Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | João Castella desmistificou produção biodinâmica na agricultura biológica

João Castella é presidente da ABIOP – Associação Biodinâmica Portugal, e também consultor técnico em Biodinâmica registado na Demeter International e nas organizações internacionais que tutelam o setor. Esteve esta sexta-feira, dia 25 de maio, na sessão da iniciativa “À Conversa Com…”, no auditório do CC Elvino Pereira, para falar sobre as mais-valias do método biodinâmico na Agricultura biológica.

- Publicidade -

João Castella foi quem iniciou o movimento de produção certificada biodinâmica em Portugal e tem acompanhado e apoiado, como técnico, praticamente todos os produtores biodinâmicos certificados no nosso país, sendo que tem também desenvolvido um extenso trabalho de divulgação e formação em Biodinâmica.

Refira-se que ao longo dos últimos 40 anos, 33% das terras aráveis do planeta perderam-se por erosão ou perderam a sua fertilidade devido às más práticas agrícolas. E este é um legado que deixamos às gerações futuras.

- Publicidade -

Também abordada foi a ambição humana e a mentalidade que tem levado a querer “explorar” a Natureza em vez de colaborar com ela, e que, segundo o responsável, tem destruído em poucos anos o que milénios de práticas agrícolas, em sintonia com a Natureza, construíram. Nesse sentido, somente uma agricultura que respeite os ciclos e as leis naturais pode minorar o problema e restaurar a fertilidade perdida.

Foto: CM Mação

A Biodinâmica existe desde 1924 e tem-se propagado por todo o mundo com excelentes resultados, em termos ecológicos e em termos de qualidade alimentar.

Segundo João Castella, hoje em dia, os produtos biodinâmicos são cada vez mais procurados por um público interessado em obter essa qualidade nutritiva e ambiental. Os produtos Demeter (biodinâmicos) estão listados entre os de mais alta qualidade em todo o mundo e têm atraído cada vez mais produtores agrícolas a praticar este tipo de agricultura.

Em Portugal, a Biodinâmica pratica-se desde 2006, em vários setores de produção e hoje conta-se com cerca de 12 produtores certificados.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome