Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Largo dos Combatentes é inaugurado dia 5 com concerto da Banda Filarmónica

A Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM) vai dar um concerto através da Banda Filarmónica esta terça-feira, dia 5 de outubro, pelas 16h00, no Largo dos Combatentes, junto ao Cine-Teatro e Câmara Municipal de Mação. Esta iniciativa integra o festival “Música e Monumentos”, da Confederação Musical Portuguesa, ao qual a SFUM se associou.
 
O concerto contará com participação especial da jovem fadista Carolina Siborro de Azevedo, irá atuar acompanhada pela Banda Filarmónica, sob regência do maestro Joel Rodrigues.
 
Este projeto, que promete uma tarde em grande de cultura musical na vila de Mação, no recentemente renovado Largo dos Combatentes, tem como entidade parceira o Ministério da Cultura, sendo financiado pelo Fundo de Fomento Cultural.

Largo dos Combatentes devolvido à comunidade no dia 5 de Outubro após obras de requalificação

Foto: arquivo/ mediotejo.net

- Publicidade -

Antes do concerto da Filarmónica, terá lugar uma cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Largo dos Combatentes, na vila de Mação, junto ao Cine-Teatro e à Câmara Municipal.

O largo é “um espaço que é coletivo, de socialização, ponto de encontro da população, palco de diversos eventos e acontecimentos”, sendo que a autarquia reconhece que é também ” um elemento dignificador da Vila, potencia a imagem de Mação, com séculos de história e valorizando, ainda, todo o património e cultura que envolve”.

- Publicidade -

Esta aposta do município surge para “valorização de um espaço central na Vila de Mação” mas também enquanto “aposta na melhoria da qualidade de vida de quem usufrui do espaço, da população, no incremento de hábitos de socialização no espaço coletivo, na melhoria da autoestima dos habitantes, do tecido morfológico, histórico e sociológico”.

No Largo dos Combatentes encontram-se também erigidos monumentos que imortalizam e honram a memória dos combatentes naturais do Concelho de Mação que perderam a vida em conflitos, como na Grande Guerra e no Ultramar.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome