- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Mação | Pelouros distribuídos pelo presidente da Câmara e vereadores em permanência

O executivo da Câmara Municipal de Mação tomou posse a 16 de outubro, e após uma primeira reunião privada foi deliberada a atribuição de pelouros, funções e competências. Além do presidente da Câmara, Vasco Estrela, os pelouros permanecem distribuídos pelos três eleitos social democratas enquanto vereadores em regime de permanência, sendo que novas competências foram criadas, enquanto outras mudaram de responsável, caso dos pelouros da Ação social e de Turismo, que agora estão a cargo de Margarida Lopes (PSD). O vereador socialista Nuno Barreta continua, à semelhança de 2017, sem pelouros atribuídos.

- Publicidade -

Mediante despacho de 19 de outubro, conforme proposta aprovada nesta matéria, foi determinado que Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, continua responsável pela Gestão e Coordenação de pessoal e Serviços Municipais; Coordenação, Gestão de Programas comunitários; Gabinete Empreendedor – Empresas, Agentes Económicos e Programas Específicos; Finanças; Relação com Juntas de Freguesia.

Mantém-se também responsável por matérias ligadas ao Associativismo, ao Desporto, e  Descentralização de competências. O autarca ganhou este mandato o pelouro da Educação, que antes pertencia ao vereador Vasco Marques.

- Publicidade -

António Louro, vice-presidente da autarquia, continua com os pelouros do Ambiente; Paisagem e Floresta (antes Agricultura e Floresta); Prevenção de Fogos Florestais; Proteção Civil; Águas e Saneamento; Coordenação de Obras Municipais; Coordenação do Estaleiro Municipal; Salubridade Urbana e Higiene; Serviço de Informação Geográfica; Jardins, Parques e Espaços Verdes.

Este mandato será também responsável pela Coordenação de Requalificação de Património Histórico do Concelho, pelouro que passou do presidente de Câmara para o vice-presidente em relação ao mandato 2017-2021.

O executivo municipal de Mação tomou posse para o novo mandato a 16 de outubro. Esq. para a dir.: Vasco Marques (PSD), António Louro (PSD), Vasco Estrela (PSD), Margarida Lopes (PSD) e Nuno Barreta (PS). Foto: mediotejo.net

Vasco Marques tem como pelouros atribuídos os relativos ao Património Municipal; Energia; Formação Profissional; Emprego e Programas Ocupacionais; Sinalização, Trânsito e Prevenção Rodoviária; Serviço de Fiscalização Municipal. Surge este mandato o da Modernização Administrativa, e mantém-se responsável pelos Transportes Municipais, passando este mandato a assumir também a Gestão e Coordenação dos Transportes Escolares.

Dois pelouros criados este novo mandato e dos quais também fica encarregue são a Gestão e Coordenação de Praias Fluviais e Parque de Campismo e a Gestão e Coordenação dos Edifícios e Refeições Escolares.

A vereadora Margarida Lopes, também em regime de permanência, volta à semelhança de 2017-2021, a ficar encarregue dos pelouros da Cultura; Informação e comunicação; Feiras e Promoção Municipal; Toponímia; Saúde; Arquivo Municipal; Juventude; Tempos livres.

Neste mandato são-lhe atribuídos mais dois pelouros, ficando com responsabilidade sobre a Ação Social – pelouro que antes pertencia ao presidente de Câmara – e sobre o Turismo –  pelouro que antes estava entregue ao vereador Vasco Marques.

Quanto ao regimento, mantém-se inalterado em relação ao mandato anterior.

As reuniões de Câmara continuam a ter periodicidade quinzenal. Realizam-se pelas 14h30, na 2ª e 4ª quartas-feiras de cada mês. A primeira é privada e a segunda é aberta ao público, permitindo assistência e intervenção logo no período inicial da mesma.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome