Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Seminário Apheleia reinventa-se e acontece online em tempo de pandemia

O seminário internacional Apheleia, com a chancela do Instituto Terra e Memória, está de volta em mais uma edição, a decorrer entre 5 e 8 de maio sob o tema “Humanidades, Tecnologias e Resiliência Cultural”. Esta iniciativa resulta num ciclo de conferências que tem trazido anualmente dezenas de especialistas a Mação para debater inúmeros temas em torno da gestão do património. Este ano reinventa-se o conceito, por força das implicações da pandemia instalada, e por isso as quatro conferências previstas vão decorrer online. Os interessados em assistir devem inscrever-se e pedir o acesso às conferências através do email itm.macao@gmail.com.

- Publicidade -

Este programa intensivo de gestão do património assume este ano o tema “Humanidades, Tecnologias e Resiliência Cultural”, com quatro conferências a decorrer online, uma em cada dia, entre 5 e 8 de maio.

Assim, o programa da iniciativa prevê que no dia 5, pelas 16h00, o conferencista seja Harold Sjursen, da New York University, com o tema “Humanities, Technology and Social resilience”.

- Publicidade -

A 6 de maio, pelas 12h00, é André Soares, pela Universidade Federal de Santa Maria, a apresentar a comunicação “Arqueologia Experimental no Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das América”.

No dia 7, pelas 12h00, o Instituto Politécnico de Tomar marca presença com a conferência de Telmo Pereira, intitulada “Revisiting early human stone handicrafts through mechanical experiments”.

No último dia, 8 de maio, encerra-se o ciclo do Apheleia 2020 com comunicação de Fabio Carbone, da Coventry University, pelas 16h00. O tema da comunicação é “Even Better than the real thing(?). Considerations on the technologically-assisted decline os the West and the potential role of scientific and technological museums for peace”.

Recorde-se que este seminário junta habitualmente, em Mação, dezenas de especialistas, professores e alunos de áreas como a arqueologia, antropologia, história, filosofia, geografia, ciências da comunicação, educação, entre outros, que debatem no Centro Cultural Elvino Pereira em painéis. Este ano, por força da pandemia de covid-19, a edição do Apheleia não pôde decorrer nos moldes habituais, virando-se para o online.

Esta iniciativa é resultado da parceria estratégica europeia APHELEIA – Gestão Cultural Integrada do Território, coordenada pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e aprovada e financiada pela Comissão Europeia.

Os interessados em assistir devem inscrever-se e pedir o acesso às conferências através do email itm.macao@gmail.com.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome