito importante ouvir, apreender, refletir, antes de decidir ou opinar, consultar, conversar e estudar. Individualmente não mudamos o mundo, mas uma boa equipa, competente, coesa, serena e motivada como esta, marcará essa diferenciação, um Novo Foco, mesmo, sobre o que é de facto relevante”, notou o dirigente associativo.

Equipa de Mário Miguel Machado que concorre à liderança da UDIPSS

Quanto a Mário Machado, como cabeça de lista, a formação académica e as experiências mais relevantes, no âmbito da candidatura, são uma Pós-Graduação e um Mestrado na área da Gestão de Organizações do Setor Social, tendo sido cofundador de uma IPSS, Presidente de Direção durante quatro mandatos, ou seja, mais de 12 anos, e é atualmente Presidente da AG de uma IPSS de Rio Maior. Sempre enquanto dirigente voluntário, integra outras organizações sem fins lucrativos. Na vertente profissional, desempenhou uma função de liderança numa Instituição Bancária, durante 25 anos, como responsável pelo acompanhamento das Entidades do Setor Social e Setor Público. Neste sentido, e feitas as apresentações, o candidato não quis deixar de comentar as declarações de Sónia Lobato ao mediotejo.net

“Relativamente às acusações da cabeça de lista da Lista B, a Lista de Continuidade, o que se nos oferece comentar é o seguinte. Venho da Banca, sim, da Banca Institucional, da Banca de segmentação, especializada no acompanhamento das necessidades e especificidades do Setor SOCIAL, de uma Banca que sabe identificar as melhorias e a otimização ter recursos importantes para as Organizações Sociais e as vantagens da alavancagem do negócio social. A Banca que potencia o financiamento, que compreende os projetos e proporciona consultoria gratuita, oferece soluções, a Banca que é um parceiro estratégico, contribui para o equilíbrio e a sustentabilidade, as alternativas de autonomia, equilíbrio e saúde financeira das organizações. Quanto à acusação de Lista Mercantilista, não a entendemos, mas pensamos ter que ver com a questão do Programa das Parcerias, Protocolos de Colaboração e Cooperação, talvez quanto à ambição ao nosso alcance (uma proposta exequível) da criação de um Marketplace, sendo este um “local” digital, um centro de interesses que se cruzam, como qualquer outro, interessados em apresentar os serviços, os produtos e interessados em comprar, uma ferramenta poderosa a favor das Associadas da UDIPSS de Santarém, na qual a economia de escala pode e deve ser negociada, onde os fornecedores são acreditados e onde se pode praticar um espírito cooperativo, porque quem mais contribui, mais beneficia”, notou.

Mário Miguel Machado disse ainda que “a Lista B, encabeçada pela Sra. Sónia Lobato, apresentou uma candidatura irregular, não conforme com o Regulamento Eleitoral e que desconhecemos se terá sido corrigida e aceite, conforme oportunamente foi permitido pela Sra. Presidente da AG, ainda que tal circunstância da correção das anomalias de uma Candidatura não estivesse prevista”.

As eleições para a direção da UDIPSS vão decorrer a 18 de setembro e Mário Machado, presidente da Assembleia Geral duma IPSS de Malaqueijo (Rio Maior), vai ter Sónia Lobato, atual presidente, também dirigente do Lar Evangélico Nova Esperança, de Alcanhões, como sua oponente.  

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome