Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Maior federação de associações pais do País toma posse em Abrantes

A cerimónia de primeira tomada de posse dos órgãos sociais da recém-constituída Federação de Associações de Pais das Regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo (FAPOESTEJO) realiza-se este sábado, 11 de janeiro, na Escola Dr. Manuel Fernandes, às 14h30, em Abrantes. Na ocasião realiza-se também a primeira Assembleia Eleitoral.

- Publicidade -

Está prevista a presença da Secretária Estado da Educação, Susana Amador, dos três presidentes das CIM (Comunidades Intermunicipais), de todos os presidentes de Câmara destas regiões, de todos os Diretores dos Agrupamentos de Escolas, bem como de todas as Federações Nacionais de Associações de Pais, a CONFAP (Confederação Nacional de Pais), e a CEAPA (Confederação de Pais Espanhola).

A FAPOESTEJO é a maior Federação de Associações de Pais do País, onde tem à sua responsabilidade a representação de três regiões, o Oeste, a Lezíria do Tejo, e o Médio Tejo, com uma área total de 9044 quilómetros quadrados, conta com cerca de 128500 Alunos, de 876 Escolas, de 36 Municípios.

- Publicidade -

Esta ideia surge de um grupo de Associações de Pais que já estão organizadas entre si, e realizam ações conjuntas desde 2016, o grupo tem crescido de forma consistente, com a realização de Encontros Regionais para as Associações de Pais e para os Encarregados de Educação, sempre focados na defesa do superior interesse das nossas Crianças e Jovens.

Pretende a Federação, com “união, de partilha de ideias, e opiniões diversas” ajudar a crescer o Movimento Associativo Parental (MAP), onde em conjunto com as Escolas, as Associações de Pais, e os Encarregados de Educação, “irão apresentar soluções conjuntas, e desenvolver projetos de desenvolvimento de capacitação parental, focando no objetivo da melhoria contínua da educação” lê-se em nota de imprensa.

Salienta que “as Boas Práticas e as necessidades comuns são debatidas e apresentadas diariamente numa plataforma digital comum; é com este dinamismo de uma participação próxima, ativa e proactiva, que estas sinergias que tanto caracterizam o MAP, irá ajudar a todos a crescer e a florescer”.

Seguindo o lema “Juntos Seremos Mais Escola!”, diz defender “uma Escola que seja levada no coração pelos seus alunos e professores, que quem por lá passar, ainda sinta um enorme orgulho e reconhecimento, desejamos uma Escola onde os seus alunos diariamente, de forma ativa vivam a Cultura e a Educação.

PROGRAMA
Abrantes, 11 de Janeiro de 2020

14h30 – Receção aos participantes

14h45 – Inicio da Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos da FAPOESTEJO

Momento Cultural – Alunos da Escola Dr. Manuel Fernandes

15h15 – Sessão de abertura

Susana Martins – Presidente da Associação de Pais Escola Dr. Manuel Fernandes

Alcino Hermínio – Diretor do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes

Manuel Jorge Valamatos – Presidente da Câmara Municipal de Abrantes

Susana Amador – Secretária de Estado da Educação

15h45 – Cerimónia Tomada de Posse

16h30 – Mesa Redonda – “Representações e Expectativas quanto ao seu papel na Construção de Escolas Transformadoras” Jorge Ascenção – Presidente da CONFAP Rui Barreto – Presidente da FNAEBS Associações de Estudantes e Associações de Pais Encarregados de Educação da Região da FAPOESTEJO

Moderação: Jornalista Jerónimo Jorge (Grupo Média On, Comunicação Social)

18h00 – Sessão de Encerramento

Jorge Ascenção – Presidente da CONFAP

Celeste Simão – Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes

18h30 – Momento Cultural – Alunos da Escola Dr. Manuel Fernandes

19h00 – Degustação de Sabores de Abrantes

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome