Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Carvoeiro | Bandeira Azul atesta qualidade ambiental de praia fluvial há 15 anos consecutivos

A praia fluvial de Carvoeiro, em Mação, é uma das zonas balneares que funciona como um cartão de visita do Médio Tejo, sendo referência e sinónimo de qualidade ambiental na região. A Bandeira Azul atesta as boas práticas desta praia fluvial há 15 anos consecutivos.

- Publicidade -

Este galardão, sinónimo de qualidade e excelência, simboliza também o trabalho e investimento avultado da autarquia de Mação na manutenção de uma praia fluvial que é frequentada todos os verões por centenas de pessoas. A praia do Carvoeiro tem sido acima de tudo resiliente e ultrapassado diversos desafios, entre os quais a passagem de incêndios que lavraram a sua envolvente sem dó nem piedade, ou as intempéries que já causaram estragos que levaram a obras avultadas, nomeadamente a tempestade Elsa, em 2019.

A autarquia recebeu este boa notícia com agrado, mas acima de tudo com orgulho. “Este é um motivo de orgulho para o nosso Município e o reconhecimento do trabalho que, ano após ano, é feito por muitas pessoas e entidades para que tudo esteja em conformidade, respeitando os rigorosos critérios exigidos pelas entidades competentes.

- Publicidade -

Prova disso é a atribuição desta distinção desde há 15 anos e que muito tem ajudado a elevar o nome de Mação, sendo esta praia uma referência a nível regional e nacional, integrando os itinerários dos veraneantes que todos os anos nos visitam”, pode ler-se em comunicado da CM Mação.

Este galardão de excelência surge após anúncio feito no dia 29 de abril, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em conferência de imprensa, no âmbito da divulgação das Praias com Bandeira Azul 2021.

Praia fluvial do Carvoeiro, em Mação, volta a ter bandeira azul Foto: mediotejo.net

Recorde-se que a distinção com Bandeira Azul representa um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios do Programa Bandeira Azul. Estes estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Em comunicado a ABAE refere que são “372 praias, 16 Portos de Recreio/Marinas e 11 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul, pelo Júri Internacional, em 2021, o que significa um aumento de 12 Bandeiras Azuis em relação a 2020”.

A CM Mação releva ainda o “excelente desempenho que os promotores tiveram na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável e de excelência como são as nossas praias fluviais”, aludindo ao contexto pandémico que se vive desde 2020 em Portugal e que condicionou o acesso às praias durante o verão, com regras mais restritivas e limite de utilizadores.

O mote para a época balnear de 2021, já em preparação pelo município para as três praias fluviais do concelho, continua a ser “Ir à praia em Segurança”, vincando-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à covid-19 definidas pela Direção Geral de Saúde.

A praia fluvial do Carveiro tem uma zona de merendas, além do café gerido por um concessionário. Foto: mediotejo.net

“No entanto, estamos certos que, com o esforço e o cuidado de todos, a época balnear vai decorrer sem sobressaltos e os banhistas vão poder usufruir, em segurança das nossas praias e que a Bandeira Azul vai continuar a sua missão: contribuir para a excelência das zonas balneares e trabalhar em prol da Educação Ambiental para a sustentabilidade”, refere a autarquia.

Por outro lado, o Programa Bandeira Azul 2021 terá como tema a “Recuperação de Ecossistemas”, considerando que a sua degradação tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

Com atividades partilhadas entre a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), em 2021 inicia-se uma década de grande relevância na preservação do futuro, pelo que Mação e as suas praias fluviais serão palco de algumas atividades de sensibilização nesta matéria, informa a Câmara Municipal.

A Praia Fluvial de Carvoeiro é uma das três praias fluviais do concelho, a par de Cardigos e Ortiga, sendo todas elas muito procuradas pelos turistas que visitam anualmente a região, especialmente por altura do verão.

Praia fluvial do Carvoeiro, em Mação. Foto: mediotejo.net

Dispõe de vários equipamentos, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças, e tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, bem como rampas de acesso aos patamares superiores.

A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se a cerca de 25 minutos de Mação, e situa-se na localidade de Carvoeiro. Costuma receber visitantes de toda a região e do país, e é um espaço apetecível para reunir com a família e deixar as crianças brincarem e correrem à vontade. Destaca-se pelo seu enquadramento natural, que lhe confere grande tranquilidade e cujas infraestruturas estão adaptadas à envolvente florestal, permitindo contacto muito próximo com a fauna e flora.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome