Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Projeto do município para a terceira idade recebe apoio da Fundação Gulbenkian

O Município de Mação foi uma das duas autarquias do país que conseguiram ver aprovada a sua candidatura a um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian, na área do apoio a pessoas mais desfavorecidas, à terceira idade e grupos vulneráveis. A candidatura visava o projeto e atividades na área do apoio à pessoa idosa, já desenvolvido há vários anos no concelho. A autarquia receberá assim um apoio de 60 mil euros por um prazo de 3 anos para apoio ao desenvolvimento das atividades e aquisição de materiais e equipamentos.

- Publicidade -

Segundo Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, a candidatura apresentada retratou todo o apoio e conjunto de iniciativas que a CMM tem na área da Terceira Idade, no Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa, nomeadamente com o Clube Sénior, Universidade Sénior, espaços de memória, e restantes iniciativas para a população mais idosa.

A candidatura foi “aprovada com distinção” entre as várias candidaturas, e resulta num apoio de 60 mil euros para três anos, que irá permitir o pagamento de vencimentos de “um técnico coordenador a tempo inteiro de toda a esta área e um técnico a meio tempo para a área da expressão musical/dança”, explicou o edil, acrescentando que também servirá para “apetrechar os serviços da Câmara Municipal com um conjunto de materiais/equipamentos para colocar ao serviço deste projeto e das pessoas que o frequentam”.

- Publicidade -

Vasco Estrela entende que foi “a coerência” de todo o projeto que foi “valorizado pela Fundação Calouste Gulbenkian”, permitindo a aprovação desta candidatura. “Há aqui um trabalho que é estruturado tendo por base muitas das valências que são ministradas no Clube Sénior, que está disseminado pelo concelho, em mais de uma dezena de locais com atividades variadas, desde a ginástica, música, nutrição, ginástica mental, artes plásticas… vamos a todo o território do concelho com este conjunto de valências”, enumerou.

“Com esta ajuda e apoio temos mais condições para fazer mais e melhor”, afirmou, reconhecendo que foi uma “boa surpresa”.

Na reunião pública, no dia 27 de novembro, foi aprovado o Contrato de Concessão de Subsídio a celebrar entre a Fundação e a autarquia neste âmbito.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome