Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Múltiplas atividades na primeira Semana dedicada à 3ª Idade

O Município de Mação, em parceria com várias entidades locais, está a promover a primeira Semana da Terceira Idade até ao dia 1 de outubro, em que se assinala o Dia Internacional do Idoso. O programa conta com 21 atividades dirigidas ao público sénior.

- Publicidade -

Segundo a autarquia, pretende-se “o enaltecimento de um envelhecimento ativo, de aprendizagem, de partilha e de lazer com a promoção do Passeio da Memória, Atividades Culturais, Ambientais, Desportivas, sobre Segurança, Convívios, Fóruns, Palestras e Ações de Sensibilização”.

O arranque oficial da 1ª Semana da Terceira da Idade deu-se esta sexta-feira com o Passeio da Memória, bem como com o Encontro Internacional de Solidariedade Intergeracional: Saúde Mental, Comportamentos de Risco, Adições, Tratamento e Recuperação.

- Publicidade -

No dia 25 de setembro, terça-Feira, às 10h00, terá lugar a Sessão de Abertura do Novo Ano Letivo 2018/2019 da Universidade Sénior de Mação. A sessão tem lugar no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira com entrada livre.

Também no dia 25 de setembro, às 14h30, acontecerá uma atividade cultural no Centro de Dia de Aboboreira que marca o início das idas da “Academia de Cooperação e Cultura” às IPSSs fazer uma tarde de animação musical e que continuarão após esta semana, nos vários Lares e Centros de Dia do concelho de Mação.

No dia 26 de setembro, quarta-feira, no período da manhã, às 10h30 terá lugar o Workshop “Ambiente Hoje! Da Educação à Prevenção na Terceira Idade”, pela Valnor, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira. Atividade com inscrições obrigatórias no Posto de Turismo.

No período da tarde do dia 26 terá lugar, às 14h00, o Seminário: “Saúde & Envelhecimento”, também no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, com entrada livre.

Na quinta-feira, dia 27 de setembro, às 10h00 terá lugar uma Aula Aberta de Hidroginástica Sénior “Venha Experimentar”, aula gratuita nas Piscinas Cobertas de Mação que requer inscrição, nas Piscinas Cobertas.
No período da tarde do dia 27 de setembro, às 15h00 terá lugar um Workshop sobre “Segurança na Terceira Idade”, pela GNR, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, com entrada livre.

Dia 28 de setembro, sexta-feira, sexta-feira, a tarde será preenchida com o Fórum “Empreendedorismo Social”, com início às 14h30, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, uma iniciativa com entrada livre.

No mesmo dia, última sexta-feira do mês, terá lugar o “À conversa com…” que terá como orador o Prof. José Marques Valente como tema “O Memorial da companhia de caçadores 1550”. Este mês o “À conversa com…” integra também as Jornadas Europeias do Património e decorre, como habitual, às 21h00, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.

No dia 29 de setembro, sábado, às 15h00, terá lugar uma “Tertúlia de Memórias” no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira. Esta atividade integra a Semana da 3ª Idade e as Jornadas Europeias do Património que têm este ano como tema “partilhar memórias”. A Tertúlia incidirá sobre a importância das Histórias de Vida e dos Espaços de Memória e contará com alguns convidados que partilharão, exatamente, algumas das suas memórias,
Neste dia serão apresentados os resultados e entregues os prémios do Concurso literário “Quando eu For Idoso…”, num momento de convívio intergeracional.

No dia 30 de setembro, no mesmo âmbito, será promovido um Percurso Pedestre com visita guiada às Gravuras Rupestres do Vale do Ocreza com inscrições obrigatórias no Museu Municipal.

A encerrar a primeira Semana da 3ª Idade, no dia 1 de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso. Este dia tem início pelas 10h00, no Pavilhão Municipal de Mação e destina-se aos elementos do Clube Sénior com participação ativa, alunos da Universidade Sénior e Idosos Institucionalizados do concelho. As atividades deste dia comemorativo decorrem durante todo o dia com momentos culturais e com almoço oferecido pela Câmara Municipal de Mação. As inscrições são obrigatórias, devendo-se ser feitas junto das técnicas do Clube Sénior e da Universidade Sénior.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome