- Publicidade -

Terça-feira, Janeiro 18, 2022
- Publicidade -

Mação | Município entregou computadores e routers para apoiar alunos no ensino à distância

A Câmara Municipal de Mação entregou esta quinta-feira, 23 de abril, computadores portáteis e routers ao Agrupamento de Escolas Verde Horizonte para serem distribuídos aos alunos sinalizados com carências que os impediam de prosseguir com o ensino à distância. Os equipamentos serão cedidos em regime de empréstimo, sendo um total de 58 além de 24 tablets também já entregues. Na reunião de Câmara desta sexta-feira, dia 24 de abril, Vasco Estrela referiu que “todos os alunos terão a sua situação resolvida”, dando resposta ao levantamento que indicou 86 alunos a requerer equipamentos informáticos e 45 alunos sem acesso à internet a partir de casa.

- Publicidade -

Os equipamentos emprestados destinam-se aos alunos sinalizados pelo Agrupamento de Escolas de Mação. Quer computadores/tablets, quer routers para acesso à internet, destinam-se a alunos carenciados, que não possuam este tipo de recurso informático para aceder ao ensino à distância e às ferramentas necessárias para prosseguirem os seus estudos no 3º período.

Ao todo, a Câmara Municipal disponibiliza 58 equipamentos, entre eles os 24 tablets já entregues anteriormente ao Agrupamento, no âmbito do projeto intermunicipal “Miúdos Digitais”, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

- Publicidade -

Na reunião de 24 de abril, Vasco Estrela deu conta de ter sido feita “recomendação” para que sejam os alunos residentes no concelho de Mação a ter prioridade no acesso a estes equipamentos, ainda que se coloque a possibilidade de os alunos residentes noutros concelhos poderem vir a ter este apoio, em caso de necessidade.

“Os computadores portáteis e os routers são propriedade da Câmara Municipal de Mação estando assim, neste contexto de pandemia e emergência nacional, cedidos temporariamente aos alunos que deles necessitam através do Agrupamento de Escolas que fará a distribuição dos mesmos. No final do ano letivo, os alunos devolverão os equipamentos ao Agrupamento e, consequentemente, à Câmara Municipal de Mação”, refere a autarquia.

Foto: CMM
- Publicidade -

Os computadores agora distribuídos, resultam de aquisição pelo Município através da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME) e do projeto de promoção de sucesso escolar “Miúdos Digitais”, que conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Vasco Estrela lembrou ainda o serviço gratuito lançado pela Câmara Municipal que apoia os alunos e famílias na impressão dos trabalhos e fichas de estudo, possibilitando a sua recolha na Biblioteca Municipal ou entrega ao domicílio.

O presidente de Câmara refere que “tempos excecionais, requerem medidas especiais, pelo que tudo faremos para que os jovens estudantes, com maiores dificuldades de acesso ao ensino à distância, possam ultrapassar estas barreiras, impostas pela nova realidade que vivemos”.

A entrega de equipamento informático pretende “minimizar o impacto e as alterações que esta pandemia trouxe às suas vidas, nomeadamente à vida escolar, dotando-os de ferramentas para que possam acompanhar o ensino à distância e viverem este 3º período de forma mais tranquila”, num processo “o mais acessível e equitativo possível para todos”.

“Estamos a trabalhar para isso. Não há receitas mágicas, mas faremos o que estiver ao nosso alcance para que assim seja”, termina o edil.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome