Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Vila com cheirinho a Natal a partir de dia 1 de dezembro

A época natalícia volta a trazer à sede de concelho maçaense várias iniciativas, propostas pelo Município de Mação, imbuído do espírito natalino. O objetivo mantém-se, à semelhança de anos anteriores, pretendendo “promover o espírito da época, o artesanato e o comércio local”. Este ano a novidade prende-se com o enfeitar das rotundas da vila pelos funcionários da autarquia.

- Publicidade -

Pelo nono ano consecutivo, regressa o Concurso de Montras e de Presépios em Espaço Público, afirmando-se “como uma competição saudável que, se por um lado, premeia os trabalhos mais votados, por outro envolve todo o concelho num roteiro natalício muito interessante que cresce a cada ano, facto que o Município de Mação reconhece e agradece”, lê-se em nota de imprensa enviada ao nosso jornal.

9º CONCURSO DE PRESÉPIOS EM ESPAÇO PÚBLICO

- Publicidade -

As inscrições devem ser feitas até dia 1 de dezembro, sendo que os presépios serão expostos de 9 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019.

A ideia é “desafiar Instituições de Solidariedade Social, Associações e também Munícipes a título particular do concelho para a concretização de “Presépios em Espaço Público”, devendo ser bem visíveis e visitáveis pela população criando, assim, um roteiro de Presépios a visitar pelo concelho”.

9º CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL

As inscrições estão igualmente abertas até 1 de dezembro. As Montras deverão estar expostas de 9 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019.

Este concurso destina-se “a todos os comerciantes das várias freguesias do concelho de Mação cujos estabelecimentos — cafés, lojas e serviços — tenham montra. O objetivo é promover a quadra natalícia e o comércio local. O tema das montras deverá ser alusivo à Quadra Natalícia”.

DISPONIBILIZAÇÃO DE PINHEIROS DE NATAL NAS SEDES DAS FREGUESIAS

Novamente se lança o desafio aos comerciantes e particulares para “enfeitarem um pinheiro de Natal à sua porta. O objetivo passa por manter a tradição, sendo possível que os maçaenses possam ter o seu pinheiro de Natal natural. As árvores estarão disponíveis nas duas primeiras semanas de dezembro.

ÁRVORE DE NATAL DA CÂMARA MUNICIPAL

Em mais um ano as crianças do concelho são convidadas a ajudar a embelezar a árvore de Natal do átrio da entrada principal do Edifício dos Paços do Concelho. Esta atividade é promovida pela Biblioteca Municipal em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte.

EXPOSIÇÃO DE ÁRVORES DE NATAL NA CMM

Esta exposição estará patente, de 3 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019, no átrio do primeiro andar do Edifício dos Paços do Concelho, onde constarão “as árvores de natal feitas pelas crianças dos JI e EB1 do concelho no Natal de 2017 e que enfeitaram a árvore de natal da CMM nesse ano.

EXPO-VENDA DE NATAL

Começa já no dia 1 de dezembro e terminará a 29 de dezembro, a venda de artesanato e produtos locais, promovendo os trabalhos dos artesãos do concelho e incentivando a oferta de presentes de Natal tradicionais e comprados no próprio concelho. A Expo-Venda acontece na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira, junto à Biblioteca Municipal.

FEIRA DO LIVRO DE NATAL

E por falar em Biblioteca Municipal, os livros também fazem parte da quadra natalícia maçaense, bem como a promoção da leitura para todas as idades. Como tal, haverá Feira do Livro de Natal, que inclui venda livros de autores do concelho de Mação. Estará patente de 12 a 31 de dezembro.

ANIMAÇÃO DE RUA, ILUMINAÇÃO E EMBELEZAMENTO DAS ROTUNDAS

Por outro lado, voltará a ser ligada a iluminação nas ruas do centro histórico, à semelhança dos anos anteriores, a partir de 1 de dezembro. Novidade é que, este ano, também as rotundas vão ganhar brilho e espírito de Natal, entre 1 de dezembro e 7 de janeiro de 2019, ficando os funcionários da autarquia responsáveis por enfeitá-las com motivos natalícios.

E, como já manda a tradição, na manhã da véspera da Natal, dia 24 de dezembro, haverá animação musical pelas ruas do centro histórico.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome