Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Maior festival de balonismo em Portugal regressa ao Alto Alentejo esta segunda-feira

Dezenas de balões coloridos pintam os céus do norte alentejano de 9 a 11 de novembro, incluindo o concelho de Ponte de Sor, em mais uma edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente, que terá também atividades para o público.

- Publicidade -

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor disponibiliza vouchers para voos, cuja receita se destinará à aquisição de equipamento.

Os céus do Alto Alentejo vão ficar mais coloridos, a partir de segunda-feira, com o regresso do maior festival de balões de ar quente realizado em Portugal, envolvendo 35 equipas de sete países europeus.

- Publicidade -

Promovido pela empresa Publibalão, com a colaboração do Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, a 22.ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente vai decorrer, até ao dia 11 deste mês, nos concelhos de Fronteira, Avis, Campo Maior, Monforte e Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.

“As nossas expectativas são sempre as melhores. Ao que tudo indica, o tempo vai estar bom para voar, menos no primeiro dia [segunda-feira], que, segundo as previsões, vai apresentar-se um pouco instável”, disse à agência Lusa Maria Inês Soares, uma das responsáveis da organização.

Este ano, o evento vai contar com a participação de 35 equipas de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Luxemburgo.

Além de realizar voos cativos, o festival tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão).

“Um dos atrativos está previsto para o dia 09 deste mês, pelas 17:00, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde vai ser efetuada uma descolagem (voo cativo) e vamos ter um avião a fazer acrobacias em redor do balão”, disse.

Durante o 22.º Festival Internacional Balões de Ar Quente, os voos vão estar associados a campanhas solidárias a favor dos bombeiros dos concelhos aderentes e da associação Coração Delta.

Além dos voos cativos e livres, o festival vai contar no sábado com um “Night Glow”, em Ponte de Sor.

O “Night Glow” é um espetáculo noturno, em que os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o maior e mais antigo do género em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.

C/LUSA

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome