Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Processo da Celtejo contra ambientalista “é uma ação contra todos os cidadãos de Mação” – Assembleia

A Assembleia Municipal de Mação aprovou por unanimidade uma moção denominada “Arlindo Marques atuou como porta-voz de Mação”, tendo os membros da Assembleia Municipal repudiado a ação interposta pela Celtejo a um ambientalista da proTEJO, tendo considerado que “uma ação contra Arlindo Consolado Marques é uma ação contra todos os cidadãos de Mação”.

- Publicidade -

Na moção pode ler-se que a Assembleia Municipal de Mação, “tendo tido conhecimento de uma ação interposta pela empresa CELTEJO ao munícipe Arlindo Consolado Marques, pelas denúncias que o mesmo tem feito e divulgado através das redes sociais sobre a poluição do rio Tejo” (…) “solidariza-se com o Arlindo Consolado Marques, verdadeiro guardião do rio Tejo, que tem atuado como legítimo porta-voz da população do concelho de Mação e de todos aqueles que se preocupam com o rio Tejo”.

Na mesma moção, apresentada inicialmente pelo deputado municipal João Filipe (PS), sendo subscrita de imediato por Duarte Marques (PSD) e todas as bancadas com assento na Assembleia, sugere-se ainda “que sejam encontrados todos os mecanismos legais, públicos e privados, que possam apoiar materialmente a defesa do cidadão Arlindo Consolado Marques”, tendo os membros da Assembleia Municipal considerado que “uma ação contra Arlindo Consolado Marques é uma ação contra todos os cidadãos de Mação”.

- Publicidade -

Deste modo, a autarquia de Mação “deve fazer tudo o que está ao seu alcance para defender aquele que mais se tem empenhado em nome de todos nós”.

A Assembleia Municipal lembra também que, “na sequência de toda a polémica em torno da poluição do rio Tejo, a empresa em questão decidiu antecipar o investimento na valorização ambiental da unidade industrial localizada em Vila Velha de Rodão para reduzir os impactos ambientais da sua atividade produtiva”.

Na mesma Assembleia Municipal, realizada a 20 de dezembro, foi referido que a Comissão Municipal para o Rio Tejo vai ser reestruturada, por proposta do deputado João Filipe (PS), sendo que esta passará a ser composta por 3 membros: 1 do PS, 1 do PSD e 1 membro do executivo. Os nomes deverão ser aprovados na reunião de executivo agendada para quarta-feira, dia 27 de dezembro.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome