Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Pais e filhos encheram de cor, alegria e esperança auditório do Centro Cultural

Na tarde deste sábado, dia 4, a autarquia de Mação decidiu celebrar a vida dos recém-maçaenses nascidos entre 1 e 31 de dezembro de 2016. Pais, filhos e outros elementos da família estiveram presentes no auditório do CC Elvino Pereira, em Mação, para receberem um mimo da parte da CM Mação, que como habitualmente, entregou cabazes Bebé+Mação personalizados e pacotes literários. Em ligação harmoniosa, pais e filhos puderam ainda participar num momento de animação musical para bebés, onde as cores, os sons e as baladas não faltaram.

- Publicidade -

“É com muito gosto que aqui vos recebemos e é com mais gosto que temos esta iniciativa já há longos anos no nosso concelho, porque estamos aqui a premiar a vida”, referiu Vasco Estrela, mostrando-se satisfeito e agradado com o número de pais e crianças que marcaram presença neste evento anual.

O autarca frisou ainda que “esta satisfação é tanto maior por perceber que estamos na presença, este ano, de mais crianças do que infelizmente tem sido habitual, este é realmente um ano excecional”, referindo-se aos 39 bebés que nasceram, registando um aumento significativo perante os nascidos em 2015 e registados no concelho de Mação.

- Publicidade -

Vasco Estrela fez ainda votos de vida feliz aos recém-munícipes, dirigindo-se aos pais dizendo esperar “que seja possível criarem as vossas crianças no nosso concelho e se possível aqui continuarem”, acrescentando reconhecer que “nem sempre é possível que este nosso desejo se concretize na totalidade”, mas afirmando que a CM Mação tem trabalhado para “proporcionar às crianças e às suas famílias a melhor qualidade de vida possível”.

O cabaz Bebé+Mação e os Pacotes Literários são vistos pelo presidente da câmara como uma “pequena oferta” para simbolizar e para deixar o reconhecimento às famílias por terem crianças e viverem em Mação.

No início da cerimónia, os pais e os bebés puderam participar num momento intimista, de animação musical, onde se pretendeu mostrar a importância da música no crescimento e desenvolvimento da criança. Um dos intérpretes ressalvou que este é “um investimento a longo prazo” e que tem muita importância para a criança, apelando aos pais que incentivem e utilizem a música como estímulo ao desenvolvimento das capacidades dos filhos. Baladas, canções, sons, acompanhados de piano e jambé, ou simplesmente pelas batidas e palmas com as mãos, fizeram com que pais e filhos, sentados numa roda em palco, pudessem cantar em uníssono, em plena harmonia.

A entrega de pacotes literários e dos cabazes Bebé+Mação foi feita em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mação, contando também com a presença do vereador Vasco Marques, com o pelouro da Educação e Ação Social.

Recorde-se que a entrega de pacotes literários é uma iniciativa decorre anualmente, desde 2006, tendo como objetivo a promoção da leitura desde o berço, assim como incentivar os pais a incutirem e incluírem hábitos de leitura no quotidiano das crianças.

Uma ação que integra o projeto “Crescer a Ler” (da Associação de Profissionais de Educação de Infância, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, o grupo Leya e o programa Bookstart, do Reino Unido) e que teve a sua génese no projeto “O Meu Brinquedo é um Livro” (criado em 2005), lê-se na informação da autarquia.

Já o Cabaz “Bebé + Mação”, projeto que decorre pelo segundo ano, sendo uma medida de apoio e incentivo à natalidade da Câmara Municipal de Mação, que veio juntar-se a outras já implementadas, nomeadamente os apoios contemplados no Regulamento de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família.

Com o projeto “Bebé + Mação” a Autarquia pretende entregar a todos os pais de bebés do concelho, nascidos durante o ano de 2016, um cabaz com produtos/talões-presente para o bebé no valor de 250 euros. O cabaz base é composto com produtos para o bebé adquiridos no comércio local, no valor de 150 euros. A este valor juntam-se ainda dois talões-presente no valor de 50 euros cada, que devem ser utilizados pelos pais na totalidade numa loja aderente do concelho em produtos destinados exclusivamente ao bebé.

Estas duas iniciativas destinaram-se aos 39 bebés nascidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2016, registados no Centro de Saúde de Mação e com a família recenseada no concelho de Mação.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome