Estavam previstas para este sábado, dia 22 de dezembro, as tradições da aldeia do Pereiro, no concelho de Mação, que eram já um marco desta época natalícia: o passeio de Pais Natal em bicicleta, a Árvore de Natal e a fogueira de Natal e Ano Novo. Dado o falecimento do sócio da Associação Desportiva e Cultural do Pereiro, Augusto Baptista, as iniciativas foram canceladas.
“Devido ao trágico acidente que vitimou hoje o seu associado e amigo Augusto Baptista, a ADCP decidiu cancelar as iniciativas “Passeio de Pais Natal” e “Inauguração da Fogueira de Natal”, previstas para o próximo sábado”, pode ler-se na informação divulgada pela associação.
“À família do Augusto Baptista a ADCP apresenta as suas mais sentidas condolências”, pode ainda ler-se.
Recorde-se que estava prevista a sétima edição do passeio de Pais Natal em bicicleta, bem como inauguração oficial da iluminação da Árvore de Natal com oito metros de altura e com 3500 luzes Led, feita com base na tradição das Ruas Enfeitadas de agosto, e que é erguida no Largo do Arraial. Ao lado, junto à sede, era habitual servir-se lanche à população, acendendo-se a fogueira e apelando-se à confraternização e convívio, que costumava durar até ao Dia de Reis.
Este ano, o espírito de Natal do Pereiro foi abalado por este trágico acontecimento. Às gentes da aldeia bem como à família enlutada, o mediotejo.net endereça as suas mais sentidas condolências.