Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Obras do Núcleo Museológico de Ortiga já arrancaram

Uma das grandes obras previstas no Orçamento para 2018 da autarquia maçaense acaba de iniciar, segundo indicou Vasco Estrela (PSD), presidente da CM Mação. A empreitada foi adjudicada pelo preço de 148.695,95 euros à empresa Damião & Belo, Lda, num contrato celebrado a 30 de julho. O prazo de execução da obra será de 240 dias e a abertura deverá acontecer entre março e abril de 2019.

- Publicidade -

Vasco Estrela fez o ponto de situação durante a passada sessão de Assembleia Municipal, que decorreu a 19 de setembro. “Já se iniciou, de forma muito leve, as obras do Núcleo Museológico em Ortiga, conforme foi nosso compromisso”, afirmou.

Foto: Vasco Dias

- Publicidade -

Recorde-se que o Núcleo Museológico de Ortiga representa um investimento de cerca de 200 mil euros, e pretende converter a antiga Escola Primária de Ortiga, freguesia ribeirinha com o rio Tejo aos pés, num museu das Artes da Pesca Tradicional, algo que está “intimamente ligado à história daquela localidade e às suas gentes”, sendo que fora esta arte que alimentara muitas famílias, que toda a vida se dedicaram à pesca.

Segundo a autarquia, o edifício da escola primária irá manter-se em termos da sua estrutura principal, sendo o interior adaptado a várias zonas. Prevê-se a criação de uma zona de receção, e o museu terá duas salas: uma servirá uma exposição permanente sobre as artes da pesca e a tradição e cultura locais, enquanto a segunda albergará outras atividades ligadas à temática do núcleo.

Também um espaço a norte da estrutura principal se prevê reaproveitar, no sentido de albergar instalações sanitárias de apoio bem como um espaço de anfiteatro para usufruto da comunidade ortiguense.

A fachada da antiga escola primária onde nascerá o Núcleo Museológico local. Foto: Vasco Dias

A requalificação do exterior está também prevista no projeto, onde surgirá uma cobertura onde estará instalado um barco picareto, tradicional de Ortiga, obra do falecido e último mestre calafate de Ortiga, Ti’ Manuel Fontes, cujo espólio integrará certamente a exposição permanente do museu.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome