Decorre esta sexta-feira, dia 28 de dezembro, a cerimónia de Entrega de Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito da Câmara Municipal de Mação aos alunos do concelho. A iniciativa decorre a partir das 18:00, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.
Recorde-se que o programa das Bolsas de Estudo trata de um projeto que a autarquia promove há 14 anos, que se traduz num apoio efetivo a jovens do concelho de Mação que frequentam o Ensino Superior público neste caso, no ano letivo de 2018/2019, pode ler-se em informação divulgada pela CMM.
Este ano serão atribuídas 18 bolsas de estudo (sendo 13 renovações e 5 novas Bolsas) a alunos do ensino superior público que contam com o apoio da autarquia. A CM Mação procura “contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural” com esta iniciativa, que atribuiu este apoio “por concurso de acordo com o rendimento per capita comprovado”, lê-se ainda.
Serão ainda entregues os Prémios de Mérito, uma outra modalidade, desta feita para reconhecer e incentivar “os melhores alunos do 2º e 3º Ciclos e Secundário no ano letivo 2017/2018, do Agrupamento de Escolas de Mação, num reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar”.
Os Prémios do 2º e 3º Ciclos são de 250 euros e o do Ensino Secundário é de 500 euros, sendo que “a atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela Escola EB 2,3/S de Mação”.
Também o aclamado Prémio Gonçalo Matos, que “premeia a excelência e tem o nome do aluno do concelho que, até à data, teve a melhor média de entrada na Universidade desde a instituição destes prémios de mérito”, será entregue.
“A cada ano o prémio é atribuído ao aluno com residência no concelho, mesmo não sendo estudante em Mação, que tenha a melhor média de entrada no Ensino Superior”, contextualiza e lembra a autarquia.
Só quando a média do aluno Gonçalo Matos for ultrapassada o Prémio receberá o nome do aluno que a superar, o que ainda não aconteceu até à data, sendo que a média a superar é de 19.1 valores. O valor do Prémio Gonçalo Matos é de €500.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.