Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Passeios da Liberdade e atividades online assinalam 25 de Abril

A Câmara Municipal de Mação preparou um conjunto de atividades e iniciativas para comemorar o 25 de Abril, adaptando a programação ao novo normal permitido pela pandemia de covid-19. Serão assim retomados os “Passeios da Liberdade”, iniciativa com cerca de duas décadas e que promove a atividade física para diferentes gerações, sendo que este ano são lançados desafios aos participantes para assinalar a data. Também haverá lugar a uma exposição sobre “A Responsabilidade da Liberdade” preparada pelos alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, um mini-concerto online pelo Grupo Coral da SFUM e será lançado um vídeo sobre o 25 de Abril contado aos mais novos.

- Publicidade -

Mação, por altura do 25 de Abril, costuma viver “dias cheios e intensos”, com a programação anual idealizada pelo município, nomeadamente com o convívio intergeracional que habitualmente atraía centenas aos “Passeios da Liberdade”. Este ano a Câmara convida a população a saborear a liberdade com responsabilidade.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação refere em comunicado de imprensa que “quando se fala tanto no sentido do que é a liberdade, e se está eventualmente a ser posta em causa, pensamos que é também importante pensar no que é a responsabilidade de a ter. A Câmara Municipal de Mação assume também esta, de não deixar esquecer este importante marco na nossa história convidando os maçaenses a abraçar as várias propostas que deixamos”.

- Publicidade -

Primeira proposta: o regresso dos tradicionais “Passeios da Liberdade”

Este ano o convite para os Passeios da Liberdade é que sejam feitos de forma individual ou dentro dos limites estabelecidos pelas normas estabelecidas pela DGS e Governo, e com bom senso.

A Câmara Municipal de Mação promove estes passeios desde 2002 tendo começado pelo de cicloturismo e, depois avançado para os pedestres e os infantis em bicicleta, sendo que em 2020 a pandemia não deixou que se realizassem.

Após o interregno, acontece este ano o 19º Passeio de Cicloturismo, o 13º Passeio Pedestre e o 11º Passeio Infantil da Liberdade. Para participar o Município propõe que no dia 25 de abril cada um leve a cabo o seu passeio a pé ou de bicicleta e envie uma fotografia para cik@cm-macao.pt (até 9 MB) ou através de mensagem para a página do Facebook do Município de Mação. Os participantes receberão mais tarde uma oferta da Câmara Municipal de Mação, como habitualmente acontece.

Segunda proposta: Exposição “A RESPONSABILIDADE DA LIBERDADE”

Os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, a partir do 4º ano, foram desafiados a preparar um trabalho sobre o 25 de Abril, na ótica do que é a responsabilidade de ter liberdade. O convite seguiu para que preparem os seus trabalhos em casa, com as famílias, para que este tema seja, também, debatido em casa.

A exposição com os trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte será simbolicamente inaugurada no dia 25 de abril na Galeria do CC Elvino Pereira, marcando a reabertura da Galeria. Pode ser visitada a partir de 26 de abril, com as regras de distanciamento e segurança determinadas, entre as 9h00 e as 17h30.

Terceira proposta: Uma selfie com a Chaimite Palavril

Da autoria do artista António Colaço, que recuperou uma velha chaimite e a nomeou “Palavril”, conjugação de Palavra + Abril, foi inaugurada em 2019, enquanto um marco da liberdade que Mação acolheu e que os lembra diariamente o muito que Portugal conquistou a 25 de abril de 1974.

O desafio no 25 de abril é que a comunidade tire uma selfie junto à Chaimite Palavril, que a partilhe nas redes sociais e que envie para cik@cm-macao.pt (até 9 MB) ou através de mensagem privada para a página de Facebook do Município.

Quarta proposta: explicar o 25 de abril às crianças e mini-concerto online 

A última proposta vai estar disponível a todos nas redes sociais do município, com a partilha de um vídeo que explicar o 25 de Abril de 74 aos mais novos.

O mesmo acontece com um mini-concerto online onde se vai cantar temas alusivos à Revolução dos Cravos pelas vozes do Grupo Coral da SFUM, num vídeo que será disponibilizado também na página de Facebook do Município.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome