Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Pereiro volta a ser Capital das Ruas Enfeitadas até 26 de agosto

Depois um malfadado ano de 2017, marcado por incêndios e uma queda aparatosa de um dos membros da comissão ter impedido a anual realização das Ruas Enfeitadas do Pereiro, concelho de Mação, eis que 2018 promete dias melhores.

- Publicidade -

A Capital das Ruas Enfeitadas vestiu-se a rigor até domingo, 26 de agosto, caprichando na ornamentação das ruas e espaços públicos, preparando-se também para a Romaria da padroeira Nossa Senhora da Saúde.

A aldeia do Pereiro, em Mação, é a capital das ruas enfeitadas. Foto: Paulo Jorge de Sousa

- Publicidade -

Em comunicado enviado à imprensa, a organização afirma que, para o regresso após um ano de interregno, “a quase totalidade das ruas e largos da aldeia vão estar ornamentadas com as mais variadas cores e feitios, de acordo com a vontade e escolha dos seus moradores”, formando “jardins suspensos”.

Para este ano a surpresa estará, como em anos anteriores, no Largo do Arraial, o maior da aldeia. Ali estará montada “uma gigante Rosa dos Ventos multicor”, com seis metros de altura e 30 metros de largura, e os pontos cardeais serão iluminados, com efeito intermitente. Os organizadores creem que será a maior Rosa dos Ventos alguma vez construída com flores artificiais.

Meses e meses de trabalho foram necessários para finalizar esta obra que precisou de 12 800 agrafos; 4800 metros de cordel; 520 metros de “cortados“ e 4250 flores artificiais verdes, vermelhas, azuis e amarelas, suportados por 14 postes de metal com seis metros de altura, 65 metros de comprimento de tubos para ligar os postes no topo, com 80 metros de arame gastos para os segurar, ao que se junta o total de 160 argolas onde serão atados outros tantos cordéis com as flores e os cortados que dão o formato a esta novidade.

Recorde-se que foi em maio de 2013 que Associação Desportiva e Cultural do Pereiro obteve a marca registada “Capital das Ruas Enfeitadas”, havendo placas com essa sinalização na entrada da aldeia.

Os moradores trabalham praticamente todo o ano na execução de milhares e milhares de flores de plástico com as quais, nesta altura do ano, vão ser enfeitadas as ruas e largos da aldeia.

A par da ornamentação das ruas, há espaço para o tradicional arraial, que decorrerá de sexta a domingo (de 24 a 26 de agosto), cumprindo as festas da aldeia em honra da padroeira Nossa Senhora da Saúde. No recinto das festas haverá comes e bebes, além do bailarico noite dentro.

O ponto alto dos festejos assinala-se no domingo, dia 26, com a missa solene e procissão onde a imagem da Nossa Senhora da Saúde “é transportada por dezasseis pessoas, percorrendo todas as ruas enfeitadas, constituindo um momento de muita fé e emoção”, pode ainda ler-se na nota informativa.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome