Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Milhares a postos para concerto de Xutos e Pontapés

Este sábado, dia 26 de novembro, Mação vai receber um concerto solidário que tem os Xutos e Pontapés como cabeça de cartaz e que atuam em Mação de forma gratuita.As bilheteiras abrem pelas 16h00, e de seguida, pelas 17h00, o recinto também já estará aberto, preparando-se para às 20h30, receber a banda PLANT, de Caldas da Rainha, que fará a abertura do espetáculo. A atuação dos Xutos & Pontapés está prevista para as 22h00, seguida da atuação dos Djs Eddie Ferrer, à 00h30, e Kid Kat às 03h30.A lotação da tenda montada para o efeito é de cerca de 6 mil pessoas e os bilhetes estão a vender-se   a bom ritmo, pelo que se aguarda por lotação esgotada. A receita deste espetáculo reverterá a favor da Associação Ares do Pinhal, comunidade terapêutica que celebra 30 anos de existência e que tem sede em Aldeia de Eiras.

- Publicidade -

O Concerto Solidário surge de uma iniciativa no âmbito das comemorações dos 30 anos de existência da ‘Ares do Pinhal’ e pretende angariar fundos para o “fundo de apoio aos residentes mais carenciados” da Associação, e para valorização das suas infraestruturas situadas no concelho de Mação.

A Associação Ares do Pinhal foi criada em 1986 e iniciou as suas atividades com a criação de uma Comunidade Terapêutica para o tratamento de toxicodependentes em Aldeia de Eiras (Mação). Desde então criou mais duas Comunidades Terapêuticas, uma na Rinchoa (Sintra, 1992) e outra em Chão de Lopes (Mação, 1995) e um Apartamento de Reinserção em Caxias (Oeiras, 1990), assim como criou, em parceria com o então Centro das Taipas e com a Câmara Municipal de Lisboa, a Escola Profissional de Animadores Sócio-culturais em Lisboa (1991).

- Publicidade -

A partir de 1998 assumiu também a gestão de alguns Programas de Redução de Riscos e Minimização de Danos no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e, na altura, o Projecto Vida, com supervisão técnica do Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência (SPTT), atualmente Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), do Ministério da Saúde.

Atualmente, a Ares do Pinhal conta com diversos programas dirigidos a pessoas dependentes de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas.

A Associação Ares do Pinhal refere em nota de imprensa que “a concretização deste sonho só foi possível graças à enorme generosidade dos Xutos & Pontapés, ao empenho incansável do Jorge Barata, nosso mais antigo colaborador e grande amigo da banda, e ao excecional apoio e ampla disponibilidade evidenciados desde o início pela Câmara Municipal de Mação.”

O concerto terá lugar junto à entrada sul de Mação, junto ao complexo desportivo onde são esperadas cerca de 6000 pessoas. O espaço abre pelas 20:00 e, pelas 20:45, aproximadamente, atua a Banda Plant, que abre o espetáculo.

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Mação informa que está a patrocinar o evento num montante de cerca de 20 mil euros.

“Mação não tem um espaço coberto para receber um concerto com esta dimensão, havendo necessidade de montar algumas infraestruturas, nomeadamente uma tenda com palco. O valor do apoio vai muito para além dos apoios que habitualmente são concedidos às associações do concelho, mas o facto de trazer os Xutos e Pontapés a Mação ajudará seguramente a promover muito o concelho e deverá chamar a Mação alguns milhares de pessoas”, pode ler-se na mesma nota.

A autarquia refere ainda ter pesado na decisão do apoio concedido o facto de a Associação Ares do Pinhal existir há 3 décadas no concelho e não solicitar regularmente apoios à Câmara Municipal, lembrando ainda “o peso considerável no desenvolvimento social e económico do concelho, além de que 15 dos seus 70 funcionários residem no concelho de Mação”.

A atuação dos Xutos e Pontapés está prevista para as 22:00. Os Bilhetes estão disponíveis na Ticketline, na Associação Ares Do Pinhal, no Health Club Aquavital em Abrantes, no Posto de Turismo de Mação, nas Piscinas Municipais Cobertas de Mação, no Café Central de Mação, Café Nok em Mação, no Parque de Campismo de Ortiga e no Café Lar do Pescador, em Ortiga, entre outros locais na região do Médio Tejo.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome